reconhece pelo som a palavra e faz o sentido. Aí, a pessoa com prática da leitura
lê rapidamente e dá as entonações, as frases, lê tudo!
Então, na música, também o som é o resultado de uma leitura musical. Uma
vez que você ouviu o que está escrito, é importante esta colocação, você não vê
o que está escrito, você ouve. Você pega uma partitura musical e, na análise
da leitura, você passa a ouvir o que está escrito. O que você ouve, você vai
no piano e realiza. Esse é o processo normal de uma leitura. Quando você fala
em leitura à primeira vista, é uma coisa que a pessoa nunca viu e está vendo pela
primeira vez. Então, o esboço da melodia que está escrita, da harmonia, ou que
seja, você vai ouvir o que está escrito e vai transpor para o piano o que ele está
ouvindo.
A parte importante é que você não tem como ler tudo. Principalmente,
numa leitura à primeira vista, você tem que pegar a linha geral. Então, o
pianista que vai ler uma peça pra acompanhar, e já tem que sair tocando, seria
interessante colocar, assim, o aspecto básico, ele tem que ler, no fundo, a linha
do baixo, que é a base da música, da harmonia. Ele lê a linha do baixo, lê o
ritmo, porque daí é que ele vai ter a noção da velocidade, do andamento,
compasso, todos estes elementos que o ritmo traz em si, ele vai ter a noção
básica. Então, numa leitura à primeira vista, se você tocar o baixo no ritmo
certo, ele já está encaminhado. Eu brincaria dizendo que o resto você inventa
[risos]. Quer dizer, uma vez que se tem o baixo, é como o contínuo, como a
prática do contínuo, ele tem escrito só o baixo. Quer dizer, eles já sabiam disto, no
barroco, por exemplo, eles sabiam que você tem que seguir a linha do baixo, que
é tocado por um cello, mas está escrito todas as notas que o cello toca, a viola da
gambá, na época, e alguns sinais de harmonia. Por exemplo, alguns números que
dão idéia, por exemplo, 4, 5, aquela coisa do baixo cifrado. A prática de uma
leitura é exatamente isso. Você lê a linha do baixo e toca no ritmo, o compasso
estaria escrito, ou tem o regente, e ele está ouvindo a música que acontece em
cima. No caso de acompanhamento coral, as vozes do coro, então, ele está dando
a base pro coro com a linha do baixo e completa a harmonia, se está escrita ou
147