231
DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO DE EQUIPE
Traduzido de Spencer K. 1994
O tipo, a freqüência e o momento para serem feitas atividades para promover
espírito de equipe ou a construção de uma identidade para o grupo dependem das
necessidades, das características de seus estudantes e de seus próprios valores. Há
professores que utilizam a aprendizagem cooperativa com poucas ou nenhuma atividade
específica para promover o espírito de equipe do grupo. Há outros que enfatizam as
atividades de fortalecimento do grupo, especialmente, quando se trata da primeira
formação dos times. Repetidamente, eu escuto dos professores que quando eles usam um
bom tempo nessas atividades, esse "tempo perdido" resulta em maiores c melhores
realizações acadêmicas. O aparente paradoxo tem uma explicação real: as atividades de
construção de uma identidade do time entusiasmam, criam confiança e desenvolve o apoio
mútuo os quais, no decorrer do tempo irão favorecer o trabalho acadêmico mais eficiente.
Se há tensões ou divisões entre os estudantes, essas atividades são uma
necessidade. Continuar com a prática da aprendizagem cooperativa, sem resolver essas
questões, seria algo como fazer uma corrida com grandes pedras em seu tênis. Lembre-se,
se você fez uso da formação heterogênea (direcionada), você colocou os alunos junto com
outros que talvez eles jamais escolheriam como colegas do time... e assim, alguma
atividade para ajuda-los a se tornar uma equipe pode ser necessária.
Nem todas as atividades para unir o time serão tempo perdido ou não serão
relacionadas ao currículo. Há muitos conteúdos que podem ser abordados através dessas
atividades e que servem aos dois propósitos: unir o grupo e abordar o conteúdo a ser
estudado. Por exemplo, quando eu vou introduzir uma lição sobre a História da Grécia a
alunos que nunca antes trabalharam em grupos, primeiro peço que eles façam uma mesa
redonda listando vários esportes que eles puderem se lembrar. Em seguida segue-se uma
lista com programas de televisão. Então, introduzo os termos "comédia" e "tragédia"
pedindo aos grupos para que discutam para identificar quais são os programas que são
alegres e quais os que são tristes. Eles irão desenhar um rosto triste ao lado do programa
que consideram triste, um rosto feliz ao lado dos programas alegres e um rosto triste e feliz
ao lado dos programas que são os dois. Essas simples atividades são uma ponte para que
eles também relacionem os esportes que eles listaram com as formas de esportes da
Olimpíadas da Grécia e como os programas de televisão de hoje que se originaram na
tragédia e comédia desenvolvidas primeiramente na forma de teatro da Grécia.
Se a aprendizagem cooperativa for aplicada usando técnicas como o jogo dos
cartões The Flash ou Juntando Cabeças Numeradas
39
, normalmente pouco ou nenhuma
atividade específica de construção de identidade do grupo será necessária. Se por outro
lado, a lição envolve atividades que potencializam conflitos e nas quais existem
desacordos (escolher a forma de trabalhar um projeto) é importante que seja criada antes
uma forte e positiva identidade do grupo. Geralmente, os estudantes primários mostram
pouca hesitação em trabalhar em grupos. E infelizmente, nas escolas em que se trabalha de
forma tradicional, quanto mais avançados os anos escolares, maior a necessidade de se
proporcionar atividades para desenvolver o espírito de equipe e a identidade do grupo.
Objetivos para promover o espírito de equipe:
1. Possibilitar o conhecimento do outro.
2. Construir a identidade do time.
39
Nomes designados pela tradutora para os originais Flashcard Game e Numbered Heads Together.