Tabela 3. Continuação diferença motora entre os sexos utilizando a EDM, MABC-
2 e TGMD-2.
Variáveis Meninos Meninas
Média DP Média DP
Teste T Significância
TGMD-2
Correr 7,82 0,60 7,60 0,82 0,74 0,46
Galopar 6,45 1,50 6,60 0,91 -0,30 0,76
Pé manco 8,91 2,07 9,53 0,83 -1,06 0,29
Passada 6,36 1,20 5,40 0,73 2,52 0,01
Salto horizontal 7,82 0,60 6,60 1,95 1,98 0,05
Corrida lateral 7,18 1,40 6,00 2,90 1,24 0,22
Rebater 9,09 1,22 9,17 0,96 0,05 0,75
Drible 5,36 2,11 6,00 1,41 -0,92 0,36
Agarrar 6,18 0,60 5,93 0,25 1,43 0,16
Chutar 6,64 1,32 7,93 1,25 -3,02 0,00
Arremesso 5,91 1,75 5,93 1,66 -0,03 0,97
Rolar 7,09 1,22 6,80 1,20 0,60 0,55
DP = desvio padrão
Teste T – diferença entre as médias
Significância – considerada valores abaixo de 0,05
Na EDM, nas habilidades de “motricidade fina”, “motricidade global” e
“organização espacial”, os meninos apresentaram as médias mais altas. Nas
habilidades “equilíbrio”, “esquema corporal” e “organização temporal”, as meninas
se saíram melhor que os meninos. No entanto, apenas a habilidade “esquema
corporal” foi significativa em relação aos sexos.
No Movement ABC-2 (MABC-2), na habilidade de “colocar os pinos”,
“arremessar o saco de feijão no alvo”, e “passar o cordão”, os meninos possuem
médias mais altas, em relação às meninas. Nas habilidades “trilha do elefante”,
“receber a bola com as duas mãos”, “equilíbrio sobre a tábua” e “saltar sobre os
quadrados”, as meninas se saíram melhor que os meninos. A tarefa “colocar o
pino”, inserida nas habilidades de destrezas manuais, foi significativa com relação
aos sexos.
No TGMD-2, as habilidades “correr”, “passada”, “salto horizontal”,
“deslocamento lateral”, “agarrar” e “rolar”, os meninos possuem as médias mais