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As principais competências adotadas por empresas compradoras do
ramo automotivo para o asseguramento da qualidade de produtos e
processos antes do início da produção em série
Edson da Silva (UFF) eds.sil[email protected]
Helder Gomes Costa (UFF) [email protected]
Resumo: O Asseguramento da qualidade para produtos e processos antes do início da
produção em série adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo tem se tornado
uma tarefa desafiadora nos tempos atuais devido a competição agressiva, altos níveis de
qualidade solicitados aos fabricantes de produtos e forte pressão para que eles sejam
desenvolvidos com baixo custo e tempo recorde. Assim constata-se a relevância de pesquisas
que identifiquem como as empresas compradoras têm tratado o tema em questão. O objetivo
deste trabalho é apresentar as principais competências adotadas por empresas compradoras
do ramo automotivo para o asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do
início da produção em série. O método utilizado foi a elaboração de um questionário enviado
a setenta empresas de vários segmentos da industria automotiva. Os resultados obtidos
demonstram sintonia entre as técnicas, competências, requisitos e ferramentas adotadas
pelas empresas pesquisadas. Também levam à dedução que as empresas estão explorando
todas possibilidades para melhorar a qualidade de seus produtos e torná-los capazes de
competir satisfatoriamente no mercado global.
Palavras-chave: Principais competências, Asseguramento da Qualidade; Ramo Automotivo,
Empresas Compradoras.
1. Introdução
Com a diminuição do ciclo de vida dos produtos, ocorreu uma forte pressão para que
eles sejam desenvolvidos com a mais alta qualidade, baixo custo e tempo recorde. Em
decorrência desse fato, algumas empresas podem atrasar o lançamento de seus produtos ou
deixar de cumprir etapas previstas durante o desenvolvimento, comprometendo assim a
qualidade do produto final, sendo essa situação pouco condizente com essa nova realidade.
Conseqüentemente, o asseguramento da qualidade no desenvolvimento de produtos e
processos antes do início da produção em série, torna-se uma tarefa desafiadora.
Segundo Ishikawa apud Campos (1992), o desenvolvimento de novos produtos deve
ser a preocupação mais importante de uma empresa. Se a empresa não toma este cuidado, será
candidata a falência num mercado de forte concorrência.
Conforme Porter (1999), para se ter vantagem competitiva a organização deverá
desempenhar suas atividades em cada etapa do processo de forma mais eficiente que seus
concorrentes e além de investir em novas tecnologias, reduzir custos, as organizações devem
promover a criatividade através da diferenciação.
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Nesse sentido Kotler (2001), afirma que as organizações devem inovar seus produtos a
fim de evitar riscos para o negócio. Segundo este autor, o desenvolvimento de novos produtos
vem sendo considerado como um fator estratégico para a criação e sustentação da
competitividade.
Para Christopher (1999), a cadeia de fornecimento também tornou-se elemento
estratégico para a organização, bem como sua administração tem demandado cada vez mais
modelos e ferramentas que viabilizem sua gestão de forma eficiente e eficaz. Assim pode-se
afirmar que numa cadeia de empresas a interdependência está cada vez mais presente
implicando na necessidade de parcerias de cooperação e confiabilidade.
Para Krause, Handfield e Scanell (1997), o esforço das organizações em focar as
competências centrais e praticar a terceirização implica no aumento da dependência da
empresa fornecedora por entregas de produtos de qualidade com preços competitivos e no
tempo certo.
Hahn, Watts e Kim (1990) concordam que o desenvolvimento de fornecedores deve
criar e manter uma cadeia de fornecedores a fim de melhorar suas capacidades que são
fundamentais para que o cliente enfrente os crescentes desafios competitivos, mas alertam que
é necessário um processo de decisão organizacional estruturado de modo que o
desenvolvimento de fornecedores seja realmente eficaz. Galt e Dale (1991), ainda completam
que o mercado atual reflete a necessidade para desenvolver relações de fornecedor a longo
prazo.
Apesar da existência de várias fontes bibliográficas quanto ao asseguramento da
qualidade, a literatura disponível ainda está carente com relação às principais competências
adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo para esta importante etapa do
desenvolvimento de novos produtos.
Constata-se, portanto, a relevância de pesquisas que identifiquem essas competências
adotadas por empresas compradoras com seus fornecedores, visto que um desenvolvimento
ineficiente pode trazer sérias conseqüências à qualidade do produto final, bem como seu
desempenho na produção seriada.
Objetivando contribuir ao preenchimento desta lacuna, o presente trabalho apresenta as
principais competências adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo para o
asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em série.
2. Método de pesquisa
O instrumento de pesquisa utilizado foi o envio de um questionário contendo
perguntas abertas sobre as principais práticas adotadas pelas empresas sobre as competências
para Análise de Fornecedores Potenciais, Acordos/Exigências definidos com os Fornecedores,
Requisitos para o Gerenciamento de Projetos, Fabricação de Ferramentas e Dispositivos de
testes e inspeção, Apoio aos Fornecedores durante o Desenvolvimento do Produto e Processo,
Técnicas e/ou ferramentas utilizadas para Liberação do Produto e Processo.
A elaboração do questionário teve como ponto de partida uma dissertação de
mestrado, utilizada como referência bibliográfica para proposição das hipóteses.
A população alvo escolhida foi formada por empresas do ramo automotivo em seus
mais diversos segmentos: fundição, forjaria, estamparia, usinagem, montagem, injeção de
plástico, eletrônicos, etc.
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Os questionários foram enviados durante o mês de Setembro de 2007, onde estipulou-
se um período de aproximadamente dois meses para recebimento, contatos e outras atividades
que pudessem melhorar o índice de retorno para a pesquisa.
3. Resultados
De um universo amostral de setenta empresas convidadas a participar da pesquisa,
cujo envio foi por e-mail, a composição de dados apresentados contempla cinqüenta duas
empresas, índice de 74% de retorno. Deste total, somente uma empresa alegou que a alta
administração não autorizou a participação na pesquisa por motivos particulares.
O gráfico 01, apresenta a composição da pesquisa composta por profissionais da área
da qualidade, das mais variadas funções, tais como: Engenheiro de Desenvolvimento de
Fornecedores, Engenheiro da Qualidade, Analista da Qualidade, Coordenador, Gerente e
Supervisor da Qualidade.
Respondentes
74%
Não
Respondentes
26%
Número de Fornecedores
10 a 49
19%
55 a 99
28%
100 ou
mais
48%
menos de
10
5%
Principais Processos
Usinagem
16%
Montagem
25%
Fundição
10%
Forjaria
4%
Estamparia
15%
Eletrônico
4%
Injeção
Plástico
12%
Outros
14%
Gráfico 1 - Composição da Pesquisa.
Será apresentado uma síntese das respostas, bem como uma análise individual do autor
referente a algumas competências observadas na pesquisa.
3.1 Principais competências para análise de fornecedores potenciais
O Quadro 01 apresenta as competências avaliadas x número de citações e o respectivo
percentual de representatividade.
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NÚMERO DE CITAÇÕES PERCENTUAL (%)
Se a certificação é conforme ISO
9001 ou ISO/TS 16949
23 12,7
Sistema da Qualidade 21 11,6
Capacidade produtiva 13 7,18
Finanças 8 4,42
Estado da arte em tecnologia 7 3,86
4
Estrutura fabril 7 3,86
Gestão de custos 7 3,86
Logística 7 3,86
Preço de oferta 7 3,86
Recursos técnico e físico 7 3,86
Aprovação em auditoria de
processo
6 3,31
Certificação ISO14000 4 2,21
Engenharias de Produto e Processo 4 2,21
Experiência automobilística 4 2,21
Pontualidade de entrega 4 2,21
Atendimento a legislação
ambiental(licença de operação)
3 1,65
Carteira de Clientes 3 1,65
Desenvolvimento de Novos
Produtos
3 1,65
Experiência com produtos similares 3 1,65
Indicadores de desempenho 3 1,65
Pronto atendimento 3 1,65
Qualificação Pessoal 3 1,65
Capacidade de testes dos sub-
fornecedores
2 1,10
Competitividade 2 1,10
Organização geral 2 1,10
Qualidade em serviços 2 1,10
Recursos Humanos 2 1,10
Suporte técnico ao cliente 2 1,10
Condições do maquinário 1 0,50
Programa 5S 1 0,50
Quadro 01 - Principais competências para análise de fornecedores potenciais.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
5
O gráfico 02 apresenta as cinco competências mais citadas para análise de fornecedores
potenciais.
0
5
10
15
20
25
MERO
CITAÇÕES
23 21 13 8 7
Certificação
conforme ISO
9001 ou ISO/TS
Sistema da
Qualidade
Capacidade
produtiva
Finanças Tecnologia
Gráfico 02 - Competências mais citadas para análise de fornecedores potenciais.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
A certificação do sistema de qualidade conforme normas ISO 9001 e/ou ISO/TS
16949, seguida do sistema da qualidade se destacam como uma das principais competências
avaliadas para análise de fornecedores potenciais.
3.2 Principais acordos/exigências definidos com os fornecedores
O quadro 02 apresenta as competências avaliadas x número de citações e o respectivo
percentual de representatividade.
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NÚMERO DE CITAÇÕES
PERCENTUAL(%)
Entrega 17 17,52
Atendimento a indicadores da qualidade 16 16,49
Certificação em ISO/TS 16949 e/ou série ISO9000 11 11,34
Acordo de ppm 10 10,31
Manutenção do certificado do SGQ 7 7,21
Atendimento ao PPAP e/ou APQP 6 4,18
Redução de custo 5 5,15
Condições de fornecimento 3 3,09
6
Garantia pós-venda 3 3,09
Atendimento à legislação ambiental 2 2,06
Desempenho na série 2 2,06
Nível de respostas a reclamações 2 2,06
Acordos para realização de auditorias 1 1,03
Atendimento às normas de segurança do trabalho 1 1,03
Certificação em ISO14000 1 1,03
Controle das características críticas 1 1,03
Embarque controlado 1 1,03
Freqüência de ensaios de requalificação 1 1,03
Responsabilidade civil 1 1,03
Tratativa de refugos 1 1,03
Zero Defeitos 1 1,03
Quadro 02 - Principais competências para acordos/exigências definidos com os fornecedores.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
O gráfico 03 apresenta as cinco competências mais citadas para Acordos/Exigências
definidos com os Fornecedores.
0
5
10
15
20
MERO
CITAÇÕES
17 16 11 10 7
Entrega
Indicadores
da qualidade
Certificação
em ISO/TS
Acordo de
ppm
Manutenção
do
Gráfico 03 – Competências para acordos/exigências definidas com os fornecedores.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
7
Destaca-se no gráfico 03, a entrega de produtos no tempo certo, indicadores da
qualidade, bem como certificações da qualidade como uma das exigências mais citadas que as
empresas cliente definem com seus fornecedores.
3.3 Requisitos fundamentais para o gerenciamento de projetos, fabricação de
ferramentas e dispositivos de testes e inspeção
O quadro 03 apresenta as competências avaliadas x número de citações e o respectivo
percentual de representatividade.
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NÚMERO DE CITAÇÕES PERCENTUAL(%)
Cronograma de desenvolvimento 11 12,22
Aplicacação do FMEA 6 6,66
Cumprimento dos prazos 6 6,66
Sistema de Gestão da Qualidade 5 5,55
Validação da amostra pelo cliente 5 5,55
Acompanhamento do
Desenvolvimento do projeto
4 4,44
Atendimento ao caderno de
encargos
4 4,44
Capacidade técnica e fabril 4 4,44
Pré-projeto com escopo e cotação
preliminar
4 4,44
Estações CAD/CAM e 3D 3 3,33
Implementação do MSA 3 3,33
Aprovação do projeto pela
Engenharia de Produto , Processo e
Qualidade
2 2,22
Equipe de projeto especializada
para o gerenciamento
2 2,22
Funcionalidade 2 2,22
Gerenciamento de Custo 2 2,22
Histórico da ferramentaria
contratada
2 2,22
Pontualidade 2 2,22
Repetibilidade e Reprodutibilidade 2 2,22
Análise crítica do projeto quanto à 1 1,11
8
viabilidade técnica e comercial
Capabilidade do ferramental 1 1,11
Centro de usinagem 1 1,11
Dados de entrada bem elaborados 1 1,11
Metrologia 1 1,11
Softwares adequados 1 1,11
Quadro 10 - Principais competências para gerenciamento de projetos, fabricação de ferramentas e dispositivos de
testes e inspeção.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
O gráfico 04 apresenta as cinco competências mais citadas ao Gerenciamento de
Projetos, fabricação de Ferramentas e Dispositivos de Testes e Inspeção.
0
2
4
6
8
10
12
NÚMERO
CITAÇÕES
11 6 5 4 3
Cronograma FMEA
SGQ
Cap.
técnica e
fabril
Estações
CAD/CAM e
3D
Gráfico 04 - Competências mais citadas para gerenciamento de projetos, fabricação de ferramentas e dispositivos
de testes e inspeção.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
Cabe ressaltar que as empresas pesquisadas destacam o cronograma de
desenvolvimento do projeto e FMEA como um dos requisitos fundamentais para o
gerenciamento do projeto e fabricação de ferramentais e dispositivos de testes/inspeção.
3.4 Apoio aos fornecedores durante o desenvolvimento do produto e processo
O Quadro 04 apresenta as competências avaliadas x número de citações e o respectivo
percentual de representatividade.
9
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NÚMERO DE CITAÇÕES PERCENTUAL(%)
Acompanhamento de todas etapas
do desenvolvimento / visitas
técnicas
26 38,23
Oferecendo suporte técnico 13 19,1
Utilizando a sistemática APQP 13 19,1
Através do FMEA de pré-projeto 3 4,41
Liberando parcialmente o valor
investido para ferramental
conforme o bom desenvolvimento
do projeto
2 2,94
Realizando Workshop técnico com
os fornecedores
2 2,94
Colaboração direta das engenharias
de produto e produção
1 1,47
Ferramentas de análise da robustez
do projeto
1 1,47
Participação do fornecedor nas
atividades de desenvolvimento
1 1,47
Participação em co-design desde o
início do projeto
1 1,47
Promovendo treinamentos 1 1,47
Sistemática de auditorias contínuas 1 1,47
Task force 1 1,47
Quadro 04 - Principais competências de apoio aos fornecedores durante o desenvolvimento do produto e
processo.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
O gráfico 05 apresenta as quatro competências mais citadas referente ao apoio aos
fornecedores durante o desenvolvimento do produto e processo.
10
0
5
10
15
20
25
30
NÚMERO
CITAÇÕES
26 13 3 2
Visitas técnicas
Suporte técnico FMEA pré-
projeto
Valor investido
ferramental
Gráfico 05 - Competências citadas apoio aos fornecedores desenvolvimento do produto e processo.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
As visitas técnicas, suporte técnico pela empresa cliente e o planejamento avançado da
qualidade do produto se destacam como o apoio necessário aos fornecedores.
Vale relembrar que o bom relacionamento entre empresas também foi destacado na
fundamentação teórica deste trabalho.
3.5 Técnicas e/ou ferramentas utilizadas para liberação do produto e processo
O quadro 05 apresenta as competências avaliadas x número de citações e o respectivo
percentual de representatividade.
COMPETÊNCIAS AVALIADAS NÚMERO DE CITAÇÕES PERCENTUAL(%)
Utilização do PPAP 29 37,66
Auditoria de processo 12 15,58
Utilização do APQP 10 12,98
Capabilidade de processo e
máquina
7 9,09
Utilização do VDA2 6 7,79
Corrida piloto 3 3,89
Ensaios de validação 2 2,59
Auditorias escalonadas 1 1,29
Avaliação da cadência e qualidade
do produto e processo antes do
1 1,29
11
fornecimento
Controle de características críticas 1 1,29
Inspeção do produto e processo 1 1,29
Validação Logística 1 1,29
Verificação da qualificação dos
sub-fornecedores
1 1,29
Quadro 12 - Principais competências para técnicas e/ou ferramentas utilizadas para liberação do produto e
processo.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
O gráfico 06 apresenta as cinco competências mais citadas referente às técnicas e/ou
ferramentas utilizadas para liberação do produto e processo.
0
5
10
15
20
25
30
NÚMERO
CITAÇÔES
29 12 10 7 6
PPAP
Audit
processo
APQP Cap. Maq. VDA2
Gráfico 06 - Competências citadas técnicas e/ou ferramentas utilizadas para LPP.
Fonte: O autor – a partir da pesquisa de campo.
A sistemática de aprovação de peças para produção PPAP se destaca como uma das
ferramentas da qualidade mais conhecidas por grande parte dos fornecedores e adotada pela
maioria das empresas cliente.
Os resultados apresentados na pesquisa demonstram sintonia entre as técnicas,
competências, requisitos e ferramentas adotadas pelas empresas pesquisadas. Mas cabe
ressaltar que as necessidades específicas de cada empresa em função de seus processos, faz
com que essas mesmas empresas adotem competências próprias que não são encontradas na
literatura deste trabalho.
12
4. Considerações Finais
A metodologia proposta atingiu o objetivo principal da pesquisa apresentando as
principais competências adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo para o
asseguramento da qualidade para produtos e processos antes do início da produção em série.
Também mostrou-se adequada a medida em que o índice de retorno pode ser considerado
representativo em termos estatísticos.
A pesquisa constituída de perguntas abertas, abordou competências para Análise de
Fornecedores Potenciais, Acordos e Exigências com os Fornecedores, Gerenciamento de
Ferramentais, Apoio aos Fornecedores no Desenvolvimento do Produto e Processo e Técnicas
utilizadas na Liberação do Produto e Processo.
Pelos resultados apresentados, conclui-se que as empresas pesquisadas estão alinhadas
com relação às técnicas, ferramentas e normas da qualidade utilizadas no mercado
automotivo, devido ao alto grau de convergência de respostas iguais às perguntas sobre as
práticas utilizadas por essas empresas. Os resultados também levam a dedução que as
empresas estão explorando todas as possibilidades para melhorar a qualidade de seus produtos
e torná-los capazes de competir satisfatoriamente no mercado global.
Referências
CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.
CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Tradução Francisco Roque
Monteiro Leite, Editora Pioneira, São Paulo, 1999.
GALT, Major J. D. A.; DALE, Barrie G. Supplier development: A British case study. International Journal of
Purcharging and Materials Management, v. 27, n. 1, p. 16-22, Winter 1991.
HAHN, CHAN K.; WATTS, CHARLES A.; KIM, KEE YOUNG. The Supplier Development Program: A
Conceptual Model. International Journal of Purchasing and Materials Management, v. 26, n. 2, p. 2-7, Spring
1990.
KRAUSE, DANIEL R; HANDFIELD, ROBERT B; SCANNELL, THOMAS V. An empirical investigation
of supplier development: reactive and strategic processes. Journal of Operations Management, v.17, p.40-
56,1998. Disponível em: http://www.sciencedirect.com. Acesso em 26/05/2007.
KOTLER, PHILIP. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2001.
PORTER, M.E. Competição: Estratégias Competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus,1999.
13
Licença
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automotivo para o asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em
série</span>. This work is published from <span bout="http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=4"
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