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Nesse sentido Kotler (2001), afirma que as organizações devem inovar seus produtos a
fim de evitar riscos para o negócio. Segundo este autor, o desenvolvimento de novos produtos
vem sendo considerado como um fator estratégico para a criação e sustentação da
competitividade.
Para Christopher (1999), a cadeia de fornecimento também tornou-se elemento
estratégico para a organização, bem como sua administração tem demandado cada vez mais
modelos e ferramentas que viabilizem sua gestão de forma eficiente e eficaz. Assim pode-se
afirmar que numa cadeia de empresas a interdependência está cada vez mais presente
implicando na necessidade de parcerias de cooperação e confiabilidade.
Para Krause, Handfield e Scanell (1997), o esforço das organizações em focar as
competências centrais e praticar a terceirização implica no aumento da dependência da
empresa fornecedora por entregas de produtos de qualidade com preços competitivos e no
tempo certo.
Hahn, Watts e Kim (1990) concordam que o desenvolvimento de fornecedores deve
criar e manter uma cadeia de fornecedores a fim de melhorar suas capacidades que são
fundamentais para que o cliente enfrente os crescentes desafios competitivos, mas alertam que
é necessário um processo de decisão organizacional estruturado de modo que o
desenvolvimento de fornecedores seja realmente eficaz. Galt e Dale (1991), ainda completam
que o mercado atual reflete a necessidade para desenvolver relações de fornecedor a longo
prazo.
Apesar da existência de várias fontes bibliográficas quanto ao asseguramento da
qualidade, a literatura disponível ainda está carente com relação às principais competências
adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo para esta importante etapa do
desenvolvimento de novos produtos.
Constata-se, portanto, a relevância de pesquisas que identifiquem essas competências
adotadas por empresas compradoras com seus fornecedores, visto que um desenvolvimento
ineficiente pode trazer sérias conseqüências à qualidade do produto final, bem como seu
desempenho na produção seriada.
Objetivando contribuir ao preenchimento desta lacuna, o presente trabalho apresenta as
principais competências adotadas por empresas compradoras do ramo automotivo para o
asseguramento da qualidade de produtos e processos antes do início da produção em série.
2. Método de pesquisa
O instrumento de pesquisa utilizado foi o envio de um questionário contendo
perguntas abertas sobre as principais práticas adotadas pelas empresas sobre as competências
para Análise de Fornecedores Potenciais, Acordos/Exigências definidos com os Fornecedores,
Requisitos para o Gerenciamento de Projetos, Fabricação de Ferramentas e Dispositivos de
testes e inspeção, Apoio aos Fornecedores durante o Desenvolvimento do Produto e Processo,
Técnicas e/ou ferramentas utilizadas para Liberação do Produto e Processo.
A elaboração do questionário teve como ponto de partida uma dissertação de
mestrado, utilizada como referência bibliográfica para proposição das hipóteses.
A população alvo escolhida foi formada por empresas do ramo automotivo em seus
mais diversos segmentos: fundição, forjaria, estamparia, usinagem, montagem, injeção de
plástico, eletrônicos, etc.