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A Coleta dos
Prendedores de roupa
Delimitar um círculo com um traço de giz no chão de
aproximadamente 1,5 m. para cada dupla de crianças. Fornecer
para um dos jogadores dois prendedores de roupa a serem
colocados em suas vestimentas, no lugar de sua escolha, mas
obrigatoriamente à vista de seu adversário. O atacante deve
apropriar-se, sem brutalidade, dos prendedores de seu colega. O
defensor procura esquivar-se. Os jogadores não devem, em caso
algum agarrarem-se.
A Captura das bolas
Agrupar as crianças duas a duas. Uma das crianças de cada
dupla protege uma bola, cobrindo-a com seu corpo. O adversário
que deseja a bola-tesouro, fica de joelhos a aproximadamente 50
cm do guardião. O atacante deve conseguir apropriar-se da bola
protegida, usando de todos os meios, exceto pela brutalidade. O
defensor nunca deve agarrar a bola com suas mãos, mas
protegê-la com o corpo.
A Equipe
Reunir as crianças em duplas, e equipá-las com um cinto em volta
da cintura. Prever 10 m a serem percorridos e limitar a zona com
uma linha a ser ultrapassada. Os jogadores posicionam-se um
atrás do outro, sendo que o último jogador agarra o cinto de seu
parceiro. O primeiro jogador deve arrastar seu colega para a linha
de chegada. A resistência do segundo deve ser “sensata”. Ele
está ali para retardar a progressão.
Os Ursos
Na sala ou sobre a grama, prever três zonas de jogo. No interior
de cada uma delas, quatro crianças, os ursos, equipadas com o
cinto na cintura, deslocam-se de quatro. Ao sinal do professor, em
torno de seis a oito crianças, em pé, lançam-se na perseguição de
seus colegas e tentam fazê-los sair de sua toca. Os caçadores
podem ajudar-se. Os ursos não têm o direito de levantar-se e não
podem retornar à área de jogo, caso sejam expulsos. O jogo
termina quando as crianças de quatro tiverem sido retiradas da
zona. A espera é muito curta, uma vez que os caçadores, em
maior número, têm apenas quatro adversários para eliminar.
Em uma perna só
As crianças agrupam-se em duplas e escolhem um espaço de
jogo. Frente a frente, apoiando-se em uma só perna, cada uma
deverá tentar desequilibrar seu adversário até que ele ponha os
dois pés no chão. Os jogadores não devem intervir na altura da
cabeça dos parceiros. As partidas devem durar de 20 a 30
segundos.
Quadro 2 – Jogos de confronto.
4.4.3 Atividades que trabalham o desenvolvimento da representação
ortográfica da escrita
Os jogos propostos visam brincar com os sons, buscando construir as
correspondências adequadas entre os sons a serem escritos e as letras
específicas para cada um deles, buscando desenvolver a aplicação de
estratégias na escrita. Com essa proposta, busca-se desenvolver uma