124
MACHADO, Arlindo - Arte e Mídia, Rio de Janeiro, Jorge Zahar,2007.
__________________ - Pré-cinemas e Pós-cinemas, Campinas, Papirus, 1997.
__________________ - Sujeito na Tela, São Paulo, Paulus Editora, 2007.
O primeiro livro traz um apanhado sobre a utilização de câmeras, computadores e
sintetizadores na produção da arte, assim como a inserção destas nos meios de massa.
Auxiliou-me na análise sobre as técnicas e tecnologias utilizadas nas produções
cinematográficas de animação tridimensional.
O segundo livro debruça-se sobre as origens do cinema, assim como, o futuro deste
espetáculo audiovisual, descrito por Arlindo como uma “escrita em movimento”, por ser
dinâmico e mutável, e transformando-se de acordo com os desafios que a sociedade lança.
Esta visão influenciará na concepção das análises que serão efetuadas no discorrer da
pesquisa, pois, o projeto visa um olhar sobre esta transformação mediada pela animação
tridimensional no cinema.
O terceiro livro é uma investigação minuciosa e intensa dos aparatos tecnológicos
do cinema, assim como a modelação do imaginário manipulada pelos seus produtos, a fim
de verificar como o cinema vem interpretar o espectador - sujeito. Este livro vem auxiliar
nos estudos da subjetividade no cinema, aprimorando os estudos sobre o condicionamento
em que o espectador identifica-se com personagens e a própria história de um filme,
baseando-se em conceitos como narração, imersão e subjetividade.
SANTAELLA, Lúcia - A Teoria Geral dos Signos, São Paulo, Thomson Pioneira, 2000.
__________________ - O Que é Semiótica, São Paulo, Brasiliense, 2003.
__________________- A Percepção, São Paulo, Experimento, 1998.
As obras fazem um apanhado muito bem escrito por Lúcia Santaella sobre a obra
lógica e filosófica de Charles Sanders Peirce, um dos mais importantes pensadores
americanos de todos os tempos. Os dois primeiros livros oferecem um panorama
aprofundado sobre os principais fundamentos da teoria geral dos signos, suas leis e a
estruturação geral do pensamento, como as linguagens significam as coisas. O terceiro livro
trata de um tema que perpassa as áreas da psicologia, estética, música, artes e filosofia e, é
apresentada neste sob o ponto de vista da Semiótica, que supera a dicotomia tradicional
(aquele que percebe e aquilo que é percebido) interpolando entre eles o universo dos
signos, ou seja, uma visão triádica e dialética da percepção.
Os livros acima citados trarão a minha pesquisa um enriquecimento
incomensurável, pois darão o arcabouço necessário para a percepção e compreensão dos
signos impressos nos filmes de animação tridimensional.