205
habitado. São Paulo: FAU-USP, 1997 (tese de doutorado).
_________. “Do outro lado do projeto: reflexões para o desenho da história”. Anais do Seminário
de Ensino em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP, 2007
_________. “Naufrágio e galanteio: viagem, cultura e cidades em Mario de Andrade e Gilberto
Freyre”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 20, n. 57, fev. 2005, pp. 143-176.
_________. “O popular na cultura, a arquitetura brasileira e a história; Gilberto Freyre, os
mucambos e os modernistas nos primeiros anos do IPHAN” in CARDOSO, Luis A. F. e
OLIVEIRA, Olívia F. de. (org.). (Re) Discutindo o Modernismo: universalidade e diversidade
do movimento moderno em arquitetura e urbanismo no Brasil. Salvador: UFBA, 1997, pp.
98-118.
LUCAN, Jacques (ed.). Le Corbusier: une encyclopédie. Paris: Centre Georges Pompidou/CCI, 1987.
MÁRIO de Andrade e a Sociedade de Etnografia e Folclore no Departamento de Cultura da Prefeitura
do Município de São Paulo, 1936-1939. Rio de Janeiro / São Paulo: Funarte / Instituto
Nacional do Folclore / Secretaria Municipal de Cultura, 1983.
MARTINS, Carlos A. Ferreira. Arquitetura e Estado no Brasil – Elementos para uma investigação
sobre a constituição do discurso moderno no Brasil: a obra de Lucio Costa 1924-52. São
Paulo: Departamento de História da FFLCHUSP, 1987 (dissertação de mestrado).
MELLO, Joana. Ricardo Severo: da arqueologia portuguesa à arquitetura brasileira. São Paulo:
Annablume/FAPESP, 2007.
MEYER, Marlyse. “Um eterno retorno: as descobertas do Brasil” in: Caminhos dos imaginário
no Brasil. São Paulo: Edusp, 2001, pp.19-46.
MONNIER, Gérard. “O olhar do estrangeiro / Le regard de l’étranger”. Óculum. São Paulo:
FAU-PUCCamp, n. 4, 1993, pp.6-14.
NOBRE, Ana Luiza, KAMITA, João, LEONÍDIO, Otávio e CONDURU, Roberto (org.). Um modo
de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
NOGUEIRA, Antonio G. Ramos, Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de
patrimônio e inventario. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 2005.
Orteli, Luca. “Heading south: Asplund’s impressions”. Lotus international, n.68, 1991, pp.22-33
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.
_________. Cultura popular: românticos e folcloristas. São Paulo: PUC-SP, 1985.
PASSANTI, Francesco. “The vernacular, modernism, and Le Corbusier”. The Journal of the
Society of Architectural Historians, vol. 56, n. 4, 1997, pp. 438-451.
PEIXOTO, Fernanda. Diálogos Brasileiros: uma análise da obra de Roger Bastide. São Paulo: Edusp/
FAPESP, 2000.
_________. “Lévi-Strauss no Brasil: a formação do etnólogo”, Mana - Estudos de Antropologia
Social, n. 4, vol. 1, 1998, pp.79-107.
_________. “O Nativo e o Narrativo”. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 33, jul. 1992, pp.
187-198.
PEREIRA, Sonia Gomes. “O ensino de arquitetura e a trajetória dos alunos brasileiros na
École dês Beaux-Arts em Paris no início do século XIX” in: 185 anos de Escola de Belas
Artes. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001/2002, pp. 93-178.
PEVSNER, Nikolaus. Academias de Arte: passado e presente. São Paulo: Companhia das Letras,
2005.
PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Neocolonial, modernismo e preservação do patrimônio no debate
cultural dos anos 1920 no Brasil. São Paulo: FAUUSP, 2005 (tese de livre-docência).