62
Para que a Campanha da Paz não ficasse só em ações a curto prazo elaborou-se
o Projeto Conviver, em vigor até o presente momento. Tem por objetivo aprimorar as
relações humanas entre todos os seus atores
– alunos, professores, coordenadores,
diretor e vice-diretores, pais, funcionários, e hoje sua proposta é o alicerce para o
projeto político-pedagógico da escola.
A escola funciona em três períodos, com um total de 1850 alunos: Ensino
fundamental – quintas e sextas séries no período da tarde, sétimas e oitavas séries no
período da manhã; Ensino Médio, que teve sua primeira turma em 2007; Educação de
Jovens e Adultos e uma oitava série no noturno, distribuídas em 45 turmas, alocadas
numa estrutura física de 15 salas.
A escola conta com uma diretora, duas vice-diretoras e três coordenadores
pedagógicos, um em cada período. A diretora está no cargo nessa escola há 18 anos, é
formada em História e Sociologia pela USP, e também é Pedagoga.
A preocupação com a estrutura e funcionamento da escola é explicitada nas
ações do Projeto Conviver, que direciona ações na sala de aula, na escola e na
comunidade.
O espaço físico não é suficiente para atender à comunidade externa, ficando
restrito à comunidade interna da escola. A estrutura física conta com uma sala de
coordenação, uma sala de professores, uma secretaria, um almoxarifado, uma dispensa,
oito sanitários, uma cozinha, dois pátios cobertos, uma cantina, uma quadra coberta,
uma zeladoria, uma diretoria, dois vestiários. Há ainda sala de informática, sala de
vídeo, laboratório e uma biblioteca. Cada um desses espaços mantém organização, com
locais adequados para acomodar os recursos necessários.
Quanto aos recursos necessários, a escola apresenta o suficiente: giz, lápis,
cadernos, régua, lousa, carteiras, mesas, livros, vídeo, computador, materiais para as
disciplinas específicas: matemática, língua portuguesa, arte, ciências.
A conservação da estrutura física da escola é satisfatória. A escola mantém um
espaço limpo, não há paredes pichadas, nem cadeiras quebradas, os objetos que são
patrimônio da escola encontram-se em boas condições. Nos corredores da escola, são
colocados na parede painéis elaborados pelos alunos em relação aos trabalhos sociais