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O texto dissertativo de duas Teses é direcionado a um leitor, que conhece o
assunto, a especificidade da área tratada, assim sendo, a ele é atribuído o
conhecimento da Tese1. Isto indica que o produtor deve persuadi-lo, atribuindo
valores negativos a Tese 1, de forma a contra-argumentá-la. Naturalmente, a
Tese 2 é maximizada, ou seja, é confrontada a Tese anterior, sendo atribuídos
a ela valores positivos, com o intuito de obter a adesão do auditório, pela tese
defendida pelo autor, o mesmo foi verificado em textos de divulgação científica,
tanto em livros didáticos, quanto no caderno ciência de jornais.
2. Verificar a construção textual da opinião, na notícia jornalística;
Verifica-se que este objetivo foi cumprido, também, pois, foram analisadas,
duas notícias publicadas no jornal Folha de São Paulo, a partir do esquema
textual da notícia, proposto por van Dijk (1990), em que se constatou, que:
O discurso jornalístico tem, enquanto objetivo construir a opinião pública, com o
intuito de dominar a mente das pessoas, assim sendo, o evento noticioso é
construído conforme a ideologia da empresa-jornal, pois, as informações
selecionadas para a publicação, passam por um processo de filtragem,
havendo minimizações ou apagamentos de alguns elementos, maximizações
de outros, até inserções de novos elementos, criando um novo estado de
coisas, a partir de focalizações construídas pela circunstância, presente na
categoria semântica Inusitado, eixo orientador do texto jornalístico de notícia. A
categoria anterior, em conjunto com a categoria Atualidade, contribuem para
que o leitor tenha a sensação de que a informação, veiculada pelo jornal, seja
fruto apenas de um processo investigativo, sem que haja a presença de um
ponto de vista particular.
As opiniões, organizadas neste tipo de texto, são construídas, a partir das
avaliações, emitidas pela empresa-jornal, a respeito do evento noticioso
relatado, localizadas no texto-reduzido (Manchete, Linha Fina, Olho e Lead),
orientando a construção opinativa do público leitor, a partir de suas
representações e sua credibilidade é mantida, pois, representa o discurso do
Poder.
3. Analisar a construção textual da opinião, na crônica do cotidiano.