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Tabela 5. Variáveis da Composição Corporal entre os alunos envolvidos em bullying
Variáveis
Vítima Agr./Vit. Agressor F P
n = 26
Média (dp)
n = 8
Média (dp)
n = 18
Média (dp)
Massa
45,96 ± 13,89
a
43,33 ± 9,54
a
56,08 ± 12,36
b
4,225 0,020*
Estatura
1,54 ± 0,09
a
1,53 ± 0,10
a
1,62 ± 0,09
b
3,494 0,017*
Envergadura
1,55 ± 0,12
a
1,55 ± 0,06
a
1,66 ± 0,09
b
6,179 0,004*
IMC
19,01 ± 4,29 18,15 ± 2,19 21,19 ± 3,73 2,388 0,152
Somatório
das 6 Dobras
80,23 ± 44,28 67,25 ± 26,41 90,67 ± 47,57 0,841 0,437
%G
19,94 ± 11,76 16,14 ± 6,12 21,10 ± 11,53 0,566 0,572
MG
10,49 ± 10,50 7,05 ± 2,81 12,80 ± 9,93 1,022 0,367
MM
35,47 ± 5,41
a
36,28 ± 8,59
a
43,28 ± 6,96
b
8,107 0,001*
RCQ
0,83 ± 0,05 0,81 ± 0,03 0,83 ± 0,04 0,455 0,714
Endomorfia
3,91 ± 01,85 3,34 ± 1,28 4,20 ± 1,85 0,650 0,527
Mesomorfia
4,51 ± 1,47 4,39 ± 0,79 4,91 ± 1,16 0,662 0,521
Ectomorfia
3,16 ± 2,01 3,40 ± 1,24 2,76 ± 1,70 0,426 0,655
Circ. BR
23,86 ± 3,84
a
23,12 ± 3,55
a
26,61 ± 3,07
b
3,171 0,026*
Circ. PA
31,26 ± 4,43
a
31,50 ± 3,92
a
34,69 ± 3,62
b
3,213 0,024*
Circ. CI
68,50 ± 11,42 65,62 ± 4,65 73,00 ± 8,13 1,450 0,230
Circ. QD
82,03 ± 10,06 80,75 ± 6,38 87,55 ± 8,84 1,722 0,164
Diâm. BR
6,47 ± 0,49 6,29 ± 0,03 6,77 ± 0,52 2,297 0,079
Diâm. FE
9,52 ± 0,53 9,43 ± 0,41 9,59 ± 0,52 0,325 0,807
Diâm. OM
32,92 ± 0,02
a
33,63 ± 0,02 35,06 ± 0,02
b
2,698 0,047*
Dobra TR
14,27 ± 6,94 12,38 ± 4,86 13,94 ± 7,01 0,269 0,848
Dobra SB
11,38 ± 7,60 8,75 ± 2,96 13,06 ± 7,00 0,955 0,415
Dobra SI
11,23 ± 7,15 8,75 ± 3,65 14,39 ± 7,92 1,505 0,215
Dobra SE
11,08 ± 7,71 9,00 ± 4,62 13,94 ± 8,83 1,084 0,357
Dobra AB
17,42 ± 10,56 16,13 ± 8,00 20,44 ± 12,12 0,448 0,719
Dobra PA
14,85 ± 7,19 12,25 ± 4,59 14,89 ± 6,72
0,555 0,646
* p<0,05
existe uma relação direta entre as três componentes do somatótipo e os alunos
envolvidos em bullying deste estudo. Não podemos afirmar que o somatótipo não é
diferente, pois apenas inferir que neste estágio de maturação não foi apontado
diferença, porque estes valores sofrerão alteração durante o processo de
crescimento e desenvolvimento.