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AP
NDICE 03
Fase 3: Responsabilizar
Situação de avanco:
Número de respostas fornecidas: 59 em 59
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Questões 0-=+Top
O processo de trabalho é organizado para fazer com que a equipe participe da identificação de seus
1
O espaço comunicação compreende indicadores prioritários em número limitado seguidos no dia-a-dia com
um sistema visual de identificação de tendências e de ações corretivas imediatas em caso de deriva?
1
Reuniões periódicas (cotidianas e semanais) estruturadas permitem fazer um ponto sobre os resultados e
1
Os indicadores afixados são atualizados pelos membros da equipe?
1
As ações corretivas em caso de deriva são anotadas e divulgadas?
1
A detecção das anomalias em máquinas é feita sistematicamente pela equipe? Uma análise PARETO
permite atualizar as ações mais rentáveis a focar. É possível apresentar cifras?
1
O maunal da equipe é regularmente atualizado e completado? Ele descreve os modos de organização
autônoma da equipe no cotidiano: tratamento de problemas, decisões coletivas, resolução de conflitos, ...?
1
Todas as reuniões da equipe são organizadas de forma que cada um desempenhe um papel em algum
momento? As regras de difusão dos pontos são definidas? As reuniões operacionais cotidianas são
1
As regras para a gestão das urgências (faltas de produto, ausências imprevistas, avarias, segurança, ...)
1
Os representantes são validados com os papéis definidos no seio da equipe? Os representantes garantem
verdadeiras responsabilidades no seio da equipe? As funções mínimas seguintes são asseguradas: gestão
1
Tarefas manutenção nível 1 ou pequenas intervenções preventivas são definidas e são atribuídas aos
1
Uma pessoa é encarregada do seguimento dos tempos de presença dos membros da equipe? Esta pessoa
é utilizada como ponto de referência par toda questão relativa aos tempos de presença?
1
A equipe dispõe de um sistema de informação descentralizado para realizar uma gestão individualizada e
1
Os representantes foram formados e validados seguindo o processo definido?
1
As pessoas foram formadas na resolução de problemas?
1
As pessoas responsáveis por tarefas de manutenção de primeiro nível foram formadas e validadas?
1
Uma pessoa é responsável de documentar e manter atualizadas as formações seguidas pelos membros de
equipes para seu desenvolvimento de competências (formações correspondentes, manutenções de
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A equipe participa do processo de elaboração de seu plano de formação?
1
Contratos formalizados com os parceiros existem ? São seguidos e revistos pelo menos uma vez por ano ?
1
As relações com os parceiros clientes e fornecedores internos são organizadas: trocas de informação,
1
Um sistema de coordenação entre representantes das diferentes equipes existe de forma formalizada e já
1
Os membros da equipe são capazes de citar os 3 indicadores "chaves" da equipe, o nível dos objetivos e os
1
A equipe segue regularmente (no mínimo semanalmente) seus indicadores e propõe ações corretivas,
notadamente por alguns indicadores a curtíssimo prazo (até um acompanhamento e uma reação na hora)?
1
Todos os membros da equipe participam de grupos ou vias de progresso pelo menos uma vez por ano?
1
A equipe resolve por ela mesma os problemas simples de organização interna ou técnicos segundo as
1
Os membros da equipe participam realmente das reuniões operacionais? As reuniões são eficazes e levam
1
A equipe organiza seu funcionamento em marcha corrente (absenteísmo/folgas, pausas, produção...)
1
A equipe participa na definição das modificações de implantação ou de melhorias de ergonomia dos postos
1
A equipe conduz por si mesma suas auditorias de segurança e propõe melhorias para reduzir os riscos de
1
A equipe participa na prestação de contas dos acidentes, a busca de melhorias e à sua colocação em
1
A equipe faz proposições sobre seu plano de formação?
1
Os membros da equipe assumem um papel de formadores internos (notadamente os representantes)?
1
A equipe sabe integrar e formar um novo membro de maneia autônoma e estruturada?
1
Cada um pode explicar a parte dos contratos com os parceiros que a ele se refere ?
1
Cada um segue o respeito dos compromisso contratuais e participa na resolução de problema com os
1
A equipe sabe lançar mão de pessoas externas para tratar problemas que ultrapassam suas
1
A chefia faz com que a equipe participe da definição de seus objetivos dentro de um perímetro
determinado? É possível identificar as proposições reais feitas pela equipe na definição de seus objetivos?
1
A chefia verifica os resultados cotidianamente notadamente através de uma volta no atelier após cada
1
A chefia intervém na equipe em caso de deriva significativa? Ela ajuda então a equipe a encontrar as
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A chefia assegura o acompanhamento da responsabilização dos representantes por uma delegação
1
A chefia deixa para a equipe a maior parte dos seus problemas cotidianos? A chefia se concentra sobre as
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A chefia intervém mais em "coaching"? Ela ajuda os membros da equipe a resolver seu problema mais do
1
A chefia anima uma parte das reuniões da equipe (reuniões de informação, reunião semanal...) e deixa a
1
A chefia de equipe passa em determinado horário do dia uma vez que os representantes foram validados
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A chefia organiza a formação dos representantes, e a segue de forma precisa? Ela se assegura dos
conhecimentos adquiridos e organiza sua colocação em prática na saída das formações?
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A chefia forma ela mesma os representantes?
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A chefia se assegura que técnicos formem e acompanhem os representantes?
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A chefia participa da validação dos representantes. É o um dos "pontos" chave
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A chefia foi formada no "coaching" do cotidiano?
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A chefia ajuda a equipe obtenção a contactar com seus parceiros?
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Os resultados de performance prioritária curto-prazo são em muito bom nível, de forma dominada e
perene? É possível identificar exemplos concretos de ganhos de performance devidos à pilotagem
1
Avarias ou rupturas importantes ligada as anomalias não detectadas pela manutenção de nível 1
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A reatividade no tratamento dos pequenos imprevistos melhora significativamente? É possível citar
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A reorganização das equipes apoios e o controle permitiu um lucro de pelo menos 10%
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O ganho de tempo para a chefia sobre tarefas assumidas pelos representantes é mensurável de forma
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O absenteísmo melhorou e já está em um nível muito bom?
1
A realização das idéias de progresso deu lugar a ganhos mensuráveis que posicionam o setor como uma
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O fluxo não pára jamais devido aos membros da equipe (falta de revezamento, desrespeito dos horários...)?
1
A segurança está em bom nível (0 acidentes sem afastamento >1,5 anos, objetivos TF/TG atingidos)?
1
Org,
Compt
Managt
Résult
Org,
Compt
Managt
Résult
93%
Organisação
Gerenciamento do
desempenho
Visão interna equipeFormação
Relações
externas
Comportemento das pessoas
geren. do
desempenho
Visão interna equipeFormação
Relações
externas
Gerenci ament o
geren. do
desempenho
Gerenciamento
equipe
Formação
Resultados
DesmpenhoPessoas
88% 88%
90% 90%
93% 93%
100% 100%
93%
0%
97%
95%
97%
95%
100%
Quais os fatos que empedem de passar o marco ?
Qual o plano de melhoria?
Resultado da etapa
80%
90%
100%
Org,
Compt
Managt
Résult
Resultado
acumulado com
essa etapa
90%
95%
100%
Org,
Compt
Managt
Résult