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brasileiro, integrando tendências românticas
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ao seu tema principal Vem cá bitu, de
ritmo claramente africano. Após o impacto da Semana de Arte Moderna, em 1922,
com suas exigências um tanto radicais, nossa música passou a ter uma marca de
brasilidade cada vez mais acentuada. Léo Schneider, precedido na educação musical
do Colégio Americano por Luis Cosme, teve oportunidade de acompanhar concertos
como o de 1931
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, onde Gnatalli e Cosme apresentavam, na sala Beethoven,
composições próprias. Estes dois compositores já demonstravam, em sua criação,
características da influência dos modernistas, podendo ser considerados, ainda que
não de influência decisiva, um balizamento musical da trajetória de Léo Schneider.
No que diz respeito ao ambiente musical mais próximo do maestro, o
historiador Corte Real, em seu livro sobre subsídios para a música rio-grandense,
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cita fatos interessantes da música gaúcha, como a criação do Orfeão Rio-grandense,
do Clube Haydn, da Banda Municipal, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre,
enfim, de várias entidades ligadas à difusão da música em nosso estado. Inclusive, o
livro relata fatos da vida musical em nossa capital, como concertos, óperas e recitais
em geral, citando Léo Schneider em participações nestes eventos, o que o coloca
como historicamente ativo no contexto musical gaúcho.
De tudo, o mais importante que observei consiste no estilo musical divulgado
na cidade de Porto Alegre, mais ligado à música ligeira e a apresentações eventuais
de trechos de ópera ou excertos sinfônicos. Sabemos que os eventos de caráter mais
complexo, como montagens completas de óperas e apresentações de sinfonias
completas, sempre estiveram ligadas às cidades de Pelotas e Santa Maria. Pelo
caráter de riqueza material e cultural da primeira e pelo fato de haver um centro
13
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, p.97.
14
MARIZ, 1983, p.199.
15
CORTE REAL, Antonio. Subsídios para a história da música no Rio Grande do Sul. Porto Alegre:
Movimento, 1984.