12
personagem central da criação do estilo monódico. O primeiro estudo a abordar
diretamente a vida e parte da obra de Vincenzo Galilei prontamente inseriu-o
neste contexto
27
. O autor, Fabio Fano, assim como aqueles que nele se
basearam
28
, teve por evidência da participação de Vincenzo Galilei na camerata
uma carta de Piero de’ Bardi, filho do Conde de’ Bardi, escrita à Giovanni Battista
Doni (1595-1647)
29
datada de 1634 onde ele [Vincenzo] é retratado como
“participante de música prática, na qual era capacitadíssimo; como na teórica, na
qual havia se engajado, com a ajuda de “virtuosos” e de seu próprio esforço no
estudo de autores gregos, latinos, e modernos, tornando-se um bom professor de
teoria musical”
30
. Segundo Piero de’ Bardi “encontravam-se [homens célebre,
eruditos e a nobre juventude] na casa de seu pai não apenas para tratar da
música, mas de poesia, astrologia e outras ciências e uma das principais
finalidades da camerata era, através da música dos antigos, melhorar a música
moderna e elevá-la daquele estado miserável que haviam lhe conferido”
31
. A obra
corroboram para a discussão da monodia, nem da relação da música com a poesia, que
juntamente dos demais textos mostram uma heterogeneidade de objetos tratados que parecem
demonstrar ao leitor, que muitos eram os tópicos problemáticos da música do século XVI e que se
a ópera ali se originou, peca a escolha dos textos pela falta, por exemplo, de documentos relativos
à monodia e sua prática como o famoso Le musiche...sopra l’Euridice de Jacopo Peri (1601).
26
Anteriormente explicada.
27
La Camerata Fiorentina. Vincenzo Galilei ... la sua opera d’artista..., Milão; 1934.
28
Principalmente C.V.Palisca, “The Camerata Fiorentina: a Reppraisal” em Studi Musicali, I
PP.206-236 e The Florentine Camerata.
29
Giovanni B.Doni ver: Documentary Studies and Translations, Yale University Press, New
Haven/London, 1989.Era um estudioso da música, de retórica, de grego, filosofia e poesia.
Estudou na Universidade de Pisa e foi acompanhante do Cardeal Neri Corsini, com quem viajou a
Paris em 1621entrando em contacto com personalidades como Marin Mersenne. Seus principais
escritos são: Compendio del Trattato de’generi e de’modi della musica (Roma, 1635), Annotazioni
sopra il compendio del Trattato de’generi e de’ modi della musica (Roma, 1640), Lyra Barberina.
De’ trattati di musica , Florença,1640-7.
30
“...era in quel tempo in qualche credito Vincenzio Galilei, padre del presente famoso filosofo e
matematico, il quale s’invaghi in modo di si insigne adunanza, che aggiungendo alla musica pratica,
nella quale valeva molto, lo studio ancora della teórica, com l’aiuto di que’Virtuosi, e ancora delle
sue molte vigilie, cerco egli di cavar il sugo de’Greci scrittori, de’Latini, e de piu moderni: onde il
Galilei divenne um buon maestro di teórica d’ogni sorte di musica”. Em Solerti, A. Le Origini del
melodramma, PP.143-7.
31
Ibid. “...i più celebri uomini della città, eruditi in tal professione, e invintandolo a casa sua, ... la
nobile gioventù Fiorentina veniva ...trattenendosi non solo nella musica, ma ancora in discorsi e
insegnamenti di poesia, d’astrologia, e d’altre scienze,...che uno dei principali scopi di questa
aacademia era, col ritrovare l’antica musica,...di migliorari la musica moderna, e levarla in qualche
parte dal misero stato, nel quale l’avevano messa..”, p.144.