
As refeições são geralmente compostas por xima ou upsua, um prato
confeccionado com base na farinha de milho, muito similar ao angu do Brasil, arroz,
ensopados de carne de caça- obtida através da caça furtiva-, verduras, carne de galinha,
pato e cabrito, estes ensopados são conhecidos localmente por muzho. Confeccionam-se
também pratos de diversas verduras como a mboa, a ncacana, a nhangana, macofo
(couve) , timbawene (feijões) e mathapa (folhas de mandioca).
Durante o tempo em que estivemos a fazer o nosso trabalho empírico vimos
pessoas que iam as igrejas Zione, Católica, 12 Apóstolos, Weseliana, Presbiteriana
27
ou
Missão Suíça, entre outras.
Tivemos oportunidade de presenciar uma festa de aniversário de uma senhora de
83 anos, na Igreja Weseliana. Tratou-se de uma oportunidade que não só serviu para
assinalar aquela data através de um ritual religioso, mas também foi um momento de
festa e reencontro entre pessoas provenientes de diversas regiões, entre familiares,
amigos e colegas de jornadas. Pelo que vimos há entre pessoas de uma certa geração
28
uma consideração muito especial pelos idosos.
Cada uma das casas é habitada por indivíduos ligados entre si por laços de
parentesco: pai, mãe, e filhos solteiros. Encontramos ainda muitas famílias alargadas que
para além da família nuclear vivem com o pai ou a mãe de um dos cônjuges, netos ou
netas e sobrinhos. Os moradores de cada casa constituem um grupo doméstico: não há
trabalho assalariado e é ao mesmo tempo uma unidade de produção e consumo.
Entende-se, pois, por grupo doméstico o conjunto de indivíduos que vivem na
mesma casa e possuem uma economia doméstica comum [Heredia (1979) apud (Tepicht,
1973; Galeski, 1972)].
Nas famílias visitadas coexistem diferentes processos de formalização das uniões
conjugais que não são exclusivas entre si. Encontramos casais que formalizaram a sua
27
A igreja presbiteriana mais conhecida localmente por Missão Suíça, iniciada por missionários suíços,
entre eles, Henry Junod e a Diocese Anglicana dos Libombos eram duas principais congregações
protestantes. O impacto da sua evangelização nas populações do Sul de Moçambique resultou
essencialmente de uma longa história de migração para as minas de Transvaal e das Rodésias do Sul e do
Norte, atuais Zimbábue e Zâmbia (Cabral, 2001).
28
Apesar de suas conotações variadas, a idéia de geração implica um conjunto de mudanças que impõem
singularidades de costumes e comportamentos a determinadas gerações Daí falar-se em geração do pós-
guerra, da televisão, de 68. A geração não se refere às pessoas que compartilham a idade, mas às que
vivenciaram determinadas eventos que definem trajetórias passadas e futuras. (Debert, 1998:60).