149
MALINOWSKI, B. Objeto, método e alcance dessa pesquisa. Tradução Olga Lopes da Cruz.
In: GUIMARÃES, A. Z. (Org). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco
Alves S.A., p. 39-61, 1975.
MARQUES, M. O. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Unijuí,
2002. (Coleção Fronteiras da educação).
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de
reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.12, n. 3, p. 164-
214, dez. 1995.
MAUREAU, X. Tecelagem manual no Triângulo Mineiro: uma política sistemática de
inventário tecnológico. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de
Janeiro, n. 21, p. 56-63, 1986.
MENESES, U. T. B. de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço
público. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ARQUIVOS PESSOAIS, 1997, São
Paulo. Anais... Rio/São Paulo: CPDOC/FGV–IEB/USP. Disponível em: <
http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/238.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2006.
MIRANDOLA, N. S. A. As tecedeiras de Goiás – estudo lingüístico, etnográfico e
folclórico. Goiânia: CEGRAF/UFG, 1993. (Coleção Documentos Goianos).
MIRANDOLA FILHO, A.; MIRANDOLA, N. S. A. Vegetais tintoriais do Brasil. Goiânia:
Gráfica Líder, 1991.
MORAIS, R. Estudos de filosofia da cultura. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
MOREIRA, M. A. Investigación en educación en ciências: métodos cualitativos. Actas del
PIDEC - PROGRAMA INTERNACIONAL DE DOCTORADO EN ENSEÑANZA DE LAS
CIENCIAS. Universidad de Burgos, España; Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Brasil, v.4, p. 25-53, 2002.
OMNÉS, R. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: UNESP, 1995.
OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de Ensino de Física,
Florianópolis, v. 13, n.3, p. 184-196, dez. 1996.
PASCHOAL, F. M. M.; TREMIOLISI-FILHO, G. Aplicação da tecnologia de
eletrofloculação na recuperação do corante índigo blue a partir de efluentes industriais.
Química Nova, São Paulo, v. 28, n. 5, p. 766-772, set./out. 2005.
PEREIRA, R. L. et al. Tirando as argilas do anonimato. Química Nova na Escola, São Paulo,
n. 10, p. 3-5, nov. 1999.
PIETROCOLA, M. et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de
ciências através de projetos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte,
vol. 2, n. 1, mar. 2002. Disponível em:
<http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v2_n1/catiacibele.PDF>. Acesso em: mar. 2006.
PINHEIRO, P. C.; GOMES, A. S. A produção artesanal de tijolos: um saber patrimonial
estudado nas aulas de ciências de uma sala multisseriada. In: 23
a
REUNIÃO ANUAL DA