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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
A INTERNET COMO AMBIENTE
DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Ruy Ferreira
Dissertação apresentada ao Programa Integrado de Pós-
Graduação do Instituto de Educação da Universidade
Federal de Mato Grosso, para obtenção do título de Mestre
em Educação.
Cuiabá
2000
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A INTERNET COMO AMBIENTE
DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Ruy Ferreira
Dissertação apresentada ao Programa Integrado
de Pós-Graduação do Instituto de Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso para
obtenção do título de Mestre em Educação.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo
Cuiabá
2000
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DEDICATÓRIA
Às mulheres que me colocaram de na vida: as mães
Lia (in memoriam) e Auridalva; e a esposa Lúcia que
mantém.
AGRADECIMENTOS
Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo – Orientador, colega e amigo das horas difíceis.
Leonardo Ferreira e Silva – Webmaster competente do projeto Infovia e filho batalhador e
amado.
Prof. Kenji Kido – Incentivador do projeto Infovia da Educação, na PROACE.
Sr. Érico Piana Pinto Pereira Prefeito Municipal de Primavera do Leste, pelo crédito à
idéia e ousadia em viabilizá-la.
Networld Ltda – Empresa que gentilmente hospedou o site do projeto Infovia
Aos colegas de mestrado da turma de Ensino de Ciências pela visão crítica com que me
ajudaram a construir esse trabalho.
Aos participantes do projeto Infovia que permitiram o estudo como sujeitos e objetos de
pesquisa.
Aos que tudo negaram para a viabilização da idéia Pela força interior que me motivou a
chegar ao final da jornada, superando os obstáculos.
A internet como ambiente da educação à distância na formação continuada de professores by
Ferreira, Ruy is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada
a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Ferreira, Ruy
F383i A internet como ambiente da educação à distância na
formação continuada de professores / Ruy Ferreira. --
Cuiabá: Instituto de Educação, 2000.
vi, 101p.: il. Color.
Dissertação apresentada ap Programa Integrado de Pós-
Graduação do Instituto de Educação da UFMT, para
obtenção do título de Mestre em Educação.
Bibliografia: p. 80-89
CDU-37.018.43:371.14:004.738.5
Índice para Catálogo Sistemático
1. Professores do ensino fundamental - Formação continuada - Primavera do Leste
(MT)
2. Educação à distância - Inovações tecnológicas
3. Internet na educação
4. Tecnologia educacional
5. Educação permanente
Resumo da Ata de Defesa de Dissertação
Aos vinte e quatro dias do mês de abril do ano dois mil, realizou-se na sala 67 do IE-UFMT,
em Cuiabá-MT, a sessão pública de defesa de Dissertação de Mestrado intitulada A
Internet como ambiente da Educação à Distância na Formação Continuada de
Professores”, apresentada pelo Mestrando RUY FERREIRA, bacharel em Administração
de Sistemas de Informações. O mestrando concluiu os créditos exigidos para a obtenção do
grau deMestre em Educação”, na área de Concentração Educação em Ciências, no
Programa Integrado de Pós-Graduação em Educação do IE/UFMT. A Banca Examinadora foi
constituída pelos Profª. Drª. Ana Cáritas Teixeira de Souza, da Faculdade de Educação da
UFG Goiânia-GO (Doutora em Ciências da Educação, pela Université René Descartes
Paris V França), Prof. Dr. José Adolfo Rodriguez Rodriguez, do Departamento de Física
da UFMT (Doutor em Ciências Pedagógicas, pelo Instituto Estatal de Moscou Moscou
Rússia) e Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo, do Departamento de Física da UFMT (Doutor
em Física, pela Universidade de Campinas Campinas Brasil), sendo este seu orientador.
A Banca Examinadora tendo decidido aceitar a dissertação, passou à argüição pública do
candidato, iniciada às 15:00 horas e encerrou os trabalhos às 17:10 horas, emitindo o parecer
final “APROVADO”.
Assinam:
Profª. Drª. Ana Cáritas Teixeira de Souza – Examinadora Externa
Prof. Dr. José Adolfo Rodriguez Rodriguez – Examinador Interno
Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo – Orientador e Presidente da Banca
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS i
LISTA DE TABELAS ii
LISTA DE FOTOS iii
LISTA DE GRÁFICOS iv
RESUMO v
ABSTRACT vi
INTRODUÇÃO 1
CAPÍTULO I - O PROBLEMA E SEU CONTEXTO
1. Origens do Problema 4
1.1 Contextualizando a situação 4
1.2 O planejamento estratégico 9
1.3 Formação Continuada para Professores 15
2. Situação atual 16
3. O Problema 17
CAPÍTULO II - REVISÃO DA LITERATURA
4. Educação à Distância 18
4.1 O que é educação à distância (EAD) 19
4.2 Breve histórico da EAD 20
4.3 Evolução da Educação à Distância 22
4.4 Aspectos da EAD mediada por computador 25
4.4.1 Sistemas de Educação à Distância 25
4.4.2 Métodos e Estratégias 26
5. A formação continuada dos professores 27
5.1 Um pouco de história 28
5.2 Formação Continuada e à Distância 29
5.3 Formação continuada com Informática 30
6. Computadores e redes telemáticas na Educação 31
6.1 A Comunicação mediada por computador (CMC) 32
6.2 Classificação das aplicações pedagógicas da Internet 35
7. Síntese da Revisão 37
7.1 Educação à Distância 37
7.2 Educação continuada para professores 37
7.3 Computadores e redes telemáticas na Educação 38
CAPÍTULO III - DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
8. Enunciado da hipótese 40
9. Objetivos da Pesquisa 41
9.1 Objetivo geral 41
9.2 Objetivos específicos 41
10. Estratégias da pesquisa 42
11. Plano de descrição da população e da amostra 43
12. Descrição dos instrumentos de coleta de dados 43
13. Coleta dos dados 44
14. Tratamento dos dados 44
15. Pesquisa sobre modelos e técnicas de design de cursos 44
15.1 Contatos com especialistas 45
15.2 Contato com especialista de outro país 45
15.3 Visita a Instituições 45
15.4 Participação em Listas de Discussão 45
15.5 WEB sites visitados 46
16. Limitações do estudo 49
CAPÍTULO IV - IMPLEMENTAÇÃO DA PESQUISA
17. Histórico do Projeto Infovia 50
18. Cronograma do Infovia 50
19. Desenvolvimento da experiência 51
19.1 Definição de estratégias tecnológicas com relação ao público-alvo do curso 51
19.2 Definição dos modelos pedagógicos utilizados no desenvolvimento
do curso 52
19.3 Criação e publicação do site Infovia da Educação 56
19.4 Seleção, desenvolvimento e distribuição do material pedagógico 57
19.5 Execução do curso 58
CAPÍTULO V - INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS
20. Custos do Infovia para o município 59
21. Infra-estrutura requerida pelo Infovia no município 60
22. Conhecendo o professor participante do Infovia 61
23. Estudo do atendimento das expectativas dos participantes 64
23.1 Estudo do nível de dificuldade do projeto 64
23.2 Estudo de mudanças de atitudes nos participantes 66
23.3 Estudo do nível de satisfação dos participantes 67
23.4 Estudo do possível emprego da Internet na prática pedagógica do partici-
pante 69
24. Estudo da pertinência entre teoria e resultados 70
25. Estudo das repercussões externas ao Infovia 72
CAPÍTULO VI - CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
26. Conclusão 76
27. Recomendações 77
27.1 Sugestões para trabalhos posteriores 77
27.2 Sugestões para implantação de programas 78
28. Bibliografia 80
28.1 Obras impressas 80
29.2 Obras publicadas eletronicamente 83
29.3 Obras sugeridas na área 84
ANEXOS
Anexo 1 – Glossário da Internet e seus serviços 90
Anexo 2 – Glossário de Educação à Distância 99
Apêndice 1 – Homepages do Projeto Infovia da Educação
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Modelo de planejamento estratégico de Forbes 10
Figura 2 – Organização dos conteúdos do Infovia 71
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Resumo dos custos para a construção do laboratório de Informática 06
Tabela 2 - Cronograma do Planejamento Estratégico 10
Tabela 3 - Cronologia da EAD no Brasil 21
Tabela 4 - Principais Ferramentas de CMC 32
Tabela 5 - Formas de utilização da Internet na educação 34
Tabela 6 - Sites sobre EAD visitados 46
Tabela 7 - Sites sobre Aprendizagem Significativa visitados 47
Tabela 8 - Sites sobre Formação Continuada visitados 48
Tabela 9 - Sites sobre produção de material instrucional na WEB 48
Tabela 10 - Sites visitados pelos estudantes 57
Tabela 11 – Textos lidos e resumidos pelos estudantes 58
Tabela 12 – Totalização dos custos de formação continuada em 1998 59
Tabela 13 – Totalização dos custos do Infovia 60
Tabela 14 – Faixa etária dos participantes no Infovia 61
Tabela 15 – Participantes no Infovia que atuam exclusivamente no magistério 61
Tabela 16 – Horas semanais destinadas ao magistério 61
Tabela 17 – Dedicação exclusiva a uma só escola 62
Tabela 18 – Participantes no Infovia por gênero 62
Tabela 19 – Tempo de conclusão da formação inicial dos participantes 62
Tabela 20 – Nível da formação inicial dos participantes no Infovia 62
Tabela 21 – Área de formação inicial dos participantes no Infovia 63
Tabela 22 – Domínio no emprego de tecnologia educacional em geral 63
Tabela 23 – Domínio no emprego de tecnologia de comunicação e informação 63
Tabela 24 – Considerações sobre a prática pedagógica dos participantes 64
Tabela 25 – Links que apontam o Infovia 72
Tabela 26 – Quantidade de professores em função docente no Mato Grosso 77
LISTA DE FOTOGRAFIAS
Foto 1 – Isolamento do antigo prédio, para início das obras (Jul/97) 07
Foto 2 – Local do laboratório, após a demolição do antigo prédio (Jul/97) 07
Foto 3 – Entrada do Laboratório Darcy Ribeiro 08
Foto 4 – Diretor recebendo os primeiros equipamentos 08
Foto 5 - Servidores de Dados e Comunicações 09
Foto 6 - Vista lateral da sala de estudos 06
Foto 7 – Emprego do computador na formação para o trabalho 14
Foto 8 – Professor em atividade no Laboratório Darcy Ribeiro 14
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1 – Variação percentual, por série, no rendimento escolar 13
Gráfico 2 – Variação percentual, por disciplina, no rendimento escolar 14
RESUMO
Este trabalho apresenta uma experiência realizada em Primavera do Leste/MT, entre
1998/1999, na qual professores efetivos da rede escolar municipal, em atividade no
Ensino Fundamental, são capacitados à distância no emprego da Internet, utilizando a
própria rede mundial como mídia da capacitação. O estudo ocorreu num contexto
maior, sendo parte do planejamento estratégico para o emprego de tecnologia
educacional no Ensino Fundamental daquela cidade. Na experiência buscaram-se
dados sobre a viabilidade econômica dessa modalidade de ensino não-presencial, ao
mesmo tempo, coletou informações sobre a satisfação das expectativas dos professores
participantes do projeto. Foram utilizados métodos qualitativos tanto na coleta como
na interpretação de dados, explorando novos meios de interação e comunicação entre
participantes, como correio eletrônico, fórum de discussão, páginas de hipertexto
(homepage) e entrevistas através do IRC (Internet Relay Chat). Conclui ser possível
capacitar via Internet professores em serviço, confirmando ser viável economicamente
aos cofres públicos municipais o oferecimento de cursos na modalidade de educação à
distância, atendendo plenamente às expectativas dos professores. Propõe políticas
permanentes de Extensão Universitária como forma de aliviar a demanda por
formação continuada neste segmento de mercado. Sua contribuição teórica está na
adaptação à realidade local de modelos pedagógicos para atividades acadêmicas via
Internet, propostos por Judi Harris.
Palavras-chaves: Professores do ensino fundamental; Formação continuada;
Educação à distância; Inovações tecnológicas; Internet na educação; Tecnologia
educacional; Educação permanente.
ABSTRACT
This work presents an experience accomplished in Primavera do Leste/MT, among
1998/1999, where effective teachers from municipal school net, in activity on the
Fundamental Teaching, are qualified by distance in the employment of Internet, using
the world net as media for training. The study happened in a larger context, being part
of the strategic planning for the employment of educational technology in
Fundamental Teaching of that city. In the experience it looked for data about the
economical viability of that non-presence teaching modality, at the same time, it
collected information about the satisfaction of the project participant teachers'
expectations. Qualitative methods were used in the collection and in the interpretation
of data, exploring new interaction and communication ways among participants, as
electronic mail, discussion forum, hypertext (homepage) and interviews through IRC
(Internet Relay Chat). It concludes to be possible to qualify teachers in service through
Internet, confirming to be economically viable to the municipal public safes to offer
courses in the distance education modality, assisting the teachers' expectations fully. It
proposes permanent Academical Extension politics as a form of alleviating the
demand for continuous formation in this market segment. Its theoretical contribution is
in the adaptation to the local reality of pedagogic models for academic activities
through Internet, proposed by Judi Harris.
Keywords: Teachers of the fundamental teaching; Continuous formation; Distance
Learning; Technological innovations; Internet in the education; Educational
technology; Permanent education.
INTRODUÇÃO
O Mato Grosso, com sua imensa extensão geográfica, exige soluções criativas e
diversificadas no oferecimento da Educação Continuada aos professores atuantes na
Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) em atividade no
interior do Estado, nas redes públicas e privada de ensino.
O isolamento acadêmico vivenciado por esses profissionais no sertão matogrossense é
gritante. As dificuldades enfrentadas pelo professorado das redes pública e privada são
agravadas pelas imensas distâncias entre as cidades do Mato Grosso e seu centro acadêmico-
cultural, situado em Cuiabá. Isso, somado à falta de política permanente dos poderes públicos
estadual e municipais de Mato Grosso para a capacitação desses docentes, conforme constatou
Rinaldi, tem trazido distorções na carreira do magistério. Esses mesmos pesquisadores,
fazem um alerta sobre o perfil do atual professor em atividade no ensino público do Mato
Grosso. Dizem eles: “... os professores que atuam na rede de ensino público, na sua maioria,
não possuem a formação necessária...(Rinaldi, 1997). Isto é, são leigos não-licenciados e
sem atualização profissional, contribuindo para baixar a qualidade da Educação Básica,
apontando para uma piora nos próximos anos pelo efeito “em cascata” que tal situação
provoca.
As dificuldades enfrentadas pelo professor matogrossense tornaram-se intransponíveis
para qualquer ação política isolada e desarticulada com a realidade regional, pois as cidades
limítrofes do Mato Grosso com os estados do Tocantins, Pará e Amazonas, distam cerca de
mil quilômetros da capital, chegando-se ao absurdo da viagem por ônibus durar quarenta
horas, significando o mesmo tempo normalmente destinado a um curso de extensão
universitária.
Deslocar um professor até Cuiabá com o intento de oferecer Educação Continuada é
economicamente inviável, desgastante e um desrespeito à inteligência do cidadão-professor.
Da mesma forma, interiorizar a universidade para que esta se faça presente em todo estado é
pura utopia. Alguns pólos foram privilegiados com campi universitários (Rondonópolis,
Sinop e Barra do Garças), onde funcionam alguns cursos de graduação. Alternativas como
turmas especiais, parceladas ou modulares, são utilizadas como forma de minimizar pressões
políticas legítimas sobre dirigentes educacionais.
Por outro lado, o Estado possui um considerável contingente de “internautas”,
utilizando regularmente a rede mundial de computadores “Internet”. Não sendo conhecido o
número de usuários conectados através das empresas provedoras de acesso, tampouco se
conhece o número dessas empresas no Mato Grosso. Tecnicamente, todo o território está
coberto pela possibilidade de conexão à Internet. Ao mesmo tempo, os governos federal e
estadual tentam implantar o programa de Informática nas escolas (PROINFO), com sete pólos
no estado.
Em função da incompetência do Comitê Gestor Internet do Mato Grosso (CGI-MT) da
Rede Nacional de Pesquisas (RNP), em implantar o backbone estadual, conectando a
Universidade Federal de Mato Grosso (POP-RNP) aos seus próprios campi e demais
universidades, centros de pesquisas, faculdades e escolas existentes no estado, esses usuários
buscam à iniciativa privada que, por sua vez, têm-se estabelecido no vácuo deixado pelo
poder público, criando pontos de acesso à Internet em praticamente todas as cidades
matogrossenses. Causando um indesejável crescimento no custo de acesso dessas instituições
educacionais ou inviabilizando o planejamento de projetos calcados na Internet.
Hoje, inúmeras escolas públicas e privadas possuem acesso à Internet através dos
provedores de acesso, contratados com recursos próprios e excluídos do sistema de tarifas
reduzidas criado pelo Ministério das Comunicações, em vigor desde 1995. É comum
encontrar professores conectados à rede, através de conta pessoal, onerando
desnecessariamente o orçamento familiar desses profissionais. Isso se configura num descaso
irresponsável do poder público em todos os níveis, afinal uma tecnologia nascida no mundo
acadêmico e atualmente disponível a qualquer cidadão, deveria estar presente nas escolas
tanto para uso pedagógico, como para a atualização do profissional da Educação, através de
uma rede específica para tais finalidades.
O presente trabalho de pesquisa estuda a viabilidade do emprego de uma rede mundial
de computadores, a Internet, como instrumento didático-pedagógico no processo de ensino-
aprendizagem de formação continuada dos professores, num recorte que delimita a
investigação à Extensão Universitária prioritariamente, sem descartar a possibilidade de
oferecimento da graduação e pós-graduação nessa mídia.
A primeira etapa do trabalho busca a caracterização do problema que se pretende
investigar, interessando como se dá o uso pedagógico da Internet na Educação
Continuada, tomando-se por base a participação de um grupo de professores-
voluntários da rede escolar municipal de Primavera do Leste-MT. Baseado nessa
experiência inicial, buscar-se-á proposições de modelos que melhor se ajustem à
realidade do Mato Grosso, estudando os vários aspectos ou faces que o problema
apresenta: técnico, financeiro e pedagógico.
O uso das redes de computadores na Educação Continuada é uma grande interrogação,
tanto no Brasil como no exterior, sendo objeto de inúmeras investigações na busca de
ambientes adequados, composto dos diversos serviços oferecidos pela Internet, capazes de
estimular diferentes sentidos do estudante e adequar o processo de aprendizagem
significativa. O presente estudo tem como base teórica uma dessas investigações, o modelo
proposto pela Doutora Judi Harris, do Departamento de Currículo e Ensino, da Universidade
do Texas, em Austin, Texas/USA, adaptado e implantado por universidades canadenses
(Harris, 1995).
Como o referencial teórico da pesquisa possui três abordagens convergentes, iniciou-
se a revisão da bibliografia pela Educação à Distância, buscando suas origens, tipologia,
formas de emprego e estudo de algumas experiências nessa modalidade de ensino. Em
seguida, o trabalho de revisão concentrou-se na Educação Continuada, aprofundando o
estudo na constante atualização do professor.
Finalmente, o referencial teórico é encerrado pelo estudo da Internet na Educação,
conduzindo o estudo de um contexto tecnológico mais amplo para o objeto particular da
pesquisa. A literatura mostra que os recursos tecnológicos hoje disponíveis podem dar suporte
a uma nova forma de Educação Continuada que quebre o isolamento dos professores em
atividade na Educação Básica, apoiando mudanças que podem conduzir a um novo paradigma
educacional, em contraposição ao processo tradicional de ensino presencial.
Dessa revisão é possível constatar que o uso da Internet na Educação possui um
potencial favorável, podendo se revestir de eficiência e eficácia, desde que aproveite
experiências anteriores da Educação à Distância em outras mídias e da Informática Educativa.
Aspecto importante do estudo é o entendimento do professor em atividade como
grande responsável pelos resultados do processo educacional. Devendo ter papel ativo na
construção do seu próprio conhecimento e no desenvolvimento de seus mecanismos de busca
do saber, de maneira regular e automotivada.
A importância da informação na sociedade moderna tornou-se tão intensa quanto a
quantidade disponível de novos conhecimentos. A competitividade individual e de uma
sociedade globalizada exige atualização constante e dinâmica, residindo nesse ponto a
importância da tecnologia como suporte a atividade didática seletiva e autoconduzida. A
Internet oferece, portanto, potencialidades a serem investigadas, tais como: a disponibilização
de informações em nível mundial, o atendimento a características da aprendizagem e o
oferecimento de recursos multimídia e hipermídia capazes de tornar o ensino estimulante,
flexível e atualizado.
Na terceira parte do estudo estão descritos a metodologia aplicada ao estudo de caso, o
universo, caracterização e forma de seleção da amostra, definição dos instrumentos de coleta
de dados e finalmente, a limitação do estudo.
Dando prosseguimento, o autor trata da implementação da pesquisa, discutindo o
desenvolvimento da experiência, os questionamentos sobre estratégias tecnológicas e modelos
pedagógicos utilizados, bem como a criação e publicação do site do Infovia.
O texto flui para os dados produzidos pela experiência e na quinta parte é interpretado
o conjunto de resultados obtidos, intentando confirmar as hipóteses de trabalho e atender aos
objetivos propostos para o trabalho.
Na sexta parte é feito o fechamento do trabalho, sua conclusão, recomendações e
propostas.
Pressupondo que este estudo será difundido a um público heterogêneo, composto de
educadores, pesquisadores em Educação, profissionais da Ciência da Computação, cnicos
em Telemática e leigos na modalidade de Educação à Distância, foram criados dois glossários
englobando termos técnicos e conceitos utilizados no corpo deste trabalho.
O primeiro trata exclusivamente dos vocábulos ligados à Internet e seus serviços,
incluindo alguns termos computacionais pouco conhecidos do público em geral (Anexo I -
Glossário da Internet e seus serviços). o segundo, trata dos termos e conceitos utilizados
pela modalidade de Educação à Distância (Anexo II - Glossário de Educação à Distância).
CAPÍTULO I
O PROBLEMA E SEU CONTEXTO
2. Origens do Problema
2.1 Contextualizando a situação
Em maio de 1997, uma equipe da UFMT esteve em Primavera do Leste-MT com a
finalidade de encontrar uma forma de lecionar a disciplina Processamento de Dados para a
turma especial do curso de Ciências Contábeis. Na ocasião, após constatar a impossibilidade
de realizar a parte prática da ementa, foi realizada uma reunião, na tentativa de encontrar uma
solução que garantisse o cumprimento da ementa, que a mesma exige trabalho prático em
Laboratório de Informática.
As alternativas colocadas pelos participantes foram: 1) Transportar o Laboratório
Conjunto de Informática ICEN/ICHS, de Rondonópolis para Primavera do Leste, montá-lo,
ministrar a disciplina, desmontá-lo em Primavera, devolvê-lo à Rondonópolis, montando-o
novamente; 2) Deslocar as duas turmas (matutino e noturno) diariamente, para ministrar a
parte prática no campus de Rondonópolis; 3) Alugar equipamentos do SENAC-Cuiabá, para
cumprir o ementário.
“Ufanista”, propus a criação de um laboratório em Primavera do Leste que atendesse a
necessidade imediata da UFMT e permanecesse na cidade, como embrião de um audacioso
programa de emprego da tecnologia no Ensino Fundamental.
Para a surpresa dos presentes, o Prefeito retrucou com uma pergunta: - “Quanto isso
custará para o Município?”. De chofre respondi que não ultrapassaria R$ 160.000,00 (cento e
sessenta mil reais). E, aquela autoridade decidiu: - “Planeje, traga o projeto e a prefeitura
custeará essa idéia”.
Atordoado com a repentina decisão, pedi-lhe um mês para elaborar o projeto. No
mesmo momento, acertamos que o pedido de consultoria técnica seria oficializado junto ao
ICEN-CUR-UFMT. Ainda em maio o Secretário Municipal de Educação de Primavera do
Leste visitou o Instituto, e protocolou o documento solicitando a consultoria do ICEN-
CUR-UFMT para realizar o planejamento estratégico de emprego da tecnologia educacional
no ensino fundamental (Of. N.º 105/97-DMEC, de 30 de Maio de 1997). Ampliando
sobremaneira, o acordado verbalmente na citada reunião.
Tal expediente foi submetido ao crivo do Colegiado do Departamento de Matemática e
da Congregação do Instituto, sendo autorizada, por unanimidade dos seus respectivos
membros, a prestação do serviço de consultoria, sem ônus para a Universidade.
Após a formalização do pedido e com a devida autorização da Universidade, na
primeira semana de junho de 1997 deu-se início ao trabalho de reunião de dados quantitativos
sobre a rede pública municipal, para isso, foram visitadas todas as escolas municipais urbanas.
Buscando informações de várias fontes sobre: telecomunicações, acesso à Internet, energia
elétrica. Equipamentos computacionais foram cotados numa licitação simulada, realizada nas
cidades de Rondonópolis, Cuiabá e Primavera do Leste, com a finalidade de prever o
desembolso financeiro.
Debruçado sobre os dados coletados, foram pesquisados os possíveis layouts para
laboratórios escolares, onde o público-alvo seria jovens na faixa etária dos 13 aos 16 anos,
visitando virtualmente escolas de Educação Básica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul, à procura de informações disponíveis em sites próprios
na Internet.
Simultaneamente, foi iniciada a revisão bibliográfica sobre dois temas: Ergonomia
para o trabalho no laboratório (iluminação ideal, mobiliário adequado, layout do cabeamento,
corredores de circulação, etc) e Informática Educativa, onde buscava a tendência mundial do
emprego de computadores na Educação em geral, e na formação continuada de professores
em particular.
Como o campus de Rondonópolis não possui acesso à Internet, foi solicitado à
provedora local um “acesso ilimitado”, sendo gentilmente atendido. Entretanto, o custo da
conta telefônica seria proibitivo para um professor auxiliar, e a solução foi conectar a rede
local residencial ao provedor através de modem rádio, tomados emprestados de uma empresa
multinacional, com parque industrial em Rondonópolis.
Navegando na Internet cerca de seis horas diárias, utilizando os serviços de WEB,
IRC, NewsGroups, e-Mail, Gopher e FTP, foram acumulados conhecimentos sobre possíveis
soluções aos seguintes problemas a serem equacionados: construção do laboratório de
Informática; conexão à Internet; emprego do computador para fins educacionais; currículo
adequado à realidade do sertão brasileiro; preparação dos professores para utilizarem
computadores, tanto em nível pessoal, como no emprego pedagógico; estabelecimento do
perfil do professor especialista para atuar no laboratório com as disciplinas de Processamento
de Dados aplicadas ao currículo e também, capaz de administrar os recursos computacionais e
telemáticos disponíveis.
No final do mês de junho de 1997 ao retornar à Primavera do Leste foi apresentado o
projeto a um grupo de autoridades constituído pelos: prefeito, presidente da Câmara de
Vereadores, engenheiro civil responsável pelo planejamento de obras para a Prefeitura
Municipal e o diretor da escola escolhida para sediar o projeto-piloto do laboratório.
Após a palestra, ocorreu um debate sobre a capacidade da municipalidade abraçar uma
idéia ousada e moderna, culminando com a aprovação do projeto e conseqüente ordem para
disparar o processo de execução. Naquela reunião ficou estabelecido que seriam realizadas as
seguintes atividades: demolição do prédio onde funcionava sala de vídeo e banheiros (sem
uso); elaboração do projeto arquitetônico, elétrico, comunicações e refrigeração do novo
prédio; licitação da obra civil para esse projeto; e marcado o início das obras para julho de
1997.
Na mesma data, foi encaminhada à Comissão de Licitação toda a especificação de
equipamentos computacional, telemático e audiovisual, além do mobiliário a ser adquirido. O
Prefeito designou o investigador como membro-técnico da comissão, a fim de atestar as
exigências descritas no projeto e a qualidade dos materiais e equipamentos. Paralelamente, foi
disparado o processo licitatório para a realização dos serviços de cabeação da rede local,
acesso à Internet, incluído a configuração do sistema operacional e equipamentos
telemáticos.
Os custos desse projeto estão detalhados no artigo “Educação Continuada de
Professores no Interior do Mato Grosso” (Ferreira, 1999a). Daquele artigo vale
ressaltar a totalização dos custos:
Tabela 1 – Resumo dos custos para a construção de um laboratório de Informática
Discriminação do custo
Valor Total (R$)
do Hardware 57.595,00
do Mobiliário 8.994,60
das Licenças de Softwares 12.226,00
dos Serviços de Terceiros 11.976,00
do Material de Construção do Prédio 11.977,00
Custo total do laboratório 102.768,60
Baseado no orçamento de 1999 a Prefeitura de Primavera do Leste certamente irá
replicar o modelo para as demais escolas municipais urbanas. Afinal o orçamento municipal
previa para a Educação em 1997 o montante de R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos
mil reais), evoluindo para R$ 4.840.500,00 (quatro milhões oitocentos e cinqüenta mil e
quinhentos reais) em 1999, conforme o estabelecido na Lei-Municipal n.º 523, de 10/12/98,
face ao aumento das receitas municipais, nesses dois anos.
O laboratório de ensino foi implantado na Escola Municipal Mauro Wendelino Weis,
sendo concluído no prazo devido. Entretanto, o início do uso corrente foi adiado para o dia 11
de maio de 1998, data de emancipação política-administrativa de Primavera do Leste, quando
então foi oficialmente inaugurado.
Como objetivo estratégico, o laboratório empolga quatro ações decisivas para a área
educacional do município: 1) Educação Continuada dos professores das redes municipal,
estadual e particular da cidade, “carro-chefe” do programa, usando modernas tecnologias; 2)
Uso regular de computadores no Ensino Fundamental; 3) Atendimento diferenciado e
privilegiado aos professores e alunos da zona rural do município; 4) Formação profissional de
jovens carentes, oriundos de comunidades periféricas às escolas.
Ao implantar o laboratório-piloto espera-se como resultados:
1) Obtenção de um modelo dos recursos aplicados, enriquecido de descrição e
detalhamento dos elementos empregados. A fim de subsidiar a implantação regular nas
escolas da região e abrir caminhos às novas pesquisas.
2) Enumeração, em quantidade, do público atendido e nível de qualificação
alcançado. Inclusive no segmento docente, verificando a mudança de postura do
profissional da Educação quando envolvido em projeto que aplique alta tecnologia e
mudanças de paradigmas.
3) Findo o projeto-piloto, a Secretaria Municipal de Educação terá em mãos
todo o acervo e materiais produzidos, além do laboratório implantado, utilizando a
infra-estrutura na continuidade do trabalho.
A atual revolução de valores faz pensar num fazer pedagógico diferenciado e
contextualizado, visando à formação de cidadãos, não de indivíduos. Para tal, o projeto
considera a educabilidade como base da Educação, entendida aqui como: a capacidade de
adaptação; a disposição psicológica para a aprendizagem; a faculdade de determinação do
espírito; e a possibilidade de aperfeiçoamento cultural.
O objetivo pedagógico do laboratório é disseminar o uso do computador como recurso
didático que auxilia o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas e motivadoras, com
recursos próprios dessa tecnologia, dentro de um programa pedagógico que possibilita, além
da integração interdisciplinar, a descoberta e fixação de novos conhecimentos, por meio de
atividades de classe e extraclasse, sugeridas no planejamento de cada professor.
Destinado a alunos desde a à séries do Ensino Fundamental, o projeto colocou
nas mãos dos professores equipamentos e softwares que lhes servem de suporte para a prática
docente, a partir do princípio de que o aluno é agente transformador de si e do meio em que se
insere, aqui entendido como objetivo final da Educação.
As fotos a seguir mostram o início dos trabalhos:
Foto 1 – Isolamento do antigo prédio, para início das obras (Jul/97)
Foto 2 – Local do futuro laboratório, após a demolição do antigo prédio (Jul/97)
No decorrer da execução da obra civil, semanalmente, o canteiro de obras foi visitado
e, junto com o engenheiro responsável, a mesma foi sendo adequada do planejado ao possível.
Junto a CEMAT, distribuidora de energia elétrica no Mato Grosso, foram realizadas reuniões
visando superar o impasse, pois a empresa recusava-se a instalar um transformador de 65
KVA na entrada de energia da escola. O motivo da solicitação é a precariedade do
fornecimento da energia elétrica para a cidade de Primavera do Leste, exigindo um poderoso
equipamento de proteção contra surtos elétrico, devido ao aumento da demanda. Como a
escola possui um grupo gerador diesel, foi instalado um circuito capaz de automatizar o
processo de fornecimento de energia elétrica para o laboratório, na seguinte ordem: carga
normal - energia externa, via CEMAT; interrupção até 15 minutos - energia interna, via no-
break; e interrupção superior a 15 minutos - energia interna, via grupo gerador.
Como a região é propensa a descargas elétricas naturais, o sistema de pára-raios foi
redimensionado, e o aterramento consumiu noventa barras de cobre de 6 metros, enterradas
três-a-três, formando uma malha de proteção em torno do prédio, dentro dos padrões exigidos
pelas normas brasileiras de engenharia.
A obra civil ficou pronta e junto com a direção da escola, deu-se início ao recebimento
dos equipamentos. Como não profissionais graduados no corpo técnico da Prefeitura de
Primavera do Leste, os testes nos equipamentos foram realizados com a ajuda dos filhos do
pesquisador (uma formada em Tecnologia de Processamento de Dados e outro, estudante do
semestre de Computação na UFMT) e de dois funcionários da