
59
A partir de oito idades do desenvolvimento do ser, Erikson formulou que em
cada fase o ser humano passará por crises
141
que o ajudará na formação de sua
personalidade. Vejamos a quinta idade:
Identidade versus confusão de identidade e de papéis – 12-18 anos:
“Eu sou eu, e quem eu (não) sou”. Jovem relação social com o grupo, novos
amigos e modelos. O objetivo deste estágio é desenvolver a virtude da
fidelidade, ou seja, uma capacidade de perceber e de se manter, através de
valores estabelecidos por meio de um sistema de vida específico. Temos
quase que um instinto de fidelidade, isto é, quando chegamos numa certa
idade podemos e devemos aprender a acreditar em alguma visão
ideológica. Falando psiquiatricamente, sem o desenvolvimento de uma
capacidade de fidelidade o indivíduo terá uma personalidade fraca, ou
procurará um grupo marginal a quem possa ser leal. Esta é a fase da
formação da "identidade do ego", e da famosa "crise de identidade",
utilizadas por Erikson como base para a formulação dos estágios
seguintes
142
.
1) Adolescentes de 12-14 anos:
COMPORTAMENTO AÇÃO
Vacila entre o ódio e amor intenso pelo sexo
oposto; tem uma imensa vontade de ser
aceito pelos colegas, mas nem sempre está
pronto a aceitar os outros. Quer fazer parte
do “grupo”, não gosta de andar só.
Providenciar atividades em grupo, na qual a
cooperação é necessária e onde os resultados
não dependam só de um. Oferecer
oportunidade para participação.
Está adquirindo independência, mas ainda é
dependente; tem pavor de sugestão e
intervenção dos pais, mas ao mesmo tempo
é muito inseguro sem a mesma.
Aceite o comportamento contraditório, na
verdade, o adolescente está testando o que é
aceitável. Providencie normas, mas seja flexível.
Capaz de lealdade intensa por períodos
curtos: o melhor amigo, o time, os líderes
políticos. Capaz de ver as falhas nos outros:
pais, heróis, políticos, amigos, professores.
Providencie oportunidade para estudar as
biografias de grandes líderes na vida política,
esportiva e eclesiástica. Aceite a formação dos
pares, mas providencie atividades de grupo
onde os pares possam ser ativos.
Facilmente embaraçado. Procure não causar mais embaraço para o
adolescente.
Tendência para os extremos: ou muito
agressivo ou extremamente tímido.
Providenciar oportunidades para as pessoas
tímidas se exporem e que obriguem o agressivo
a trabalhar com outros.
141
Crises: períodos de tomada de decisão em que antigos valores e escolhas são reexaminados.
142
ERIKSON apud DAUNIS, 2000, p. 33.