
113
Pedro Christiano Feddersen
39
.
As esperanças de restabelecimento da situação financeira continuavam
assentadas na construção da estrada de ferro projetada, mas ainda não
iniciada, e que ligasse Blumenau, atravessando todo o Município, com a
região serrana. Esse Projeto tinha uma longa história: em 1904, chegara
aqui um perito representando um grupo de interessados, o engenheiro Von
Skinner, para sondar o ambiente e proceder aos estudos. Foi bem- sucedido
e conseguiu do Governo do Estado uma concessão em seu nome, que ele
ofereceu à venda aos comitentes. Viu-se a Sociedade Colonizadora
Hanseática obrigada a comprar a concessão, de posse da qual mandou os
estudos. Novamente foram mandados dois técnicos, o assessor Dr. Ortwein
e o arquiteto do governo, Paul, para examinarem os trabalhos de Skinner.
De acordo com o parecer dos mesmos, organizou-se a Companhia Estrada
de Ferro Santa Catarina da qual, mais tarde, se veio a saber ser a mesma
sociedade de estudos de pequeno capital. (SCHRADER, Relatório do
Superintendente Municipal).
Silva (1969, p. 88), diz que em 1906 a Companhia Colonizadora Hanseática
teve que pagar ao Tesouro do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, a quantia
de 15:000$000
40
em selos, para oficializar o contrato. Fez o pagamento para
assegurar o empreendimento e iniciar em breve os trabalhos de execução, não
esquecendo que a primeira concessão dada a Friederico Von Ockel fora revogada
pelo governo. A Colonizadora Hanseática, então, exigiu do governo federal brasileiro
garantia de juros, não sendo atendida nesse momento. Terminando os estudos e
projetos, fechou seu escritório na região.
Mais tarde, a Bremen Loyd
41
enviou o procurador Föhr para fazer um
relatório sobre os potenciais econômicos da região, especialmente os da Colônia
Hammonia. Em seguida, o senhor Föhr foi à capital do Brasil, na época o Rio de
Janeiro, para obter garantias do governo federal de que a colonização seria
subvencionada
42
. Com esta ação, o procurador buscava proteger igualmente os
interesses da estrada de ferro e a segurança nos negócios e transações comerciais.
Nesse ínterim, o governo do Estado de Santa Catarina prorrogou a concessão até o
39
Com os poucos imigrantes vindos nesse ano de 1879, chega também, como colono, Pedro
Christiano Feddersen, que, mais tarde, teve atuação destacada na vida político-administrativo e social
de Blumenau, e cujo nome aparece com freqüência nas páginas do fasto desta Comuna. (SILVA,
1972, p.104). Sr. Feddersen, na época do início da construção da EFSC era, além de forte
comerciante, o deputado estadual que intermediou toda a tramitação oficial e política da obra.
40
15 contos de réis = 15.000 Mil-réis ou 15:000$000 Rs (15 milhões de réis)
Câmbio (1906) = US$ 0,33 / 1$000 Rs.
1 contos = 330,03 US$
15 contos de réis equivalem a 4.959,45 US$
Fonte: http://www.ocaixa.com.br/bancodedados/dolaranualmedio.htm.
41
Nome de uma companhia de navegação de Bremen.
42
A Companhia Colonizadora Hanseática havia recebido, também, a concessão das terras do Vale
do Braço Oeste.