
104
ela, o registro “[...] é muito importante, pois me permite conhecer melhor o aluno e,
portanto, possibilita-me caminhar junto com ele, adequando meu passo às suas
possibilidades”.
Na cena descrita (quadro 3) durante a observação participante
realizada para a coleta de dados, a professora registra as falas das crianças em seu
caderno. Ela consigna as hipóteses expressas acerca do tema que estão estudando.
Conforme relatou depois, o cuidado com os apontamentos decorre de sua
preocupação em dispor, posteriormente, de elementos para serem analisados com o
objetivo de funcionar como indicadores para orientar aspectos a serem retomados
com as crianças.
Nesse dia, a professora
Nesse dia, a professoraNesse dia, a professora
Nesse dia, a professora
(P5)
(P5)(P5)
(P5)
iniciou o trabalho dividindo as 20 crianças em cinco
iniciou o trabalho dividindo as 20 crianças em cinco iniciou o trabalho dividindo as 20 crianças em cinco
iniciou o trabalho dividindo as 20 crianças em cinco
grupos compostos por quatro integrantes. Cada um
grupos compostos por quatro integrantes. Cada umgrupos compostos por quatro integrantes. Cada um
grupos compostos por quatro integrantes. Cada um
dos grupos ocupou diferentes
dos grupos ocupou diferentes dos grupos ocupou diferentes
dos grupos ocupou diferentes
“Espaços de A
“Espaços de A“Espaços de A
“Espaços de Aprendizagem”. Aquele que foi pa
prendizagem”. Aquele que foi paprendizagem”. Aquele que foi pa
prendizagem”. Aquele que foi para o “espaço das descobertas”
ra o “espaço das descobertas”ra o “espaço das descobertas”
ra o “espaço das descobertas”-
--
-
um dos
um dos um dos
um dos
cantos qu
cantos qucantos qu
cantos que integram o ambiente da sala de aula, no qual podem ser encontrados
e integram o ambiente da sala de aula, no qual podem ser encontrados e integram o ambiente da sala de aula, no qual podem ser encontrados
e integram o ambiente da sala de aula, no qual podem ser encontrados
materiais que incitam a curiosidade, recebeu a
materiais que incitam a curiosidade, recebeu amateriais que incitam a curiosidade, recebeu a
materiais que incitam a curiosidade, recebeu atenção especial da professora.
tenção especial da professora. tenção especial da professora.
tenção especial da professora. Havia
Havia Havia
Havia
imagens de cobras, isto porque pretendia finalizar es
imagens de cobras, isto porque pretendia finalizar esimagens de cobras, isto porque pretendia finalizar es
imagens de cobras, isto porque pretendia finalizar estudo sobre as cobras feito no
tudo sobre as cobras feito no tudo sobre as cobras feito no
tudo sobre as cobras feito no
“Espaço das D
“Espaço das D“Espaço das D
“Espaço das Descober
escoberescober
escobertas”.
tas”.tas”.
tas”.
Ela principiou perguntando
Ela principiou perguntandoEla principiou perguntando
Ela principiou perguntando-
--
-lhes o que já sabiam sobre as cobras. Conforme
lhes o que já sabiam sobre as cobras. Conforme lhes o que já sabiam sobre as cobras. Conforme
lhes o que já sabiam sobre as cobras. Conforme
respondiam, a professora cuidados
respondiam, a professora cuidadosrespondiam, a professora cuidados
respondiam, a professora cuidadosamente registrava o que diziam,
amente registrava o que diziam,amente registrava o que diziam,
amente registrava o que diziam,
sem, contudo,
sem, contudo, sem, contudo,
sem, contudo,
deixar de dar atenção às crianças. Na sequência, conforme os grupos rodiziavam nos
deixar de dar atenção às crianças. Na sequência, conforme os grupos rodiziavam nos deixar de dar atenção às crianças. Na sequência, conforme os grupos rodiziavam nos
deixar de dar atenção às crianças. Na sequência, conforme os grupos rodiziavam nos
espaços de apr
espaços de aprespaços de apr
espaços de aprendizagem, todas as crianças puderam expressar seus conhecimentos
endizagem, todas as crianças puderam expressar seus conhecimentos endizagem, todas as crianças puderam expressar seus conhecimentos
endizagem, todas as crianças puderam expressar seus conhecimentos
acerca das cobras.
acerca das cobras.acerca das cobras.
acerca das cobras.
Após o trabalho com os grupos, a professora questionou as crianças quanto ao que
Após o trabalho com os grupos, a professora questionou as crianças quanto ao que Após o trabalho com os grupos, a professora questionou as crianças quanto ao que
Após o trabalho com os grupos, a professora questionou as crianças quanto ao que
gostariam de saber relativamente ao tema cobras. As sugestões explicitadas foram
gostariam de saber relativamente ao tema cobras. As sugestões explicitadas foram gostariam de saber relativamente ao tema cobras. As sugestões explicitadas foram
gostariam de saber relativamente ao tema cobras. As sugestões explicitadas foram
escritas
escritas escritas
escritas em cartazes, que permaneceram na parede. Considerando as curiosidades,
em cartazes, que permaneceram na parede. Considerando as curiosidades, em cartazes, que permaneceram na parede. Considerando as curiosidades,
em cartazes, que permaneceram na parede. Considerando as curiosidades,
comprometeu
comprometeucomprometeu
comprometeu-
--
-se com os pequenos em trazer, no dia seguinte, l
se com os pequenos em trazer, no dia seguinte, lse com os pequenos em trazer, no dia seguinte, l
se com os pequenos em trazer, no dia seguinte, livros para consultarem,
ivros para consultarem, ivros para consultarem,
ivros para consultarem,
mas
masmas
mas
pediu
pediupediu
pediu-
--
-lhes
lheslhes
lhes
também que trouxessem de suas casas livros ou revistas acerca do
também que trouxessem de suas casas livros ou revistas acerca do também que trouxessem de suas casas livros ou revistas acerca do
também que trouxessem de suas casas livros ou revistas acerca do
tema.
tema.tema.
tema.
No dia seguinte
No dia seguinteNo dia seguinte
No dia seguinte, os mesmos grupos foram organizados. Tendo na mesa livros trazidos
, os mesmos grupos foram organizados. Tendo na mesa livros trazidos , os mesmos grupos foram organizados. Tendo na mesa livros trazidos
, os mesmos grupos foram organizados. Tendo na mesa livros trazidos
pela professora e por eles, principiaram o trabalho olhando as figuras. Comentários e
pela professora e por eles, principiaram o trabalho olhando as figuras. Comentários e pela professora e por eles, principiaram o trabalho olhando as figuras. Comentários e
pela professora e por eles, principiaram o trabalho olhando as figuras. Comentários e
perguntas tornaram
perguntas tornaramperguntas tornaram
perguntas tornaram-
--
-se frequentes, principalmente quando a professora
se frequentes, principalmente quando a professora se frequentes, principalmente quando a professora
se frequentes, principalmente quando a professora –
––
–
e seu
e seu e seu
e seu
caderno de anotações
caderno de anotações caderno de anotações
caderno de anotações –
––
–
ch
chch
chegava ao grupo.
egava ao grupo.egava ao grupo.
egava ao grupo.
Atendendo a solicitações dos alunos, a professora lia pequenos trechos dos textos e,
Atendendo a solicitações dos alunos, a professora lia pequenos trechos dos textos e, Atendendo a solicitações dos alunos, a professora lia pequenos trechos dos textos e,
Atendendo a solicitações dos alunos, a professora lia pequenos trechos dos textos e,
conforme lia, as crianças teciam comentários, como:
conforme lia, as crianças teciam comentários, como:conforme lia, as crianças teciam comentários, como:
conforme lia, as crianças teciam comentários, como:
-
--
-
Ah! Então, a cobra tem dentes. Que legal!
Ah! Então, a cobra tem dentes. Que legal!Ah! Então, a cobra tem dentes. Que legal!
Ah! Então, a cobra tem dentes. Que legal!
-
--
-
A cobra que tem cauda mais curta é venenosa.
A cobra que tem cauda mais curta é venenosa.A cobra que tem cauda mais curta é venenosa.
A cobra que tem cauda mais curta é venenosa.