xiv
4.2.1.3 Tipos de clientes...........................................................................................................................................31
4.2.1.4 Conceito de inadimplência ...........................................................................................................................31
4.2.1.5 Horizonte de previsão...................................................................................................................................32
4.2.2
Etapa II: Identificação das variáveis potenciais ...........................................................................33
4.2.2.1 Caracterização do proponente ......................................................................................................................33
4.2.2.2 Caracterização da operação..........................................................................................................................33
4.2.2.3 Identificação das variáveis potenciais...........................................................................................................34
4.2.2.4 Definição das variáveis.................................................................................................................................35
4.2.3
Etapa III: Planejamento amostral e coleta dos dados...................................................................35
4.2.3.1 Base de dados...............................................................................................................................................35
4.2.3.2 Seleção da Amostra......................................................................................................................................36
4.2.3.3 Dimensionamento da Amostra .....................................................................................................................36
4.2.3.4 Aspectos Operacionais .................................................................................................................................37
4.2.4
Etapa IV - Determinação da fórmula de escoragem .....................................................................38
4.2.5
Etapa V : Determinação do ponto de corte ou faixas de escores..................................................40
4.2.5.1 Ponto de corte...............................................................................................................................................40
4.2.5.2 Faixas de escores..........................................................................................................................................42
4.2.6
Etapa VI : Determinação das regras de decisão...........................................................................43
4.2.7
Etapa VII : Validação do sistema de credit scoring......................................................................44
5
AFERIÇÃO DE MODELOS DE ESCORAGEM : DISTÂNCIA DE KOLMOGOROV-SMIRNOV (K-
S) 46
6
DETERMINAÇÃO DAS VARIÁVEIS....................................................................................................49
6.1
N
ÚMERO DE PRINCIPAIS CLIENTES DA EMPRESA
(NCLIENTE)...........................................................49
6.2
I
DADE DO SÓCIO PRINCIPAL EM ANOS
(IDADESOC) ..........................................................................50
6.3
E
XPERIÊNCIA DO SÓCIO PRINCIPAL NO RAMO DE ATIVIDADE EM ANOS
(TEXPRAMO) ......................50
6.4
N
ÚMERO DE PRINCIPAIS CONCORRENTES DA EMPRESA
(NCONC)......................................................50
6.5
T
EMPO DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA EM ANOS
(TFUND).....................................................................51
6.6
N
ÚMERO DE FORNECEDORES PRINCIPAIS DA EMPRESA
(NFORNEC)..................................................51
6.7
N
ÚMERO DE BANCOS COM OS QUAIS A EMPRESA MOVIMENTA CONTA CORRENTE
(NBANCOS).........51
7
CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA...................................................................................................53
7.1
R
EGRA DE BOLSO DE
H
AIR
...................................................................................................................53
7.2
E
STATÍSTICAS DESCRITIVAS
................................................................................................................53
8
ANÁLISE FATORIAL..............................................................................................................................58
8.1
O
BJETIVOS DA ANÁLISE FATORIAL
......................................................................................................58
8.2
V
ARIÁVEIS DA ANÁLISE FATORIAL
......................................................................................................58
8.3
A
NÁLISE DOS COMPONENTES PRINCIPAIS
............................................................................................60
8.4
R
OTAÇÃO DE FATORES
........................................................................................................................60
8.5
E
IGENVALUES OU AUTOVALORES
.........................................................................................................61
8.6
I
NTERPRETAÇÕES
................................................................................................................................62
9
LÓGICA FUZZY.......................................................................................................................................64
9.1
T
EORIA DOS CONJUNTOS FUZZY
...........................................................................................................65
9.2
F
UNÇÕES DE
P
ERTINÊNCIA
..................................................................................................................66
9.3
O
PERAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE CONJUNTOS FUZZY
...........................................................................67
9.3.1
União.............................................................................................................................................67
9.3.2
Interseção ......................................................................................................................................68
9.3.3
Complemento.................................................................................................................................69
9.3.4
Diferença.......................................................................................................................................70
9.3.5
Igualdade.......................................................................................................................................70
9.3.6
Inclusão .........................................................................................................................................71
9.4
C
ORTE Α
..............................................................................................................................................71
9.4.1
Corte α forte ..................................................................................................................................71
9.5
S
UPORTE
.............................................................................................................................................71
9.6
C
ORE
...................................................................................................................................................72
9.7
N
ORMAL
.............................................................................................................................................72
9.8
P
ONTO
C
ROSSOOVER
...........................................................................................................................72
9.9
S
INGLETON
F
UZZY
..............................................................................................................................72
9.10
C
OVEXIDADE
......................................................................................................................................72