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e escolher a equação a ser resolvida, testar a(s) resposta(s) encontrada(s). Num
percentual de 56,8% (cinqüenta e seis vírgula oito por cento), correspondente a 21
alunos, atingiram satisfatoriamente os objetivos propostos para essa questão,
demonstrando entendimento sobre os conteúdos explorados, dando-nos a condição
de categorizá-los no nível de conhecimento relacional. Aproximadamente 27% (vinte
e sete por cento), totalizando 10 alunos, não entenderam a totalidade dos objetivos e
apresentaram dúvidas em alguns conteúdos explorados na questão, o que nos faz
categorizá-los em um nível intermediário de conhecimento sobre o assunto em
pauta, ficando entre a compreensão instrumental e a relacional e os outros 6 alunos,
16,2% (dezesseis vírgula dois por cento), permaneceram no nível de compreensão
instrumental, o que significa dizer que eles não conseguiram demonstrar
conhecimento sobre o assunto.
A 4ª questão é uma situação-problema que a solução envolve os conteúdos
conceituais do teorema de Pitágoras, equação do 2º grau e a extração de raiz
quadrada por aproximação. Exige do aluno a compreensão do procedimento para
resolução de problemas, equação do 2º grau e decomposição de um número em
fatores primos, requer também a utilização das atitudes de ler e interpretar, testar a
validade da resposta encontrada e discutir o resultado no ponto de vista teórico e
prático. Foram 29 alunos, o equivalente a cerca de 78,4% (setenta e oito vírgula
quatro por cento) conseguiram atender satisfatoriamente o objetivo proposto
demonstrando entendimento no conteúdo explorado, o que nos faz categorizá-los no
nível de compreensão relacional. O correspondente a 8,1% (oito vírgula um por
cento), ou 3 alunos, atingiram parcialmente o objetivo ficando no nível intermediário
entre a compreensão instrumental e a relacional, e os outros 13,5% (treze vírgula
cinco por cento), 5 alunos ficaram no nível de compreensão instrumental.
A 5ª questão é uma situação contextualizada e requer do aluno o
conhecimento sobre os conteúdos conceituais sobre área e perímetro de quadrado,
o teorema de Pitágoras, equações do 2º grau incompletas, racionalização de
denominadores de frações, e o cálculo de raiz quadrada por aproximação. Exige
conhecimento sobre os procedimentos para aplicação do teorema de Pitágoras, os
procedimentos para o cálculo de área e perímetro de um quadrado, e também para
resolver equações do 2º grau incompletas. Oferece condições para as atitudes de
leitura e interpretação de enunciados, escolha de um procedimento adequado para
resolução e testar a solução encontrada.