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TURISMO CULTURAL
ORIENTAÇÕES BÁSICAS
BRASIL - 2006
TURISMO CULTURAL
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1
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3
4
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6
1 - Mike Ronchi
2 - Rui Faquini
3 - EMBRATUR
4 - Mike Ronchi
5 - EMBRATUR
6 - EMBRATUR
Ficha Técnica
Coordenação Geral
Tânia Brizolla
Coordenação Técnica
Mara Flora Lottici Krahl
Assessoria Técnica
Carolina Juliani de Campos
Assessoria Jurídica
Álvaro Cavaggioni
Revisão Técnica
Stela Maris Murta
Colaboração
Carmélia Amaral
Norma Martini Moesch
Rosana França
Agradecimentos
Coordenação-Geral de Regionalização
EMBRATUR – Gerência de Segmentação e Produtos
Grupo Técnico Temático – GTT de Turismo Cultural da Câmara Temática da Segmentação
Elaboração
OngTour – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento do Turismo
Ministério do Turismo
Secretaria Nacional de Políticas de Turismo
Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico
Coordenação-Geral de Segmentação
www.turismo.gov.br
Telefone (61) 3445 3450
Fax (61) 3445 3457
Presidente da República Federativa do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Ministro do Turismo
Walfrido dos Mares Guia
Secretário-Executivo
Márcio Favilla Lucca de Paula
Secretário Nacional de Políticas do Turismo
Airton Pereira
Diretora de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico
Tânia Brizolla
Coordenadora-Geral de Segmentação
Mara Flora Lottici Krahl
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ORIENTAÇÕES BÁSICAS
TURISMO CULTURAL
Distribuição Gratuita
Impresso no Brasil – Printed in Brazil
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
338.47(81)
756b
Brasil. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de
Turismo
Turismo cultural: orientações básicas / Ministério do Turismo,
Coordenação - Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do
Turismo, 2006.
44 p. : il. ; 30 cm.
Inclui anexos e bibliogra a.
Representa parte de uma série de publicações que abordam o tema
turismo.
1. Turismo - manual. 2. Cultural - aspecto. 3. Cultura. 4.
Legislação. 5. Turismo – mercado. 6. Turismo – características
I. Título.
3
A
PRESENTAÇÃO
A diversi cação da oferta turística mundial em relação às tendências da demanda, entre
outros fatores, ocasionam a expansão do mercado e o surgimento e consolidação de
variados segmentos turísticos. A segmentação, nesse caso, é entendida como uma forma
de organizar o turismo para ns de planejamento, gestão e mercado.
Os segmentos turísticos podem ser estabelecidos a partir dos elementos de identidade
da oferta e também das características e variáveis da demanda. No que se refere à
oferta, o Brasil apresenta recursos ímpares que, aliados à criatividade do povo brasileiro,
possibilitam o desenvolvimento de diferentes experiências que de nem tipos de turismo
– Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Turismo de Aventura e tantos outros. A
transformação de tais recursos em atrativos, de modo a constituírem roteiros e produtos
turísticos, utiliza a segmentação como estratégia principal. Para tanto, são necessárias
medidas que visem a estruturação, o desenvolvimento, a promoção e a comercialização
adequadas à singularidade de cada segmento.
Diante desse desa o, o MTur apresenta este documento orientativo – Turismo Cultural:
Orientações Básicas – a partir da noção de território que fundamenta o Programa de
Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, com o intuito de oferecer subsídios a
gestores públicos e privados, na perspectiva da diversi cação e caracterização da oferta
turística brasileira. Este trabalho enfoca desde aspectos conceituais e legais, abordando
o per l do turista, a identi cação de agentes e parceiros, até as peculiaridades relativas à
promoção e comercialização.
Com esta proposta de segmentação, mais que aumentar a oferta turística brasileira, espera-
se que o turismo possa contribuir, efetivamente, para melhorar as condições de vida no
país a partir das novas oportunidades que a estruturação deste e de outros segmentos
possibilitam.
5
S
UMÁRIO
INTRODUÇÃO
2 ENTENDENDO O SEGMENTO 09
2.1 A relação turismo e cultura 09
2.2 Conceituação e características do Turismo Cultural 10
2.3 O turista cultural 13
3 BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CULTURAL 15
3.1 A viabilidade para o Turismo Cultural 15
3.2 Aspectos legais 17
3.3 Identi cação de agentes e parceiros 21
3.4 Envolvimento das comunidades 22
3.5 Tematização: conferindo identidade aos produtos turísticos 23
3.6 Aspectos gerais de estruturação do segmento 24
3.7 Agregando valor aos atrativos 29
4 TURISMO CULTURAL E MERCADO 31
4.1 Aspectos de promoção e comercialização 31
4.2 Potencializando a promoção do Turismo Cultural 33
5 REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS 35
ANEXO 37
7
I
NTRODUÇÃO
A pluralidade da cultura brasileira tem sido aclamada pelos governos e pela sociedade como
uma das principais características do patrimônio do país, ao lado dos recursos naturais,
o que pode signi car para o turismo a possibilidade de estruturação de novos produtos
diferenciados, com o conseqüente aumento do uxo de turistas. O grande mérito desta
possibilidade é fazer do turismo uma atividade capaz de promover e preservar a nossa
cultura. Nesse caso, cultura e turismo con guram, em suas diversas combinações, um
segmento denominado Turismo Cultural – que se materializa quando o turista é motivado a
se deslocar especialmente com a nalidade de vivenciar aspectos e situações que podem
ser considerados particularidades da cultura.
Porém, o inegável potencial do Brasil para este segmento está longe de ser aproveitado
em sua magnitude – a maioria dos produtos turísticos carece de quali cação e há, ainda,