
30
Esta problemática não é nova. Pelo contrário, é extremamente antiga e se
faz presente entre os questionamentos mais profundos em todas as épocas.
É exatamente neste contexto que Mircea Eliade situa os estados alterados
de consciência: um estado no qual o ser humano teria acesso a realidades
profundas, arquetípicas, capazes de ressignificar a realidade vivida pelo sujeito que
as experimenta. Segundo Eliade (1993, p. 52):
Each of the major religions and philosophies of the world speaks,
often in symbolic terms, about states of consciousness other than
those of our ordinary experience. According to these teaching, we
have the potential to experience qualitatively different levels of
perception, awareness, and orientation toward ourselves, others, and
the universe.
[…] Transformation to higher states of consciousness may result from
adherence to the ideas, methods, and prescrib meditations of an
authentic religious discipline, whereby consciousness is refined,
converted, and realigned from “the coarse to the fine. The higher, or
superior, states are characterized by enhanced faculties of attention,
thought, feeling, and sensation. A new type of seeing becomes
prominent, and perception, awareness, and experience conform more
adequately and fully to the various levels of reality and truth in the
universe.
7
Assim, Eliade coloca de forma muito clara, que existem muitos estados de
consciência diferentes do habitual e cotidiano, estados esses que permitem vivenciar
os vários NÍVEIS DE REALIDADE existentes no universo.
Conceito semelhante é o proposto pelos fundadores do NEPER
8
: Alexander
Moreira de Almeida e Francisco Lotufo Neto. Segundo Almeida & Lotufo Neto
(2003):
O termo experiência anômala (E.A ) é empregado para designar uma
experiência incomum (Ex: alucinação, sinestesia (sic) ) ou que,
embora seja relatada por muitas pessoas (Ex: Vivências interpretadas
7
A maioria das religiões e filosofias do mundo fala, ao menis em termos simbólicos, sobre estados de
consciência diferentes daqueles de nossa experiência cotidiana.
De acordo com esses ensinamentos, nós temos o potencial para experimentar tipos de percepção,
consciência e orientação qualitativamente diferentes em relação a nós mesmos, aos outros e ao
universo. A transformação para estados superiores de consciência podem resultar da aderência a
idéias, métodos e meditações prescritas em uma disciplina religiosa autêntica, aonde a consciência é
refinada, convertida e realinhada. O estado superior é caracterizado por uma aperfeiçoada capacidade
de atenção, raciocínio, sentimentos e percepções. Um novo tipo de visão acontece, aonde percepção,
consciência e experiências assimilam de forma mais adequada e completa os vários níveis de
realidade e verdade do universo. (Tradução livre do autor)
8
NEPER: Núcleo de Estudos de problemas espirituais e religiosos vinculado ao Instituto de
Psiquiatria HC – FM – USP.