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A Conferência das Nações Unidas para Meio
Ambiente e o Desenvolvimento UNCED- 9 2 ,
mais conhecida como RIO 92, foi uma das
grandes mega conferências organizadas pelas
Nações Unidas na década dos 90 e provavelmen-
te a que teve uma influência mais duradoura.
Diferentemente de muitas das outras do
mesmo tipo, que trataram de questões como
desarmamento, discriminação racial e geno-
cídio, a RIO – 92 foi o resultado do trabalho
desenvolvido originalmente por cientistas e não
por diplomatas ou políticos. É o trabalho de
cientistas durante dezenas de anos, analisando
os impactos do desenvolvimento sobre o meio
ambiente, que deu origem à Comissão
Brundtland que levou a Assembléia Geral das
Nações Unidas a decidir realizar a RIO – 92.
No trabalho desta Comissão influíram muito
os trabalhos científicos sobre a destruição da
camada de ozônio, mudanças climáticas e os
impactos do uso da energia no meio ambiente.
Daí se originou o conceito de desenvolvimento
sustentável que caracteriza o período pós RIO –
92 até hoje.
A influência dos cientistas na gênese da RIO
– 92 teve a participação de cientistas brasileiros
entre os quais Paulo Nogueira Neto, um dos
membros da Comissão Brundtland, e de diver-
sos brasileiros, todos membros da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência, ouvidos
por ela quando em visita ao Brasil.
Quando se iniciaram em 1991 os trabalhos
preparatórios da Conferência do Rio o então
Presidente da República, Fe rnando Collor,
apoiou entusiasticamente a iniciativa como um
dos meios para aumentar sua projeção
internacional e a própria legitimidade interna
ameaçada pelo processo de “ i m p e a c h m e n t.
Coube a mim, como Secretário de Meio
Ambiente da Presidência da República, repre-
sentar o Brasil em vários eventos preparatórios
com os governos da Índia, China, Estados
Unidos e inúmeras organizações não governa-
mentais (ONGs).
A extraordinária participação de mais de
100 chefes de Estado, mais a imensa confe-
rência paralela das ONGs na Praia de Copaca-
bana, deram à RIO – 92 o seu caráter único.
O Itamaraty mobilizou na ocasião os seus
melhores quadros para participar da rodada
final de negociações que ocorreu durante a con-
ferência cujos principais resultados foram os
seguintes:
A Convenção do Clima assinada por todos os países,
inclusive os Estados Unidos
A Convenção da Biodiversidade assinada por todos
os países, com exceção dos Estados Unidos
A AGENDA 21
As Convenções são documentos da maior
importância porque, uma vez ratificadas, criam
direitos e obrigações tornando-se não
tratados internacionais mas sendo incorporadas
às leis dos países.
Isto já ocorreu com a Convenção do Clima
que deu origem em 1997 ao Protocolo de Kyoto
que adotou medidas concretas e mandatórias
para a redução das emissões responsáveis pelo
“efeito estufa”. O processo de ratificação ainda
não foi concluído, mas a recente Conferência de
Bonn em julho de 2001 abriu caminho para que
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RIO 92:
Dez anos depois
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ela ocorra. É frustrante que tenham sido
necessários 10 anos para se chegar ao ponto
que os cientistas desejavam ter chegado no Rio
em 1992 o que mostra a complexidade do
processo diplomático que reflete os custos e
benefícios que a redução das emissões trará à
economia dos países signatários.
De qualquer forma, em Kyoto o Brasil teve
uma participação atuante e os contatos entre os
cientistas e o Governo se tornaram muito pró-
ximos ao mesmo tempo que aumentou o número
de interessados em mudanças climáticas. O
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, incor-
porado ao Protocolo de Kyoto resultou de uma
proposta brasileira e deverá resultar em vanta-
gens significativas para os países em desenvol-
vimento no futuro.
A AGENDA 21 adotada na Rio – 92 teve
uma influência simbólica mas não tão efetiva
como a Convenção do Clima. Ela é um docu-
mento de caráter declaratório que não cria obri-
gações mas serve bem o papel de nortear as dis-
cussões. Mais que os próprios cientistas, quem
tem se interessado muito em propagar as idéias
de desenvolvimento sustentado, é o setor
empresarial.
O Governo tem também se movimentado e
criou uma Comissão Interministerial de
Mudanças Climáticas que tem um secretariado
que se ocupa do inventário das emissões e atua
como órgão de consulta entre os vários
ministérios. Além disso, foi criado o Fórum de
Mudanças Climáticas que não é governamental
e reúne um grande número de cientistas. O ex-
deputado federal Fábio Feldman é o secretário
executivo deste Fórum e um grande número de
ONGs desenvolve atividades nesta área. Tem
havido uma convergência significativa entre a
posição dos cientistas e o Governo no que se
refere a todas estas questões que é uma situação
muito diferente do que ocorria no período 1975
– 1985 em que o confronto era a regra e não a
exceção.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência teve uma forte atuação no evento
denominado RIO+5 que se realizou no Rio de
Janeiro para marcar o 5º aniversário da RIO –
92 mas o tema das mudanças climáticas não
tem sido objeto de muitas discussões nas suas
reuniões anuais.
Esta situação deve mudar radicalmente no
futuro próximo porque no ano 2002 realizar-se-
á na África do Sul uma nova mega conferência
das Nações Unidas para marcar o 10º aniver-
sário da RIO – 92. Como parte do processo
preparatório realizar-se-ão inúmeros eventos no
mundo todo e muito provavelmente a SBPC fará
constar do programa de sua próxima reunião
anual discussões sobre o tema com cientistas,
ONGs e representantes do Governo.
O que se espera é que na África do Sul seja
retomado o entusiasmo que caracterizou a RIO
– 92 e que mais avanços sejam feitos na área de
desenvolvimento sustentável.
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José Goldemberg
Professor da Universidade de São Paulo e
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