encontra com um pai do Colégio Branco, você parece que está se encontrando
com um irmão, do tempo que a gente está junto na educação dos meninos
(Informante Pai A).
Nós temos um almoço uma vez por semana para as famílias onde o pai liga e
agenda que vem almoçar no colégio. Nós temos um self service e reservamos
uma mesa para aquela família. Durante o almoço tem uma apresentação de
alguma coisa que acontece no colégio para o pai ver, são resultados de
pesquisa, de teatro, um saral de poesias que nos já fizemos, apresentação de
musicas, então tem várias atividades que se realizam durante o almoço para
que o pai possa ver o acontece dentro da escola, ele pode entrar no ambiente
da escola, vai pra lá vai pra cá, isso acontece toda semana na sexta-feira
(Informante Profissional 8).
Nós temos escolas de pais, que é um programa aberto, o pai se matricula se
ele quiser, então tem tema que são rodados a gente procura profissionais da
cidade ou se tem alguém de fora pra trazer uma dinâmica, não é só uma
palestra, porque uma palestra no final da tarde, não é muito produtivo, então
tem várias dinâmicas que nos realizamos para pontuar determinados aspectos
que a gente quer pontuar para a família (Informante Profissional 8).
Tais relatos mostram como é possível desenvolver atividades mesmo que no
segmento do Ensino Fundamental II. Evidenciam que os pais estão sendo cuidados.
“Não só os filhos precisam, os pais também precisam de pessoas que sejam
referências para eles” (Informante Profissional 1). Essa perspectiva é defendida
também por Schargel (2002), ao afirmar que as atividades escolares permitem que a
família e o corpo técnico-pedagógico se unam no espírito de alegria e descontração.
Ele inclusive cita como exemplo de atividade os almoços, como uma possibilidade de
abertura da escola para a família em horário alternativo que facilite a sua presença.
Nessa área de relações humanas, na humanização, eu investiria na formação
humana dos professores mais principalmente da equipe técnica e dos diretores
de escola, porque não adianta investir na formação do professor se o diretor e
toda a equipe técnica, coordenador, supervisor, psicólogo orientador
educacional também não se dispõe a esse movimento, Teríamos resultados
brilhantes, gratificantes na relação família-escola se nos trabalhássemos as
relações dentro da escola, tanto quanto trabalhamos a formação pedagógica, a
escola viveria um outro momento, e ser amigo da escola seria um desejo da
família (Informante Profissional 9)