
Recurso adquirido na aliança
estratégica
Programas nos quais o
recurso foi posteriormente
utilizado
O recurso é valioso? O recurso é raro?
O recurso é imperfeitamente
imitável?
O recurso é impossível de ser
substituído?
Know-how em gestão de
projeto de compartilhamento
de risco.
LJ/VLJ.
Sim. O know-how em gestão
de projeto de
compartilhamento de risco
capacita a empresa a assumir
posição nobre na cadeia de
suprimentos da indústria
aeronáutica – a de projetar a
aeronave e integrar os
sistemas desenvolvidos pelos
parceiros e/ou fornecedores.
Sim. A liderança de um pool
de parceiros de risco impõe
desafios significativos na
gestão do nexo de contratos e
relacionamentos para que o
projeto se desenvolva de
acordo com o cronograma e o
orçamento previstos e seja
produzida uma aeronave de
qualidade. Pouquíssimas
empresas detêm este know-
how na gestão de projetos em
que há compartilhamento de
risco.
Sim. O conhecimento
tecnológico e gerencial
necessário para liderar
parcerias de compartilhamento
de risco num projeto
aeronáutico é resultado de alta
experiência e know-how, não
sendo, portanto, imitável.
Em termos. Os projetos
desenvolvidos sob a forma de
parcerias de risco podem ser
substituídos pela configuração
tradicional na indústria,
envolvendo relações
comerciais usuais entre
comprador e fornecedores.
Este modelo, entretanto, é
mais alavancado e arriscado
que o modelo de parcerias de
compartilhamento de risco,
carregando os riscos
normalmente mitigados pelo
compartilhamento.
Execução de harmonização
técnica durante o projeto de
aeronaves (através do Centro
de Realidade Virtual – CRV).
LJ/VLJ.
Sim. Sem este recurso é muito
difícil desenvolver um projeto
verdadeiramente integrado
com parceiros de riscos, o que
inviabiliza todo o modelo de
negócio dos últimos projetos
da empresa.
Sim. Pouquíssimas empresas
possuem acesso a uma
ferramenta tão poderosa como
o CRV e menos ainda
possuem a capacidade que a
Embraer possui em gerir o
conjunto de
fornecedores/parceiros como a
empresa brasileira.
Sim. O conhecimento e a
experiência da Embraer na
integração de subsistemas e
gestão remota de parceiros e
fornecedores é única, fruto da
sua história de vários projetos
envolvendo alianças
estratégicas. Este know-how é
impossível de ser emulado e
as particularidades são muitas,
tornando o recurso não
imitável.
Sim. Este know-how é
decorrente da participação da
Embraer em várias alianças
estratégicas e participação em
processos de harmonização
técnica de aeronaves.