
instalação, cm abril de 1993, do Conselho Nacional dos Direitos da Crian-
ça e do Adolescente — CONANDA.
No entanto, cm face da heterogeneidade econômica c cultural do País
e cm respeito ao princípio federativo e de participação que deve reger o Plano
Decenal, o primeiro passo para iniciar sua elaboração foi articular, sob a
coordenação e a responsabilidade do MEC, a composição de um Grupo Exe-
cutivo constituído por representantes do próprio MEC, do Conselho Nacional
de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) c da União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
Para dar apoio ao processo de elaboração e ampliar sua dimensão po-
lítica c técnica, foi instituído, também, o Comitê Consultivo do Plano, inte-
grado inicialmente pelas seguintes entidades: CONSED ; UNDIME, Con-
selho Federal de Educação (CFE); Conselho de Reitores das Universidades
Brasileiras (CRUB); Confederação Nacional das Indústrias (CNI); Confcrên-
cia Nacional dos Bispos do Brasil/Movimento de Educação de Base
(CNBB/MEB); Confederação Nacional dos Trabalhadores' em Educação
(CNTE); UNESCO e UNICEF. Posteriormente, este colegiado foi ampliado,
incluindo-se o Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, a Confederação
Nacional das Mulheres do Brasil (CNMB), a Ordem dos Advogados do Bra-
sil (OAB) e o Ministério da Justiça.
A mobilização das entidades participantes do Comitê Consultivo do
Plano propiciou o desencadeamento de uma significativa série de debates, em
todo o País, sobre seus mais importantes problemas educacionais e a respeito
das alternativas estratégicas para enfrentá-los. Em sequência, as contribui-
ções oferecidas por estes debates foram consolidadas durante a Semana Na-
cional de Educação para Todos realizada em Brasília, de 10 a 14 de maio
de 1993, e incluídas no Plano Decenal.
É importante ressaltar que, ao encerrar-se essa Semana, os repre-
sentantes das três esferas de governo, federal, estadual c municipal firmaram
o Compromisso Nacional de Educação para Todos, estabelecendo diretri-
zes norteadoras das políticas da educação para os próximos anos. A associa-
ção das demais entidades participantes ampliou a representatividade social da
iniciativa.
Os compromissos que o governo brasileiro assume, de garantir a sa-
tisfação das necessidades básicas de educação de seu povo, expressam-se no
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, cujo objetivo mais
amplo e asssegurar, até o ano 2003, a crianças, jovens e adultos, conteúdos