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Presidente da República:
Fernando Henrique Cardoso
Ministro de Estado da Educação e do Desporto:
Paulo Renato Souza
Secretário Executivo:
Luciano Oliva Patrício
Secretária de Educação Fundamental:
Iara Glória Areias Prado
Diretora do Departamento de Política da Educação Fundamental:
Virgínia Zélia de Azevedo Rebeis Farha
Coordenadora Geral de Apoio às Escolas Indígenas:
Ivete Maria Barbosa Madeira Campos
Equipe Técnica:
Deuscreide Gonçalves Pereira, Deusalina Gomes Eirão, Célia Honório Pereira, Andréa
Patrícia Barbosa de Carvalho, Cristiane de Souza Geraldo.
Comitê de Educação Escolar Indígena:
Iara Glória Areias Prado-Presidente, Susana Martelleti Grillo Guimarães, Meiriel de
Abreu Sousa, Luís Donisete Benzi Grupioni, Sílvio Coelho dos Santos. Aldir Santos de
Paula, Rosely Maria de Souza Lacerda, Jadir Neves da Silva, Darlene Yaminalo
Taukane, Alice Oliveira Machado, Valmir Jesi Cipriano, Algemiro da Silva, Nietta
Lindemberg Monte, Bruna Franchetto, Terezinha de Jesus Machado Maher, Nilmar
Gavino Ruiz, Marivânia Leonor Furtado Ferreira, Júlio Wiggers, Álvaro Barros da
Silveira, Gersen José dos Santos Luciano e Walderclace Batista dos Santos.
Publicação financiada pelo MEC - Ministério da Educação e do Desporto, dentro
do Programa de Promoção e divulgação de Materiais Didático-pedagógicos sobre as
Sociedades Indígenas, recomendada pelo Comitê de Educação Escolar Indígena.
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Adornos e pintura corporal Karajá
Coleção Textos Indígenas
Série Cultura
Adornos e pintura corporal Karajá
Programa de Educação Indígena para o Estado do Tocantins
Convênio Governo do Estado do Tocantins / FUNAI / UFG
2
a
Edição/1998
PROJETO DE EDUCAÇÃO INDÍGENA PARA O ESTADO DO TOCANTINS
COORDENAÇÃO:
Profa. Dra. Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira
ÁREA PEDAGÓGICA
Responsável: Profa. Dra. Sílvia Lúcia Bigonjal Braggio
Co-responsável: Maria do Socorro Silva do Vale
ÁREA DE ANTROPOLOGIA
Responsável: Edna Luisa de Melo Taveira
ÁREA DE LINGÜÍSTICA
Responsável: Lydia Poleck
Co-responsável: Haruê Yamanaka
ÁREA DE ESTUDOS SOCIAIS
Responsável: Suzana Guimarães Grillo
Publicação:
Organizadora: Lydia Poleck
Apoio Técnico: Marisa Damas
FICHA CATALOGRÁFICA
A241 Adornos e pintura corporal Karajá. Goiânia, 1994.
47p. ilust. (Textos Indígenas, Série Cultura).
Programa de Educação Indígena para o Estado do Tocantins. Convênio Governo do Estado do Tocantins / FUNAI /
UFG.
1. Karajá - Adornos e pintura corporal. I. Título. II. Série.
CDU 39
Sumário
Apresentação 7
Uma explicação necessária 8
Como as crianças Karajá aprendem a desenhar 10
Pintura diária 12
O preparo da tinta 14
Pintura do menino jyre 16
O menino jyre 18
Pintura do bòdu 20
Preparos para a festa do rapaz 22
Pintura corporal de rapaz 24
Preparos para a festa 26
Pintura corporal e adornos Javaé 28
Como uma moça Javaé se prepara para a festa de Aruanã 30
Pintura do corpo da mulher Javaé 32
Pintura corporal de moça Javaé 34
Pintura de corpo de moça Javaé 36
Pintura e adornos de moça Karajá na festa de Aruanã 38
Pintura usada por moça Karajá na festa de Aruanã 40
Pintura do Dia do Índio 42
Pintura corporal de adulto 44
Pintura usada pelas pessoas rnais velhas 46
Apresentação
Os textos e as ilustrações que compõem este livreto forarn produzidos por professores
Javaé, Karajá e Xambioá na IV etapa do Curso de Formação realizado em Formoso do
Araguaia, Estado do Tocantins.
Nessa ocasião, os professores desenvolveram uma atividade de produção de textos cujo
objetivo era o de dar suporte a uma exposição do Projeto com peças relativas à temática
Festas, selecionadas e trazidas das aldeias. O resultado dessa atividade surpreendeu pela
riqueza de detalhes nas ilustrações e pela variedade de pontos de vista de cada professor.
A forma dos textos foi dada pelos autores indígenas. Entretanto, elesom caráter
definitivo:o textos abertos, devendo ser retomados através de discussões nas escolas e
comunidades das aldeias de origem. Esta publicação significa apenas um primeiro passo para
que o próprio professor índio explicite o saber compartilhado por todo o grupo, reelaborando
e registrando esse conhecimento com os alunos.
Espera-se também que esses textos auxiliem os envolvidos no processo de revitalização
que ocorre neste momento entre os Karajá de Aruanã e entre os Xambioá.
Uma explicação necessária
O Projeto de Educação Indígena para o Estado do Tocantins tem como pressuposto
maior desenvolver atividades significativas para os grupos que dele participam: Apinajé,
Javaé, Karajá, Krahô, Xambioá e Xerente. Essas atividades partem sempre da realidade
vivida pelo professor índio; baseiam-se no que ele sabe, sente e interpreta. E é assim que
surgem textos verdadeiros e completos do ponto de vista da significação.
Nessa perspectiva, o Projeto busca desenvolver atitudes que deverão se refletir na
prática do professor com suas crianças: em cada etapa do Curso de Formação trabalha-se
como o professor índio, em sua escola. Essas atitudes deverão, no futuro, ser cultivadas por
ele próprio na formação de outros professores.
Dessa forma, espera-se que a prática, o uso e a familiaridade com a escrita contribuam
para a formação de professores produtores e fomentadores dessa escrita.
Os primeiros textoso em português para atender à solicitação dos grupos de se
propiciar a troca de conhecimento entre eles e de compartilhar experiências.
Para a publicação, mantiveram-se as características da construção textual indígena e
a expressão própria em língua portuguesa, respeitando-se as estruturas e a organização.
Sílvia Lúcia Bigonjal Braggio
Lydia Poleck
Adornos e pintura corporal Karajá
Como as crianças Karajá aprendem a desenhar
As crianças Karajá aprendem a desenhar olhando, e depois imitando, quando ae está
fazendo cerâmica.
Depois, as crianças começam a fazer o desenho na areia à beira do rio, no chão, na
terra, com carvão. Isso acontece quando a criança tem de 7 a 8 anos.
Os desenhos que as crianças aprendemo os desenhos que elaso pintar no corpo
de outro Karajá, quando elas ficarem grandes.
Mas esses desenhoso ser usados também nas esteiras, nos cestos, nos remos, nos
objetos de cerimônia e na cerâmica.
s fazemos muita cestaria em trançado.o os homens que fazem o cesto.
As mulheres fazem lindas esteiras para casamento, para cerimônia de festa, e para
serem usadas no terreiro ou para dormir dentro de casa.
IJYRARU KARAJÁ
Ilustração: Luiz Pereira Kurikalá Karajá
Pintura diária
Esse desenho da pintura diária chama-se benorayri. Isso quer dizer: 'desenho do peixe
tucunaré'.
Essa pintura corporal pode ser usada em qualquer idade.
JOEL WAHURI KARAJÁ
Ilustração: Joel Wahuri Karajá
O preparo da tinta
O desenho usado na pintura do peito e das coxas chama-se hojuju. Qualquer índio
Karajá pode pintar-se assim: criança ou adulto.
Quando os índios se preparam, fazem a tinta da fruta de jenipapo.
A gente rala o jenipapo e depois mistura com outra tinta. Essa tinta chama-se ixarurina.
Depois disso, a gente leva ao sol para que a tinta fique rnais preta.
Quando a tinta já está boa, a gente prepara um pauzinho para fazer a pintura.
Quem pinta é sempre outra pessoa: pode ser homem ou mulher, ou então o avô ou a
avó de um rapaz, por exemplo.
Quem faz a pintura do rosto é uma mulher.
Depois de fazer a pintura do rosto, a genteo come. Só se pode fazer isso depois que
a tinta fica firme no rosto.
MALUÁ KARAJÁ
Ilustração: Maluá Karajá
Pintura do menino jyre
O menino Karajá, quando deixa a infância, tem que participar de Hetohoky e usar
pintura corporal.
Quando ele participa da festa pela primeira vez, ele pinta o corpo inteiro com tinta de
jenipapo e raspa a cabeça. Então, o menino fica conhecido como jyre por causa da pintura e
do cabelo. Dessa forma, o pessoal sabe que ele está participando da festa eo o considera
rnais weryry 'menino'. Ele é considerado jyre 'menino jovem'. A pintura significa 'pintura de
ariranha'.
Naquele período em que o jyre está todo pintado de preto e o cabelo aindao cresceu,
ele tem uma função: enquanto os homens estão na casa de Hetohoky, jyre faz tudo para os
mais velhos: busca água, lenha, comida, etc. As mulheres da aldeia mandam recado para os
homens através do jyre.
O menino, enquanto está no jyre,o pode usar outra pintura. Jyre, para o Karajá,
Javaé e Xambioá, é o período em que o menino está terminando a infância.
Às vezes ele chora quando se pinta pela primeira vez, isto é, quando participa da festa.
SINVALDO KARAJÁ
Ilustração: Jurandìr Mabulewe Karajá
O menino jyre
As pessoas falam com o pai ou ae no dia em que o menino vai pintar o corpo
inteiro. Aquele que falou com o pai ou a mãe, passa a tinta de jenipapo, e também corta o
cabelo do menino bem caprichado, bem raspadinho., as pessoas chamam o menino de jyre.
E o menino começa a ver a casa de Aruanã.
Se alguém quer alguma coisa, manda o jyre buscar em casa. Ele corre bem rápido e traz
no mesmo instante.
O meninoo pode ficar sem passar a tinta de jenipapo, fica sempre pintado de preto
até crescer e passar a bòdu.
JURANDIR MABULEWE KARAJÁ
Ilustração: Jurandir Mabulewe Karajá
Pintura do bòdu
t
s chamamos de bòdu esse rapazinho de 13 anos. A pintura do bòdu chama-se tõsõ
pintura de pica-pau'.
O bòdu usa vários enfeites no braço como o dexi. No pescoço ele usa ixiura que é bem
feito, de várias voltas. As voltaso de cores variadas: branco, amarelo, vermelho, azul, preto
e verde. Essas coreso rnais usadas na região dos Karajá.
O cabelo do bòdu é bem compridinho.
Depois, o bòdu passa para rapaz.
JURANDIR MABULEWE KARAJÁ
Ilustração: Jurandir Mabulewe Karajá
Preparos para a festa do rapaz
No dia da festa, o rapaz coloca todos os enfeites dele. Mas, antes disso, a irmã prepara
a tinta de jenipapo.
Antes de o rapaz se pintar, ele toma banho e depois enxuga o corpo., a irmã dele ou
outra pessoa começa a pintar o rapaz. Só então ele coloca todos os enfeites, que são: raheto
na cabeça, dohorywe nas orelhas, nõhõ no peito, dexi junto com woudexi no braço, wetaana
no quadril e wylairi na perna.
Depois que a festa termina, ele retira todos os enfeites. Quem guarda os enfeites do
rapaz é o pai dele ou o tio.
JURANDIR MABULEWE KARAJÁ
Ilustração: Jurandir Mabulewe Karajá
Pintura corporal de rapaz
A pintura do corpo desse rapaz é feita com tinta de jenipapo.
Quando ae quer pintar o rapaz, ela prepara a tinta, pega jenipapo, rala e coloca num
cuité. Depois, ela pega carvão, ajunta com a massa de jenipapo e amassa com a mão. Logo
a massa de jenipapo se transforma em tinta pretinha.
Ae entrega a tinta para o cunhado do rapaz. O cunhado prepara um pincel, que é
feito de pauzinho de buriti. O cunhado escolhe uma pintura para o tronco e para a coxa. Pode
ser qualquer uma que ele sabe.
Neste desenho, a pintura chama-se txaòhi òbirariti, que quer dizer 'Aruanã'.
A pintura do peitos chamamos de ixalyby e do rosto, ijòriti.
Os adornos do rapazo os seguintes:
Raòtue - é usado amarrado no cabelo e é feito de algodão; quem faz esse adorno é a
mulher, homemo faz.
Dohorywe - brinco - é feito com pena de arara, amarrada com fio de algodão, um
espinho e um casco de conchinha.
Dexi - é feito de algodão, dura muito e é usado no braço.
Woudexi - é feito também de algodão, tingido de urucum e é usado no braço.
r
Wetakana - cinto feito de seda de buriti, penas de colhereiro e de arara. E usado nos
quadris.
Deobute - é usado nas pernas e é feito de algodão tingido com urucum.
Ixiura - colar - é feito de miçangas, tem várias voltas e muitas cores.
Raheto - cocar feito de pauzinho de buriti coberto de algodão, penas de jaburu, arara
e urubu. Usado na cabeça.
WADOI KARAJÁ
Ilustração: Wadoi Karajá
Preparos para a festa
Quando vai ter festa, ae do rapaz se preocupa em juntar as coisas para a festa: fio
de algodão, penas de colhereiro, penas de periquito, penas de arara vermelha ou azul, etc.
Ela tinge o algodão com urucum para ficar bem bonito. Urucum é uma semente. Com
as sementes ela faz o seguinte: coloca água na tigela de cuité,e urucum, pega um pauzinho
e soca.
Depois, ae do rapaz corta linha de algodão para fazer woudexi, wylairi e dexi.
Estes enfeites sóo usados na festa de Hetohoky.
JOSÉ HANI KARAJÁ
Ilustração: José Hani Karajá
Pintura corporal e adornos Javaé
Entre os Javaé sempre existiu a pintura de corpo, que é feita com jenipapo.
Quando o Javaé é jovem, ae ou a tia pinta o corpo do rapaz, eo só em dia de
festa, pode ser também em dia normal.
Nesse desenho, o rapaz está usando a pintura kòekòe e kurawò.
Depois que é feita a pintura, o jovem Javaée colar de continhas, dexi no braço; na
cabeça ele usa um raheto, que é diferente daquele que os Karajá usam. E muito lindo!
O rapaz também leva nao uma borduna de pau d'arco.
LUCIRENE BEHEDERU JAVAÉ
Ilustração: Lucirene Behederu Javaé
Como uma moça Javaé se prepara para a festa de Aruanã
A moça, quando vai se preparar para a festa de Aruanã, pega o fruto do jenipapo, rala
o fruto, e depois elae um pouco de carvão na massa para ficar bem preto.
Com essa tinta ela pinta o rosto, o corpo e também os braços e as pernas.
Depois que passa um dia, Aruanã sai dançando.
A moça coloca dexi no braço, e kurawò no joelho.
A moça dança atrás de Aruanã até o meio dia. Depois Aruanã pára de dançar., a
moçao usa rnais pintura. Ela só vai usar quando tiver outra festa.
CLÁUDIO JAVAÉ
Ilustração: Cláudio Javaé
Pintura do corpo da mulher Javaé
Para a pintura do rosto, pernas e corpo da mulher, os Javaé usam a tintura de jenipapo.
Usam também urucum, misturado com óleo de babaçu e de tucum.
Os enfeites que as moças usam são: brinco, que é feito de pena de arara vermelha,
espinho de tucum para enfiar na orelha.
Elas usam enfeites nas pernas queo de algodão, tingidos com urucum.
As moças usam um cinto que é feito de embira da gameleira. Essa embira é retirada da
árvore com facão e é amaciada com pedra.
MANOEL MARUADIÁ JAVAÉ
Ilustração: Lucirene Behederu Javaé
Pintura corporal de moça Javaé
As moças Javaé começam a participar da festa aos doze anos de idade.
Nesse desenho, a pintura da coxa se chama kòekòe e a do braço, komyntaruera 'feijão
redondo'. No braço é txuxonoheraru 'rabo de quati'.
No rosto, a moça usa pintura de jenipapo, irasó.
Os pés, walabá,o pintados nas pontas.
LUCIRENE BEHEDERU JAVAÉ
Ilustração: Lucirene Behederu Javaé
Pintura de corpo de moça Javaé
Esse desenho mostra uma moça pintada como no tempo antigo.
Os cabelos eram compridos e elas usavam brinco nas orelhas - esse elas ainda usam.
O braço é pintado com jenipapo e o desenho se chama hãwyy axiòriti. Esse desenho
só mulher usa.
Na coxa e na perna pode usar qualquer desenho. O desenho da coxa chama-se kurawò
e o da perna, urewoti.
MANOEL MARUADIÁ JAVAÉ
Ilustração: Manoel Maruadiá Javaé
Pintura e adornos de moça Karajá na festa de Aruanã
Essa moça pintou todo o corpo de jenipapo. Ela só se pinta para a festa de Aruanã; na
festa de Hetohoky elao se pinta.
Na festa de Aruanã elao pode dançar sem adornos. Essa moça se chama Nahuria
e a pintora Loiwa.
Loiwa escolheu uma pintura para o tronco, coxa e braços que se chamam oe oe (pintura
do tronco) e hãru (pintura dos braços e coxa).
Os adornos que a moça usa são:
- Kue (capivara) - brinco feito de pena de arara amarela e tem um fio de algodão com
um espinho e um dente de capivara.
- Ixiura - colar feito de miçanga, com várias voltas e é colocado no pescoço.
- Dexi - é feito de algodão, assim dura muito. Coloca-se no pulso.
- Deobute - é feito de algodão, tingido de urucum. Coloca-se na perna.
- Dexiraru- é feito de pena de arara, amarelo. Coloca-se no braço.
- Wylairi - é feito de algodão, tingido de urucum. Coloca-se na perna.
- Nohõsa - é feito de algodão. Põe-se nas costas.
- Dohoboraty - é feito de pena de arara, vermelha. Coloca-se na orelha.
- Txubola - é feito de algodão. Coloca-se nos quadris.
- Tuu - cinto de entrecasca, para cobrir o sexo.
WADOI KARAJÁ
ilustração: Wadoi Karajá
Pintura usada por moça Karajá na festa de Aruanã
O desenho pintado no braço e na perna da moça chama-se òtubonabròriti, que significa
'pintura de jabuti'.
O desenho usado nas coxass chamamos de rarajié-riti. Isso significa 'desenho do
urubu caçador'.
ISMAEL KUHANAMA KARAJÁ
Ilustração: Ismael Kuhanama Karajá
r
Pintura do Dia do Indio
Em Xambioá, onde sou professor,o se pratica mais nenhuma espécie de dança e
pintura típica dos Karajá-Xambioá. Mas quando é tempo de festa, principalmente a festa do
Dia do índio,o apresentados alguns tipos de dança para o público presente.
Um pouco antes da festa, é feita uma reunião para se escolher uma das moças da aldeia
que vai ser a rainha. Um dia antes da festa, ou seja, dia 18, a moça é convidada para ir à casa
da mulher rnais velha da aldeia que vai preparar a tinta de jenipapo e urucum.
Quando amanhece, é dia 19 de abril. A moça é levada novamente para a casa da mulher
rnais velha para que sejam colocados todos os enfeites em seu corpo. A moça recebe todo o
preparo como se vê no desenho. Depois, coloca-se uma faixa branca com letras verdes e, a
seguir, entrega-se uma bandeira da FUNAI para ela.
Depois de tudo isso, ela é levada para o centro do campo de futebol onde ela dá o
primeiro toque na bola, para o início da partida.
AUGUSTO KURAHÁ KARAJÁ
Ilustração: Augusto Kurahá Karajá
Pintura corporal de adulto
Essa é urna pintura usada pelos adultos. Quem faz a pintura escolhe o desenho. Neste
desenho, a pintura é hojuju, que quer dizer 'gancho'.
A tinta é feita de jenipapo e é fabricada pela mulher. Ela pega seis frutas de jenipapo
verde e começa a ralar. Depois, ela pega uma vasilha de cuité ou tigela,e água e passa
fuligem.
Os pintoreso sempre pessoas da família daquele que vai se pintar: pode ser o pai do
rapaz, ae ou o cunhado.
O pintor ou a pintora prepara o talo de taboca ou de taquari e cobre com algodão,
amarrado ao talo com linha de algodão.
IJYRARU KARAJÁ
Ilustração: Ijyraru Karajá
Pintura usada pelas pessoas rnais velhas
Os rnais velhos, quando é dia de festa, se pintam assim.
O desenho da pintura da perna é hãru - 'peixe pacu'.
A pintura da coxa chama-se oe oe.
No peito, de lado, indo para as costas, o desenho é chamado de txnxò noheraru - 'rabo
de quati'.
LUIZ PEREIRA KURIKALÁ KARAJÁ
Ilustração: Luiz Pereira Kurikalá Karajá
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