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Quadro nº 2: O que se Espera de um Sistema de Administração de Materiais
Planejar as necessida-
des futuras de capaci-
dade produtiva da or-
ganização.
A necessidade de planejar necessidades futuras de capacidade deve-se a uma característi-
ca fundamental dos processos decisórios que envolvem obtenção de recursos: a inércia da
decisão ou, em outras palavras, o tempo que necessariamente tem de decorrer entre o
momento da tomada de decisão e o momento em que os efeitos da decisão passam a fa-
zer-se sentir. [...] não só é necessário planejar as necessidades futuras de capacidade pro-
dutiva, como também fazê-lo levando em conta vários horizontes futuros. É importante,
por exemplo, enxergar as necessidades futuras com um longo horizonte de antecedência
[...] para que se possa tomar hoje decisões melhores quanto a possíveis grandes incremen-
tos de capacidade, que são decisões de grande inércia. É também essencial enxergar as
necessidades futuras com um horizonte médio (alguns meses) para que se possa tomar
hoje melhores decisões quanto a possíveis incrementos médios de capacidade, que têm
inércia média.
Planejar materiais
comprados
Para que estes não cheguem nem antes nem depois, nem em quantidade maiores ou meno-
res do que aquelas necessárias ao atendimento da demanda. Isto para não causar interrup-
ções prejudiciais ao atendimento do nível pretendido, [...] para que a organização não
arque com os custos decorrentes de eventual sobra por compras excessivas. Estes custos
podem incluir os custos de manutenção de estoque, o custo de obsolescência, entre outros.
O planejamento dos materiais pode ser uma atividade extremamente complexa. [...] Tratar
esse nível de complexidade sem apoio de um sistema de informações é impossível.
Planejar os níveis ade-
quados de estoques de
matérias-primas, semi-
acabados e produtos
finais nos pontos certos
Nos anos 80, algumas empresas sofreram reveses competitivos importantes ao buscarem
de forma míope o chamado sistema de “estoque zero”. Elas muitas vezes baixaram de
estoques a níveis inferiores a suas necessidades estratégicas [...] fragilizando-se e tornan-
do-se mais vulneráveis aos ataques competitivos de concorrentes mais precavidos e sensa-
tos. Hoje, entende-se que os estoques devem ser reduzidos sim, aos níveis mínimos neces-
sários a atender às necessidades estratégicas da organização.
Programar atividades
de produção para ga-
rantir que os recursos
produtivos envolvidos
estejam sendo utiliza-
dos, em cada momento,
nas atividades certas e
prioritárias
A questão da priorização é central em sistemas de administração de produção. Os recursos
são, na maioria das vezes, escassos. Toda vez que um recurso acaba de executar determi-
nada atividade, ficando vago e pronto para executar a próxima, a seguinte questão é colo-
cada: [...] Qual das atividades, entre aquelas que aguardam para ser realizadas por aquele
recurso, deveria merecer prioridade? [...] É fácil perceber que as possibilidades diversas
de seqüenciar (ou priorizar) atividades em situações reais, onde estas possibilidades são
combinadas e multiplicadas por dezenas de máquinas e milhares de ordens de produção
que passam, não por uma máquina, mas por várias, com roteiros diversos e variados,
representam um problema combinatório complexo, grande e de múltiplas variáveis. É,
também, fácil perceber que a forma de priorizar as atividades pode ter impacto no desem-
penho de todo o sistema de produção, em relação a indicadores como cumprimento médio
de prazos, tempos médios de atravessamento das ordens pelo sistema produtivo, taxas de
geração de caixa, estoques médios em processo.
Ser capaz de saber e de
informar corretamente
a respeito da situação
corrente dos recursos
(pessoas, equipamen-
tos, instalações, mate-
riais) e das ordens (de
compra e produção)
Essencial na provisão destas informações, aos parceiros do negócio (clientes e fornecedo-
res, internos e externos, do sistema produtivo), para alavancar positivamente a contribui-
ção estratégica destes parceiros para o bom desempenho da cadeia de suprimento a que
pertencem. [...] A falta de acurácia e atualização das informações disponíveis nos sistemas
de informação das empresas é quase um problema endêmico no Brasil, geralmente mais
sério e com conseqüências mais graves do que seus gerentes crêem.
Ser capaz de prometer
os menores prazos
possíveis aos clientes e
depois, fazer cumpri-
los
Dificilmente se encontram empresas em que as promessas de prazos feitas aos clientes são
baseadas em informações firmes e confiáveis da fábrica. Com muita freqüência, encon-
tram-se empresas em que a força de vendas tende a subdimensionar os prazos prometidos
aos clientes potenciais no ímpeto de conseguir fechar a venda. [...] muitas vezes, a força
de vendas age assim pela falta de apoio informacional. Simplesmente não há informação
disponível sobre a situação de carregamento atual e futuro da fábrica em forma simples e
disponível para que o vendedor possa, com certa segurança, prometer prazos que tenham
ao menos uma mínima probabilidade de ser cumprido. [...] Este é o motivo pelo qual é
necessário o apoio de um sistema de administração de produção eficaz que apóie os to-
madores de decisões nessas importantes atividades, com evidentes implicações estratégi-