
36
As reuniões semanais são: às segundas dedicadas à prosperidade, chamada
de corrente dos 318 homens de Deus; às terças ocorre a sessão do descarrego e
a reunião da cura; às quintas dedicado à harmonia da família; às sextas corrente
da libertação; aos sábados a chamada terapia do amor; às quartas e aos
domingos, respectivamente, sem caráter utilitário propriamente dito, dedica-se à
corrente dos filhos de Deus e Santa Ceia, esses cerimoniais são enunciados
como capazes de estabelecer maior intimidade entre o fiel e Deus. Segundo
Campos,
A igreja Universal possui uma refinada perspectiva de marketing, pois
procura conhecer o seu público, padronizar os ‘produtos’, transformar as
pessoas em participantes do processo de ‘produção’, segmentar a audiência,
oferecendo-lhes exatamente o que se pensa precisar e desejar naquele
momento. Isto é, ela não se contenta em oferecer um ‘produto genérico’, que
é o principal benefício esperado pelo consumidor. Muito pelo contrário, ela
oferece um ‘produto ampliado’, o qual é desdobrado em outros produtos
como cura, prosperidade, comunidade de apoio e outros mais... nos templos
da IURD os consumidores religiosos escolhem aqueles produtos que mais se
relacionam com suas necessidades e arquiteturaram em sua própria cabeça
o produto desejado, conforme as suas aspirações. Isto é, a igreja Universal
oferece um kit contendo os ingredientes de um produto retrabalhado no
imaginário do ‘consumidor’. O preço a ser pago para a satisfação dos
desejos na IURD é monetarizado
48
.
Para Freston:
A IURD é combinação de igreja pentecostal e agência de cura divina, pois
une a preocupação com as demandas particulares e com a demanda
espiritual de salvação. Existe um relativo não-sectarismo. Assim como uma
igreja territorial, a IURD une a prestação de serviços religiosos a todos os
interessados e os conceitos cristãos de compromisso e comunidade. De
acordo com o modelo de igreja, a IURD trabalha com um conceito de
camadas. No nível mais baixo, oferecem-se serviços para uma clientela
flutuante. No próximo nível, há os membros, mas destes ainda não se fazem
muitas exigências comportamentais. Depois, vem o nível dos obreiros
voluntários, para quem as exigências são maiores. Finalmente, vem o nível
dos pastores pagos
49
.
48
CAMPOS, L., “A Igreja Universal do Reino de Deus, um empreendimento religioso atual e seus modos de
expansão (Brasil, África e Europa)”, in Lusotopie, pp. 355-367, p. 362, art. disp. em
<http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/campos99.pdf> (c. 06.06.05).
49
FRESTON, P., “Breve histórico...”, op. cit., p.142.