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INTRODUÇÃO
Essa pesquisa é parte do projeto “O Global e o Local: os impactos sociais da
implantação do pólo automotivo do Sul Fluminense”, que acompanha as transformações
sociais, econômicas e políticas que vêm ocorrendo com o desenvolvimento industrial da
região sul fluminense, particularmente, através da implementação de duas fábricas
automotivas: a Volkswagen (1966) e a PSA Peugeot-Citroën (2001) nos municípios de
Resende e Porto Real, respectivamente.
O trabalho tem por objetivo observar a inserção dos trabalhadores negros numa fábrica
do setor automobilístico construída dentro dos novos parâmetros estabelecidos pelo processo
de reestruturação produtiva porque tem passado as relações no mundo do trabalho moderno.
Tomando como referencial, por um lado, o impacto social acarretado pelas transformações no
modelo de produção e nas relações de trabalho, e, por outro pela nova dinâmica das relações
raciais no Brasil busco compreender os modos pelos quais características atributivas como a
cor, em particular, interferem nas trajetórias profissionais de negros de um micro-conexto
social específico.
De fora geral, embora haja uma tradição nas Ciências Sociais brasileiras de estudos
sobre trabalho e processo de trabalho, e sobre desigualdades raciais, esses dois campos de
reflexão foram constituídos separadamente, existindo poucas tentativas de articulação entre
eles (Silva, 1997). Em particular, foi a constatação de que existem poucas abordagens de
pesquisa que façam uma interface entre o campo das relações raciais e a sociologia do trabalho
no contexto industrial automotivo
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, o que contribuiu para despertar meu interesse na pesquisa.
Assim, a questão central do trabalho diz respeito ao entendimento das formas pelas
quais as transformações na ideologia racial brasileira refletem-se nas relações de trabalho num
micro-contexto social específico caracterizado pela reestruturação industrial.
O estudo foi realizado com trabalhadores da fábrica de ônibus e caminhões da
Volkswagen-Resende/RJ que se localiza numa região
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tradicionalmente é conhecida por sua
importância política, social e econômica que a destacou em fins do século XIX através da
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São poucas as pesquisas que buscaram identificar as desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro;
alguns dos estudos que norteiam essa pesquisa são: Costa Pinto, 1998; Bairros, 1985; Silva, 1997; Castro e
Barreto, 1998; Lima, 2001; Heringer, 1999; Valle Silva, 1980; Hasenbalg, Valle Silva; Lima, 1999; Osório, 2004.
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A Região do Médio Paraíba compreende os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí,
Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.