
Alfabetização através dos jogos, brincadeiras sem
sistematização ou cobrança da escrita.
Não utiliza.
Maneira de fazer com que a criança desenvolva
habilidades
Nâo.
Brincar, divertir-se, viver a infância, imaginação,
criatividade, experiência, felicidade,
relacionamentos, regras.
Não.
Brincadeiras que facilitam a explicação, as crianças
aprendem sem cansar.
Não.
Aprender brincando. Alfabeto com fantoches, músicas, matemática.
Brincar faz-de-conta. Matemática, brincadeiras tradicionais, História,
Geografia, faz-de-conta.
Importante para a vida da criança, faz parte da vida
da criança.
Música resgatando valores, jogos de
construção.
Brincar com e sem regras. Aprendizagem. Faz-de-conta, jogos de mesa, cantigas de roda.
Brincadeiras dirigidas e espontâneas.
A maneira do professor se “achegar” ao educando,
de buscar e dar respostas, auxiliar na construção de
novos conhecimentos, acomodação. Novas
alternativas.
Monografia na pós.
Meios e maneiras prazerosas que possibilitam a
aprendizagem humana.
Atividades recreativas lúdicas. Atividades
pedagógicas.
Recurso de aprendizagem. Brinquedos com sucatas, músicas, cantigas e
jogos (raciocínio, estratégia).
A criança aprende através da brincadeira. Experiências em ciências, jogos.
Trabalhar com a fantasia. Aprender brincando. Matemática através de jogos.
Forma prazerosa de ensinar e aprender. Não utiliza. Não está em sala.
Recurso de aprendizagem. Dominó, Imaginação.
Toda forma de aprendizagem que utiliza jogos e
brincadeiras
Quebra-cabeça, Tangran.
Atendimento através de jogos. Não descreveu. Utiliza na Instituição e no
Consultório
Brincadeiras, jogos que despertam prazer e
curiosidade.
Atividades para prender a atenção na
Educação Infantil.
Uma forma de aprendizagem Não.
Algo educativo e divertido. Não.
Estar integrado ao conteúdo em todas as áreas de
crescimento.
Não.
Brincar para aprender. Jogar para descobrir. Cartelas com cátions e ânions para formar
combinações. Dominó.
Jogos e brincadeiras. Atuação clínica.
Aprender a realidade de forma prazerosa. Não.
Algo concreto que tem significado. Jogos em disciplinas.
Jogos e brincadeiras que desenvolvem a
aprendizagem, atenção e coordenação motora.
Não trabalha.
Instrumento na apreensão do conhecimento. Educação Ambiental. Serviço Social.
Recurso metodológico prazeroso que visa
aprendizagem significativa.
Fixar o conteúdo e avaliação.
Ensinar por meio de recreação. Utiliza, mas não descreve.
Ensinar ou aprender sem stress. Jogos na matemática e português.
Brincar e ensinar através de jogos e brincadeiras. Massinha, maquetes.
O levantamento das concepções e práticas das professoras envolvidas na
pesquisa sobre o lúdico, permitiu definir quatro categorias de análise tendo em vista
compreender o lugar do lúdico na ação das professoras de Educação Infantil e Anos