Download PDF
ads:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Campinas
2005
LUCAS LEONARDO
O DESENVOLVIMENTO DE
O DESENVOLVIMENTO DE O DESENVOLVIMENTO DE
O DESENVOLVIMENTO DE
MODELOS DE ANÁLISE DO JOGO
MODELOS DE ANÁLISE DO JOGO MODELOS DE ANÁLISE DO JOGO
MODELOS DE ANÁLISE DO JOGO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
JOGO
JOGOJOGO
JOGO
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
O DESENVOLVIMENTO DE
O DESENVOLVIMENTO DE O DESENVOLVIMENTO DE
O DESENVOLVIMENTO DE
MODELOS
MODELOS MODELOS
MODELOS
DE ANÁLISE DO JOGO
DE ANÁLISE DO JOGO DE ANÁLISE DO JOGO
DE ANÁLISE DO JOGO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
ATRAVÉS DA COMPREENSÃO
JOGO
JOGOJOGO
JOGO
Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação) apresentado à Faculdade de
Educação Física da Universidade
Estadual de Campinas para obtenção do
título de Bacharel em Treinamento
Esportivo.
Campinas
2005
LUCAS LEONARDO
Orientador: Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão
ads:
FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA
BIBLIOTECA FEF - UNICAMP
Leonardo, Lucas.
L553d
O desenvolvimento de modelos de análise do jogo através da
compreensão do jogo / Lucas Leonardo. - Campinas, SP: [s.n],
2005.
Orientador: Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) Faculdade de
Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.
1. Jogos em grupo. 2. Metodologia. 3. Teoria dos jogos. I.
Leitão, Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão. II. Universidade Estadual
de Campinas, Faculdade de Educação Física. III. Título.
4
Este exemplar corresponde à redação
final do Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação) defendido por Lucas
Leonardo e aprovado pela Comissão
julgadora em: 22/11/2005.
Prof. Ms. Rodrigo Aparecido Azevedo
Leitão
Orientador
Prof. Dr. Paulo César Montagner
Banca Examinadora
Campinas
2005
LUCAS LEONARDO
O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE
O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE
O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE
ANÁLISE DO JOGO ATRAVÉS DA
ANÁLISE DO JOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO JOGO ATRAVÉS DA
ANÁLISE DO JOGO ATRAVÉS DA
COMPREENSÃO JOGO
COMPREENSÃO JOGOCOMPREENSÃO JOGO
COMPREENSÃO JOGO
Dedicatória
Dedico este trabalho a meus pais, por serem os
maiores exemplos de dedicação e perseverança que
conheci. Papai e mamãe, amo muito vocês.
Agradecimentos
Agradecer em um espaço como este é uma tarefa muito difícil, pois não
gostaria que ninguém fosse esquecido.
Mesmo assim, gostaria de aproveitar esse espaço em que não preciso me deter
à regras acadêmicas, citações e “apuds” para que eu possa eternizar pessoas que
para mim já são eternas.
Agradeço muito a DEUS, um cara com o qual andei meio brigado por um
tempo, mas que voltou para minha vida com muita força e muita presença e que
finalmente aprendi a amar e respeitar verdadeiramente.
Agradeço muito ao meu orientador, Rodrigo Leitão, principalmente pela
paciência que teve para me orientar, tarefa nada fácil, pois devido à correria da
minha vida, quase nunca estava nos locais de nossas reuniões nas horas marcadas.
Leitão, valeu pela força e pela excepcional orientação! Muito Obrigado!
Agradeço a todos aqueles que passaram em minha vida de maneira marcante.
Meu primeiro melhor amigo, Felipe Bergamo, pessoa a qual perdi contato após meus
10 anos de idade, mas que me lembro perfeitamente de nossa amizade.
Meus amigos, eternos, Felipe Papais e Rafael Alcaraz, pessoas com as quais
vivi grandes momentos de minha vida, e que mesmo distantes, mas graças ao
ORKUT, ainda consigo manter contato.
Agradeço aos meus amigos com os quais vivi uma adolescência ímpar e
maravilhosa, Daniel (Dandan), Leandro, Miguel e Guilherme (galerinha do prédio lá
de Sorocaba), pessoal com o qual aprontei muito e fui muito feliz.
Agradeço aos meus grandes amigos Rafael Belaz, Vinicião, Maurão, Caetano,
Hélio, Samuca, Tadao, galera do colégio também lá de Sorocaba.
Meu grande amigo e professor de educação física, que há muito não vejo,
Silmar, um cara com o qual aprendi a amar essa profissão que hoje pretendo seguir,
um cara especial, que acabou se tornando um amigo e pessoa fundamental para meu
crescimento como ser humano.
Agradeço aos meus dois grandes professores do voleibol, Clóvis Antônio
Granado e Adílson Zambom (Xupa), duas escolas de voleibol, dois aprendizados
fantásticos em minha vida, pessoas que me motivaram muito a seguir esse caminho e
que são para mim exemplos de perseverança e de vitória.
Agradeço muito a um cara que considero um irmão em minha vida, Baiano
(Ricardo Benevides), você não imagina o quanto considero nossa amizade como uma
das coisas mais importantes de minha vida, não é à toa que divido quarto com você
há três anos la na CASAZUL!
A toda galera que passou pela inesquecível CASAZUL desde que me mudei
para lá: Baiano ( citado), Paulo, Luís, Pink, Penetra, Zazá, Marcelão, Guima,
Gabarrão, Marcel, Pocotó, Catuaba, Coisão e em especial, sem dúvida nenhuma, ao
Japoneis (Marcelo Masato Inoue), um cara formidável, que por de trás daquele jeito
7
“Vegeta” de ser e, que como eu, odeia poodles, é um dos caras mais amáveis que
tive a oportunidade de conhecer!
Agradecimentos também à Tia Nice, que com seus maravilhosos lanches
universitários agasalhou meu estomago em alguns dias que eu ficava sem o
bandejão.
Agradeço também ao Krigor (Seu Agnel), o cortador de grama oficial da
CASAZUL.
Poxa, não poderia me esquecer deste que foi um dos grandes modelos que segui
em minha vida acadêmica e pessoa que me abriu muitas portas, Eduardo Lopes
Salomão Magilono, o Tião. Valeu por tudo cara!
Carioca e Clodoaldo, dois caras loucos, insanos, mas que de um tempo pra
se tornaram duas pessoas determinantes em minha vida!
Agradeço a toda galera do Handebol da FEF, Joninha, Vanessona, Rodrigo,
Pizani, Diego, Tulu, Juba, Jé, Thomás, Tuca e Carlinha, galera, aquele abraço pra
todo mundo!
Não posso de deixar de agradecer ao pessoal do 02 Diurno da FEF uma galera
única com a qual convivi meus anos de faculdade.
Duda, Mazzucão e Caipira, agradeço em especial a vocês por serem muito
espeicais nesse momento da minha vida!
Aos professores da FEF, Césinha, Robertão, Heloisa Reis, Jocimar e Hermes:
valeu pelas oportunidades, pelos puxões de orelha e, sobretudo, pela confiança que
depositaram em mim.
Não poderia esquecer também de pessoas que, com sua simplicidade e amizade,
conquistaram meu respeito: Seu Orlando, Tia Norico, Beeroth, Helinho e Tião do
Ginasinho, sem eles a FEF não “andaria” de jeito nenhum!
Agradeço e muito, não a uma pessoa, mas a uma instituição pela qual dei meu
sangue e suor, agradeço à LAU, um sonho meu e do Tião, com a qual pude ascender
como ser humano, com a qual conquistei muitos amigos, e como é de costume, alguns
inimigos.
Agradeço ao Prof. Tadeu Jorge e Prof. Carlos Anjos por apoiarem as
iniciativas da LAU e permitirem que eu e todos nós os envolvidos na consolidação do
Esporte Universitário da UNICAMP pudéssemos aprender tanto.
A galerinha que me ajudou muito na LAU Mateus, Iperó, Carlinha (de novo
hein?!), Igor, Glenda, Sandrinha.
Agradeço muito à galera do vôlei da Computação, Estatística e Matemática,
Sorô e Mirella (meus eternos capitães), Tatiana Carla, Tatiana Ourofino, Sandrinha
(de novo), Paty, Luana, Carol, Camila, Dani, Irina, Natália, Gi, Ana, Filipe, Felipe,
Ale, Büchner, Renzo, Marcão, Lotufo, Igor, Chopinho, Farofa, Samuel, Pará,
Claudião, Lucinao (computação), Joarez, Zeca (Zeca Neles!), Brunão, Vinicius,
Japa, Luciano (cursão), Ari e Hugo.
Não posso deixar de falar de uma pessoa como a Liu, figura eternizada da
FEF, que mesmo com algumas briguinhas acabei por nutrir uma boa e saudável
amizade.
Agradeço às madrugadas que tanto me acolheram em meus estudos e trabalhos,
talvez o único período em que eu podia sentar em paz e colocar verdadeiramente a
mão na massa.
8
Desculpem a todos que citei, mas agora vem o momento dos agradecimentos
“especialmente especiais”.
Tathy, eu agradeço muito a DEUS por tê-la colocado em minha vida, com você
pude aprender finalmente a valorizar uma relação a dois.
Você é uma pessoa simplesmente linda, fantástica, meiga, determinada e
principalmente... Apaixonante. Amo você, e cada dia eu sinto que esse sentimento se
renova dentro de mim. Obrigado por surgir em minha vida.
Joju, minha irmã, saiba que vo é para mim um grande exemplo de que é
possível dar certo na vida.
Agradeço muito, aos meus queridos pais, pessoas exemplares, que mostram pra
mim o valor da batalha diária e o quão grande é a força interior e de nós seres
humanos.
Pessoas que inacreditavelmente lutaram contra todos os problemas que a vida
lhes colocou, lutaram, ainda lutam, sem nunca perderem a esperança na vida. Papai
e mamãe, vocês são os maiores exemplos de minha vida, e não escondo de ninguém o
quanto os amo.
Digo a todos nestas páginas, para finalizar meus agradecimentos, que meu
objetivo de vida é ser tão competente e amoroso quanto você, meu querido pai, e
batalhador e corajoso quanto você, minha amada mãe.
LEONARDO, Lucas. O desenvolvimento de modelos de análise do jogo através da
compreensão do jogo. 2005. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado
em Treinamento Esportivo) Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, 2005.
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo a busca de um corpo teórico norteador para o
desenvolvimento de modelos de análise do jogo para os jogos desportivos coletivos, com
finalidade de discutir o problema apontado por Dufour (1991) apud Garganta (2001) relativo à
dificuldade na delimitação de categorias a serem analisadas nos jogos. Para isso, buscou-se uma
releitura, sob a ótica da análise do jogo, de autores da pedagogia do esporte que têm como
proposta o ensino dos jogos desportivos coletivos desvinculando-os do modo de fazer (gesto
técnico) e considerando os razões do fazer (tática) como o meio pelo qual deve-se basear o
processo de ensino-aprendizagem. Assim, observou-se que o desenvolvimento de modelos de
análise do jogo pode ser estabelecido com base nos autores da pedagogia do esporte e sob a
contextualização dos jogos a partir da teoria do jogo. Assim, deve-se buscar como categorias
bases para a elaboração do modelo de análise do jogo tanto as relações entre os princípios do
jogo enumerados por Bayer (1992), sendo os princípios de ataque: (i) manutenção da posse de
bola, (ii) progressão ao campo adversário e (iii) finalização visando marcar um ponto; e
princípios de defesa: (iv) recuperação da posse de bola, (v) impedir a progressão adversária e
(vi) proteção do alvo, como as regras de ação (mecanismos responsáveis por operacionalizar os
princípios do jogo) de cada modalidade esportiva, fazendo da dimensão da técnica mais um
instrumento de análise do jogo (ao qual a agregação de valores e índices de eficiência ou
eficácia referentes não serão categorias a serem relevadas no momento da elaboração do modelo
de análise do jogo). No modelo proposto, a técnica será qualificada e quantificada apenas no fim
de todo o processo de análise do jogo, que análises baseadas nos aspectos referentes aos
princípios do jogo e das regras de ação (dimensão tática do jogo) possibilitam o acesso à
análise dimensão técnica e sua classificação com relação aos aspectos de eficiência e eficácia,
sendo o caminho inverso buscar análise da tática do jogo apenas com base nas análises da
técnica bastante complicado. Dessa forma, a proposta desse trabalho centraliza-se no
desenvolvimento de modelos análise do jogo cuja estrutura para a coleta dos dados considere os
princípios do jogo e as regras de ação como as categorias a serem analisadas nessa fase do
processo, sendo os princípios do jogo, as regras de ação e também os gestos técnicos os
elementos analisados após a coleta dos dados.
Palavras-Chaves: Análise do Jogo, Metodologia, Jogos Desportivos Coletivos
LEONARDO, Lucas. The development of match analysis models through comprehension of
game. 2005. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Treinamento
Esportivo)-Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
ABSTRACT
The present study has as objective the search of a guider theoretical body for the development of
match analysis models for the collective sports games, with purpose to argue the problem
pointed for Dufour (1991) apud Garganta (2001) relative to the difficulty in the delimitation of
categories to be analyzed in the games. So, it was reinterpreted the pedagogic sport’s authors,
under the optics of the match analysis, who have as proposal the education of the collective
sports games disentailing them of the how to do (gesture technician) and considering the
reasons of do (tactical) as the way for which must be based the teach-learning process. Thus, it
was observed that the development of match analysis models could be established with base in
these authors and under the context of the games from the theory of the game. Thus, it must be
searched as categories bases for the elaboration of the match analysis model in such a way the
relations between the principles of the game enumerated by Bayer (1992), being the attack
principles: (i) maintenance of the ball ownership, (ii) progression to the field adversary and (iii)
finishing aiming at to mark a point; and defense principles: (iv) recovery of the ball ownership,
(v) to hinder the progression adversary e (vi) protection white it, as the rules of action
(responsible mechanisms for systemize the principles of the game) of each sporting modality,
making of the dimension of the technique plus an instrument of analysis of the game, to which
the aggregation of values and indices of referring efficiency or effectiveness will not be
categories to be stood out at the moment of the elaboration of the model of analysis of the game.
In the considered model, the technique qualified and will be quantified only in the end of all the
process of analysis of the game, since analyses based on the referring aspects to the principles of
the game and the rules of action (tactical dimension of the game) make possible the access to the
analysis dimension techni