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Was not the thrice happy and thrice blessed wood of the Cross matter? Was
not the sacred and holy mountain of Calvary matter? What of the life-giving
rock, the Holy Sepulchre, the source of our ressurrection: was is not matter?
Is not the most holy book of Gospels matter? Is not the blessed table matter
which give us the Bread of Life? Are not the gold and silver matter, out of
which crosses and altar-plate and chalices are made? And before all these
things, is not the body and blood of our Lord matter? [...]Do not despise
matter, for it is not despicable.
283
Além da defesa dos ícones do Cristo, Teodoro se preocupou também com as
demais representações iconográficas, como as da Virgem, dos apóstolos, santos e mártires.
Para tanto, seu argumento baseia-se no Concilio de Nicéia II. Encontramos essa defesa no
testamento que o monge deixou para o mosteiro de São João de Studion, em Constantinopla
em 826. Numa passagem desse documento, diz Studita:
I also follow the Second Council of Nicaea which was recently assembled
against the accusers of Christ. I accept and revere the sacred and holy images
of our Lord Jesus Christ, of the Mother of God, of the apostles, prophets,
martyrs, and of all the holy and just. Moreover, I ask for their undefiled
intercessions to propitiate the Godhead. With faith and awe I embrace their
all-holy relics as full of divine grace.
284
Alain Besançon afirma que o corpo de Cristo não é matéria no mesmo sentido que
um ícone, o livro dos Evangelhos ainda ou um cálice sagrado. Damasceno, ao associar
diferentes materiais, acaba por se aproximar das práticas da devoção popular e supersticiosas
em relação ao ícone. Uma delas foi denunciada pelo imperador Miguel II (820-829) em uma
carta a Luís, o Piedoso (814-840), em 824. O imperador critica a atitude de alguns sacerdotes
283
St. John of Damascus: Apologia Against Those Who Decry Holy Images. Disponível em:
www.fordham.edu. Medieval Source Book. Acesso em 25/05/2005. “Não é a três vezes feliz e três vezes sagrada
madeira da Cruz matéria? Não é a sagrada e santa montanha do Calvário matéria? E a pedra do dom da vida, o
Santo Sepulcro, a fonte de nossa ressurreição: ela não é matéria? Não é o mais santo livro dos Evangelhos
matéria? Não é a sagrada mesa matéria, na qual nos deu o Pão da Vida? Não são ouro e prata matéria, dos quais
cruzes, pratos de altares e cálices são feitos? E antes de todas essas coisas, não é o corpo e o sangue de nosso
senhor matéria? [...] Não despreze a matéria, pois ela não é desprezível.” (Tradução nossa).
284
Testament of Theodore the Studite for the Monastery of Saint John Studios in Constantinople, 826. Publicado
por Dumbarton Oaks Reserche Library and Celletion. Washington, D.C. Trustes for Havard University, 2.000. p.
76. "Eu tambem sigo o Segundo Concilio de Nicéia que foi recentemente reunido contra os acusadores de Cristo.
Eu aceito e reverencio as sagradas e santas imagens de nosso Senhor Jesus Cristo, da Mãe de Deus, dos
apóstolos, profetas e mártires, e de todos os santos e justos. Além do mais, eu pergunto pela sua incorruptível
interseção para propiciar a graça divina. Com fé e temor eu aceito suas santas relíquias como cheias da graça
divina." (Tradução nossa).