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Mobilidade Urbana
em São Luis
São Luis/MA
EDUFMA
2009
Organizadores
José O. Alcântara Júnior
Jeferson Francisco Selbach
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Basta de tanto acidente
Não seja imprudente
Subir ao pódio assim não dá, meu Brasil
Seja mais consciente
A vida é um presente
Chegou a hora de mudar
Sai desse pega, muleque
Pisa no breque
Tem alguém a te esperar
Veja a harmonia do sol e da lua
Um exemplo a se espelhar
Pare, pense
Olha a sinalização
Proteja quem te ama
Siga em paz na direção
Não corra, não mate, não morra,
pegue carona com a Mocidade
Educação no Trânsito (2004)
ALCANTARA JR, José O.; SELBACH, Jeferson Francisco
(orgs). Mobilidade Urbana em São Luis. São Luis/
MA: EDUFMA, 2009, 116p. il.
ISBN 978-85-7862-057-8
CDD 300 - Ciências Sociais
Capa: Terminal para conexão de ônibus em São Luis
De acordo com a Lei n.10.994, de 14/12/2004,
foi feito depósito legal na Biblioteca Nacional
Este livro foi autorizado para domínio público e está disponível para
download nos portais do MEC [www.dominiopublico.gov.br] e do
Google Pesquisa de Livro
FICHA DE CATALOGAÇÃO
Projeto gráfico: Jeferson Francisco Selbach
Edição desenvolvida através do projeto e-ufma
Visite www.eufma.ufma.br e saiba mais
das nossas propostas de inclusão digital
Impresso na versão eletrônica - e-book
Os artigos deste livro foram apresentados
na Mesa-Redonda Mobilidade Urbana em São Luis,
dentro da V Jornada Maranhense de Sociologia,
ocorrida em 17 de novembro de 2008,
com exceção do convidado especial, Stephan Tomerius
Universidade Federal do Maranhão
Administração Natalino Salgado Filho
Diretor da Imprensa Universitária: Ezequiel Antonio Silva Filho
SUMÁRIO
SUSTENTABILIDADE URBANA
FÓRMULA MÁGICA OU MAIS UMA MODA?
Stephan Tomerius
MOBILIDADE URBANA
NOS CÓDIGOS DE POSTURA
DE SÃO LUIS/MA
Jeferson Francisco Selbach
NA TRILHA DA MODERNIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA
MOBILIDADE DOS BONDES ELÉTRICOS EM SÃO
LUIS DO MARANHÃO
Maria das Graças do Nascimento Prazeres
OS DESAFIOS PARA O USO DO AUTOMÓVEL NO
ESPAÇO URBANO DE SÃO LUIS
João Ricardo Costa Silva
MICROSOCIOLOGIA DA SOCIABILIDADE NA
MOBILIDADE URBANA
José O. Alcântara Jr.
11
21
49
71
87
SUSTENTABILIDADE URBANA
FÓRMULA MÁGICA,
UMA MODA A MAIS ?
Stephan Tomerius*
Há pouco tempo um treinador de futebol da equipe Bayer
Leverkusen disse em entrevista para a televisão que “o nosso futebol
tem que ser mais sustentável, a sustentabilidade é nosso maior
princípio em nosso clube!. Em outra ocasião, um importante gerente
do Deutsche Bank – ainda um pouco conturbado por causa da crise
financial mundial – explicava: “No futuro o sistema e a reparação
dos mercados financiais do mundo definitivo tem de ser sustentáveis”.
Não temos certeza exata da razão pela qual o treinador e o
gerente incluíram em suas declarações a questão da sustentabilidade,
explicitando ao lado da dimensão econômica uma dimensão ecológica
e social. Atualmente, é um problema para o conceito da
sustentabilidade o uso do termo em amplo sentido, com vários
objetivos e em praticamente todas as áreas. É difícil evitar que um
termo da moda seja usado por todo mundo. Também os políticos
estão desenvolvendo mais e mais afinidades pelo conceito. Por que?
* Professor Dr. jur. Universidade de Ciências Aplicadas de Trier (Fachhochschule
Trier), Campus Ambiental (Birkenfeld Umwelt-Campus Birkenfeld - UCB), Depar-
tamento Economia ambiental/Direito ambiental (Fachbereich Umweltwirtschaft/
Umweltrecht), Centro de de Proteção do Solo e de Gerenciamento de Áreas (Zentrum
für Bodenschutz und Flächenhaushaltspolitik).
Nas possíveis respostas dadas pelos cidadãos, provavelmente
predominariam assuntos classificáveis e resumidos na expressão
“qualidade da vida”. Para organizar e garantir uma boa qualidade de
vida urbana, a cidade deve cobrir tarefas diversas, nas áreas da
economia, da ecologia e dos interesses sociais, muitas vezes com
entrecruzamentos e interdependências entre eles.
Podemos exemplificar com os grandes temas de saúde pública,
como o ar limpo e a água limpa no centro da cidade e nos bairros
residenciais. Alem disso, os temas relativos aos espaços públicos,
como criação e manutenção das áreas públicas para atividades sociais
e culturais e também das áreas verdes, como parques e praças
onde se descansa da agitação e pressa cotidiana da cidade.
Tem-se o desenvolvimento e melhoramento do sistema de
transporte público, seguro e acessível para as classes menos
abastadas e que pode servir de alternativa também para as classes
abastadas, diminuindo o tráfego individual, dependente do
autom