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Mapa Nº 02:
FONTE: http://www.cmef.com.br/pp_mapa.htm
Segundo BORGES (1990):
A Companhia Estrada de Ferro Mogiana, organizada de
início com a participação do capital dos grandes fazendeiros
do vale do Jaguari e do Mogiguaçu, em 1880 tomara
emprestado no mercado financeiro de Londres, 483.700
libras. O primeiro projeto da ferrovia visava atingir apenas
Mogi-Mirim, sendo em seguida modificado: os trilhos
alcançaram Casa Branca (1878), São Simão (1880),
Ribeirão Preto (1883), Franca (1887) e as margens do Rio
Grande em 1888. Em 1896 a ferrovia alcançou Araguari,
cidade mineira do Triângulo, com o projeto de ligar o
território goiano ao porto de Santos, projeto não executado
pela Companhia.(BORGES, 1990:44)
De acordo com a historiografia, o traçado da Estrada de Ferro Goiás foi
várias vezes alterado, por haver uma disputa entre goianos e mineiros, esses que
desejavam fazer de Araguari um entreposto comercial de Goiás e aqueles, que
desejavam o ponto de entroncamento em suas terras.
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Para os mineiros era importante que a linha que partia de Formiga rumo a
Catalão tivesse seu ponto de entroncamento com a Mogiana em Araguari, passando por
Estrela do Sul, para garantir que todo o escoamento da produção goiana, baseada
principalmente na pecuária e alguns gêneros agrícolas, fosse feito via Minas Gerais, que
controlaria, assim, boa parte do comércio goiano.
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Pelo decreto nº 862 a Companhia Estrada de Ferro Alto Tocantins ganhava a concessão para a construção de uma
estrada de ferro que ligasse a cidade de Catalão, localizada na região Sul do Estado de Goiás até Palmas, situada na
região Norte, hoje pertencente ao Estado do Tocantins. Ainda por esse contrato concedia-se à Companhia Estrada de
Ferro Mogiana o direito de prolongar seus trilhos de Jaraguá, onde se encontravam paralisados, a Catalão. Além
disso, a Estrada de Ferro Oeste de Minas também poderia prolongar sua linha partindo da estação de Perdões, Oeste
de Minas a Catalão. Conforme esse plano Goiás passaria a estabelecer contato direto com o Rio de Janeiro e São
Paulo, sendo Catalão um importante centro de entroncamento ferroviário do Estado.
Entretanto, tal projeto não foi colocado em prática, ficando a linha paralisada no Triângulo Mineiro, em Araguari, até
1896. Já o decreto nº 5349 de outubro de 1904 mantém as concessões feitas à Companhia, mas modifica o traçado da
ferrovia, que deveria chegar a Goiás, sendo o ponto inicial da estrada de ferro deslocado para a cidade de Araguari e o
ponto final a Capital de Goiás, localizada, então, na região Norte do Estado.
Sendo assim, em 03 de março de 1904, pelo decreto nº 5949, o Presidente da República Francisco de Paula Rodrigues
Alves reconhece a antiga Companhia Estrada de Ferro Alto Tocantins sob a denominação de Companhia Estrada de
Ferro de Goiás.
Para que tal projeto fosse colocado em prática o trajeto da ferrovia apresentou, ainda, algumas alterações. Pelo
decreto nº 6438 de 27 de março de 1907, a estrada é alterada no ponto inicial, devendo partir de Formiga, Minas
Gerais e ir a Leopoldina, à margem do rio Araguaia.