
APRESENTAÇÃO
visão espacial e resolve problemas de geometria. Apesar de a
Matemática permear praticamente todas as áreas do conhecimento,
nem sempre é fácil mostrar ao estudante aplicações interessantes e
realistas dos temas a serem tratados ou motivá-los com problemas
contextualizados. Para isso, é importante compartilhar experiências e
é essencial que o professor tenha acesso a textos de leitura agradável que ampliem
seus horizontes e aprofundem seus conhecimentos.
Inserir o conteúdo matemático num contexto mais amplo, provocando a
curiosidade do aluno ajuda a criar a base para um aprendizado sólido que só
será alcançado por meio de uma real compreensão dos processos envolvidos
na construção do conhecimento. Não se trata, é claro, de repetir um caminho
que a humanidade levou séculos para percorrer. No entanto, é preciso incentivar
o aluno a formular novos problemas e a tentar resolver questões “do seu jeito”.
O espaço para a tentativa e erro é importante para desenvolver alguma
familiaridade com o raciocínio matemático e o uso adequado da linguagem. Da
mesma forma que é possível ler um texto, palavra após palavra, sem compreender
seu conteúdo, é também possível aprender algumas “regrinhas” e utilizar a
Matemática de forma automática.
Com o objetivo de ajudar o professor nas várias áreas da Matemática, selecio-
namos alguns artigos da Revista do Professor de Matemática (RPM) e os adap-
tamos para este volume. A RPM é uma publicação da Sociedade Brasileira de
Matemática (SBM), com apoio da Universidade de São Paulo.
O material aqui apresentado sugere a abordagem contextualizada, o uso de
material concreto e apresenta uma variedade de situações cotidianas em que a
Matemática se faz presente. Ao mesmo tempo, explora, em cada caso, o con-
teúdo de forma rigorosa e sistemática, levanta problemas e indica soluções e,
nesse processo, expõe os meandros do raciocínio matemático. Os textos esco-
lhidos estão distribuídos por áreas dos assuntos abordados no ensino médio,
fornecendo exemplos de modelagem matemática, possibilitando que o profes-
sor amplie sua visão e insira os conteúdos num contexto amplo e interdisciplinar.
Este terceiro volume é publicado pelas Secretaria de Educação Básica e Secre-
taria de Educação Profissional e Tecnológica, que agradecem a participação da
comunidade matemática, por meio da SBM − Sociedade Brasileira de
Matemática .