
Capítulo 3 45
A altura dos edifícios tornou-se maior com a criação do elevador
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(1853) e a necessidade de
utilizar o máximo dos terrenos devido à especulação imobiliária e aos altos preços dos
mesmos, dando início à construção dos arranha-céus.
Nesse contexto, ocorreu em Chicago
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, entre os anos de 1880 e 1890, a construção
progressiva de edifícios de doze a vinte pavimentos, em sua maioria com planta quadrada,
revestimento de pedra e a aplicação da chamada “janela de Chicago”, a janela
horizontalmente alongada (GIEDION, 2004). Os vidros passaram a predominar nas fachadas,
devido à produção em grande escala, que facilitou a aplicação, e ao surgimento do discurso
higienista, que, decorrente do rápido processo de urbanização causado pela Revolução
Industrial, exigia uma melhor iluminação dos ambientes internos e uma melhor qualidade do
ar.
A qualidade do ar foi conseguida, também, com a invenção da iluminação artificial em 1879,
que eliminou a fumaça proveniente da iluminação dos candelabros e dos odores do gás, além
de gerar menos calor e facilitar a manutenção (BANHAM, 1975). A iluminação artificial
levou, por sua vez, ao prolongamento da jornada de trabalho, obrigando o desenvolvimento de
técnicas mecânicas de ventilação, assim como o estudo sobre o assunto (SERRA & COCH,
1995, p. 150).
Ressalta-se, como conseqüência da Revolução Industrial, o surgimento da primeira teoria
administrativa científica: o Taylorismo, 1856-1915. Esse se afirma como o principal critério
norteador da organização do trabalho, definindo o perfil de um novo tipo de escritório de
grande porte, fisicamente separado da fábrica, mas com parâmetros de organização espacial
que lembram a planta industrial: espaço único para o escalão dos funcionários inferiores,
mesas em filas paralelas disposta numa mesma direção, sob as vistas de um supervisor
instalado em frente (CALDEIRA, 2005).
Tais inovações, surgidas até então, e a ampliação do uso do concreto armado a partir de 1910,
que permitia liberdade na elaboração da planta baixa
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, impulsionou um novo fluxo de
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O primeiro elevador seguro foi inventado por Elisha Graves Otis, de Nova York em 1853, que foi apresentado
no Palácio de Cristal na Exposição de Nova York do mesmo ano. Somente em 1857 foi instalado o primeiro
elevador de passageiros em uma loja de departamentos (GIEDION, 2004, p. 235).
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Nesse período iniciou-se um processo de eliminação dos ornamentos das fachadas que logo foi interrompido
por um movimento historicista. De acordo com Koch, Historicismo é o movimento de reação contra o
Racionalismo e o Neoclassicismo surgido na Inglaterra, nos fins do século XVIII.
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Uma das contribuições de August Perret, que foi o primeiro arquiteto a empregar o concreto armado como
meio de expressão arquitetônica, em 1903, no edifício de apartamentos da Rua Franklin, em Paris. A planta
baixa permite a livre disposição das divisórias e cada pavimento podia ser planejado como uma unidade
independente (GIEDION, 2004, p. 358).