
ordinário da vida cotidiana, por apresentar atributos como o dialogismo,
a polifonia e uma configuração carnavalizada.
Com base nessas considerações, pretende-se analisar o
romance Galvez Imperador do Acre, de autoria do escritor amazonense
Márcio Souza
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. A análise objetiva verificar em que medida a obra
corresponde às premissas teóricas de Mikhail Bakhtin, e ainda,
salientar a presença de determinadas marcas estilísticas, discursivas e
de outras espécies que permitam apontar Galvez como narrativa
potencialmente exemplar do gênero romance tal como o concebeu o
teórico russo em seus estudos.
O exame de Galvez Imperador do Acre à luz das idéias
elaboradas por Bakhtin levará em consideração as seguintes obras do
teórico russo: Marxismo e filosofia da linguagem, pois é nesta obra que
Bakhtin lança os fundamentos teóricos que estão na base de sua teoria
sobre o discurso, em especial o questionamento à tradição saussureana
que, ao privilegiar o estudo da langue, negligenciou a parole, que, por
seu dinamismo e permanente atualização é, segundo Bakhtin,
fundamental para a compreensão do discurso em todas as suas
concretizações, inclusive a romanesca; Questões de literatura e estética,
especialmente no que se refere ao capítulo “O discurso no romance”, no
qual Bakhtin aprofunda seus estudos sobre o gênero, definindo sua
natureza e apontando suas marcas essenciais; da mesma obra,
interessam, ainda, os capítulos “Formas do tempo e de cronotopo no
romance”, “Da pré-história do discurso romanesco” e “Epos e romance”,
pela contribuição que trazem para uma metodologia do estudo do
romance; A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o
contexto de François Rabelais, que, em sua longa introdução aborda,
entre outros aspectos, o riso, o grotesco, o discurso carnavalizado, a
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A obra, de 1976, é a primeira investida do autor na prosa romanesca, e trata de
assunto recorrente na sua produção intelectual, anterior e posterior à publicação do
romance e presente também em outros gêneros nos quais atuou, como o cinema, o
teatro e o ensaio: a região norte do Brasil, sua condição histórica, seus aspectos
socioculturais peculiares, a sociedade urbana e rural amazônica, enfim, uma série de
elementos temáticos relacionados ao norte brasileiro, tratados invariavelmente através
de um posicionamento intensamente crítico, denunciador e inconformista, por vezes
manifestado sob a forma de um humor descontraído embora não menos reflexivo,
como é o caso explícito do romance Galvez imperador do Acre, por exemplo.