
20
Dentre aquelas composições, segundo havia determinado o
Governo Provisório, cujo chefe se achava presente, o marechal
Deodoro da Fonseca, seria escolhida a que, depois de duas vezes
executada, obtivesse maiores aplausos públicos, devendo seu
autor ser premiado com a quantia de 20.000$000 (vinte mil réis)
(KOWALSKY, 1909, p. 14).
No concurso, entre 36 composições, foram classificadas as produções de quatro
compositores participantes, entre elas a de Francisco Braga. Mas as regras do
concurso foram quebradas. Mesmo tendo o seu hino estimulado o maior número
de aclamações públicas, o prêmio foi concedido ao maestro Leopoldo Miguez
5
.
Como uma espécie de reparação, o governo brasileiro concedeu a Francisco
Braga um prêmio especial: uma bolsa com duração de dois anos para
aperfeiçoar seus estudos na Europa. Assim, o compositor carioca, futuro mestre
de compositores como Glauco Velasquez
6
, Lorenzo Fernandez
7
, Otávio Maul
8
e
5
Leopoldo Miguez (Niterói, 1850 - Rio de Janeiro, 1902). Compositor brasileiro, filho de pai
espanhol e mãe brasileira, estudou violino e aperfeiçoou-se em Paris com Ambroise Thomas.
Deixou-se fascinar pela música de Wagner e tornou-se seu principal propagandista no Brasil. Em
1890 tornou-se diretor do Instituto Nacional de Música. Escreveu, além do Hino da República,
música para conjuntos de câmera, piano, ópera e uma sinfonia em Sib maior (ENCICLOPÉDIA DA
MÚSICA BRASILEIRA, 1998, p. 513).
6
Glauco Velasquez (Paquetá, 1884 - Rio de Janeiro, 1914). Compositor brasileiro, estudou no
Instituto Nacional de Música e começou a compor em 1902, estimulado por Francisco Braga. Teve
evolução estética sem precedentes no meio artístico carioca, acompanhando de perto o que se
fazia na Europa. Suas obras para piano, voz e câmera quase ignoradas na época revelavam um
expressionismo inquietante. Em 1915, foi criada a Sociedade Glauco Velásquez para divulgar sua
obra (ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, 1998, p. 808)..
7
Oscar Lorenzo-Fernandez (Rio de Janeiro, 1897 - idem, 1948). Compositor brasileiro, filho de
espanhóis, foi um dos expoentes do nacionalismo musical brasileiro. Estudou piano com João
Otaviano e Henrique Oswald e com Francisco Braga estudou contraponto, fuga, composição e
instrumentação, seguindo também os conselhos de Nepomuceno. Em 1936, fundou o
Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até morrer. Entre várias obras compôs o Trio
brasileiro e a suíte orquestral Reisado do Pastoreio, da qual faz parte o Batuque, sua peça mais
famosa e que foi executada por Toscanini. Compôs também 48 canções para canto e piano
(ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA, 1998, p. 283).
8
Otávio Maul (Petrópolis, 1901 - Rio de Janeiro, 1974). Compositor, regente e flautista brasileiro.
Em 1919, ingressou no INM do Rio de Janeiro, estudando contraponto e fuga com Francisco
Braga, de quem foi também aluno particular de composição de 1922 a 1926. Datam dessa época
suas primeiras composições. Em 1929 fez estágio na Europa. Fundou o Instituto Musical de
Petrópolis e foi docente no CBM, organizando e preparando sua orquestra (EMB, 1998, p. 493).