
A interface do elevador na arquitetura. Aspectos projetuais, éticos e sociais
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Capítulo 1- ELEVADOR – Evolução histórica
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Os dois primeiros arranha-céus seriam – segundo estudiosos do assunto -, os
edifícios comerciais norte-americanos Manhattan, com 16 andares, de William Le Baron
Jenney, construído em Chicago entre 1890 e 1891; e o edifício Wainwright, com 10
andares, projetado por Louis Sullivan, construído em St. Louis, na mesma época.
Louis Sullivan é apontado como o “inventor do arranha-céus”, já que foi o primeiro
a descrever, com clareza, as características do novo modelo arquitetônico: ”Os escritórios
são necessários às transações comerciais; a invenção e o aperfeiçoamento dos elevadores de
grande velocidade permitem circulações verticais que antes eram cansativas e hoje são
fáceis e confortáveis; com o desenvolvimento na fabricação do aço indicou-se o caminho
para os modos de construção seguros, estáveis, econômicos e que podem atingir grandes
alturas; o crescimento contínuo da população das grandes cidades e o aumento do valor do
solo provoca o crescimento do número de pavimentos”.
Entre os anos de 1880 e 1890, Chicago era centro de uma grande confluência de
progressos arquitetônicos. A razão para isso acontecer não totalmente clara, mas as
explicações possíveis incluem o grande incêndio ocorrido em 1871, que abriu caminho para
um surto de construção, e o rápido aumento populacional – entre 1870 e 1910 -, quando a
população aumentou de 325 mil para 2,1 milhões. Esse crescimento valorizou os terrenos e
isso, provavelmente, tornou mais rentável construir na vertical do que na horizontal. Ao
mesmo tempo houve uma forte procura por grandes espaços para escritórios por parte das
novas grandes companhias. Além disso, os arranha-céus revelaram ser investimentos muito
lucrativos.
O desenvolvimento dos primeiros edifícios de apartamentos é estreitamente paralelo
ao dos arranha-céus de escritórios. Evoluíram a partir de hotéis, que na segunda metade do
século XIX tornaram-se locais que satisfaziam as necessidades de uma pessoa. Os
estabelecimentos tinham restaurantes, lavanderias, elevadores e casas de banho totalmente
aparelhadas. O Dakotah Building, com vista para o Central Park, foi um dos primeiros
novos edifícios de apartamentos. Possuía uma estrutura de oito pisos, em um estilo que,
mais de uma vez, foi descrito como uma fábrica de cerveja gótica. Originalmente tinha um
porteiro, uma guarita, um amplo pátio interno, campos de tênis, um restaurante e, no sótão,
um ginásio e um salão de recreação para as crianças utilizarem durante o mau tempo. Os
elevadores eram forrados de veludo e tinham assentos almofadados. Tal como nos
escritórios, os elevadores tinham a vantagem de igualar o valor de todos os andares e