Capítulo 5 – Análise dos resultados
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Neste sentido, simularam-se condições de operação em que as duas fatias Q3 fos-
sem pré-ajustadas para exigir uma vazão superior à vazão da bomba quando acionadas
simultaneamente e com o circuito do motor hidráulico em operação. Desta forma, para se
obter os pontos indicados pelos números (1), (2) e (3) na Figura 5.38, definiu-se a vazão e a
pressão pré-ajustadas na primeira fatia Q3 em 50 dm³/min e 7 MPa (70 bar), e na segunda
fatia Q3 definiu-se em 45,1 dm³/min e 7 MPa (70 bar). Portanto, nesta condição a soma do
consumo de vazão nas duas fatias Q3 é de aproximadamente 95 dm³/min.
Para se obter os pontos indicados pelos números (4), (5) e (6), a primeira e a segun-
da fatias Q3 foram pré-ajustadas para as vazões e pressões na linha de suprimento de res-
pectivamente 60,4 dm³/min e 6,97 MPa (69,7 bar) e 45,14 dm³/min e 7 MPa (70 bar). Nesta
condição, a soma do consumo das duas fatias Q3 fica próxima a 105 dm³/min. Finalmente
os pontos indicados pelos números (7), (8) e (9) foram obtidos com o pré-ajuste de 75
dm³/min e 7 MPa (70 bar) para a primeira fatia Q3 e 45,1 dm³/min e 7 MPa (70 bar) para a
segunda fatia Q3. Deste modo, a soma do consumo das duas fatias aproxima-se de 120
dm³/min. Vale ressaltar que as pressões descritas acima, correspondem às pressões na
linha de suprimento.
Durante a aquisição destes pontos teóricos, o procedimento adotado foi o mesmo
descrito no início da seção 5.2 , porém foi acrescentado ao procedimento o pré-ajuste da
vazão e pressão na segunda fatia Q3 conforme os valores descritos acima. E com relação
ao acionamento, as duas fatias Q3 foram acionadas simultaneamente para os pontos indi-
cados nos gráficos das Figura 5.38 e Figura 5.39.
Observando-se o comportamento das curvas na Figura 5.38, pode-se perceber que
nos três regimes de operação definidos para o motor hidráulico, as curvas apresentaram um
perfil semelhante de queda na velocidade de rotação em função dos níveis de vazão pré-
ajustados na(s) fatia(s) Q3.
Para um melhor entendimento a respeito da queda de rotação no eixo do motor hi-
dráulico (Figura 5.38), a partir dos pontos (1), (2) e (3) para os pontos (4), (5) e (6), pode-se
observar na Tabela 5.1 os valores de vazão consumidos em cada uma das três fatias, a va-
zão total na linha de suprimento e a queda de rotação no eixo do motor hidráulico. Vale res-
saltar que os valores de vazão mostrados para cada fatia nesta tabela referem-se às vazões
quando as três fatias estão operando simultaneamente.
Neste sentido, nos pontos (1), (2) e (3) (Figura 5.38 e Figura 5.39) a vazão total na
linha de suprimento ainda está na faixa da vazão nominal da bomba. Portanto, a válvula
compensadora de três vias da Figura 5.21 controla o escoamento do fluido para o motor
hidráulico através do orifício de passagem indicado pelo número (1). Já nos pontos (4), (5) e
(6) a vazão necessária nas três fatias, quando em operação simultânea, é maior do que a
vazão nominal da bomba.