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TA de ã n a is v
A %
BELA 10 – Meio comunicaç o que influe ciou n dec ão da iagem
NOS ( ) MEIO DE
COMUNICAÇÃO
1991 1992 1 1 1997e 2000 2001 2002e 2003 993 994 1995 1996
Televisão 42,4 34,9 30,8 47,7 39,4 58,0 45,6 22,2 37,9 35,3 X
Revista / Jornal 13,4 12,4 7,4 9,1 12,3 10,4 8,1 7,8 9,2 9,2 X
Folheto Avulso 3,5 3,4 2,5 2,4 2,8 2,5 2,1 2,9 2,6 2,7 X
Agência de Turismo 1,3 1,5 1,0 0,8 1,3 0,6 0,7 1,0 0,8 1,2 X
Parentes / Amigos X X 21,0 32,3 32,9 21,1 31,9 53,3 49,5 52,6 X
Fonte: Organizado pela autora com base em Paraná Turismo.
e a média do
ólares por dia (Tabela 11).
Tabela 11 sto io o ua
ANOS (US$)
O gasto médio do turista em Curitiba é maior qu
Estado do Paraná que fica em 60 d
– Ga méd diári individ l
MÉDIAS
1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997e 2002e 2003 2000 2001
Total na
Cidade
B s rasilei-ro
63,3 34,4 46,0 56,0 86,8 85,7 100,9 58,5 51,4 72,4 X
Estran-
geiros
66,1 50,5 65,0 92,0 128,3 116,0 146,2 90,2 88,2 103,8 X
Geral
64,1 36,5 47,0 58,0 87,9 86,5 102,0 60,5 52,7 73,9 62,1
Com
Hospe-
dagem
B s rasilei-ro
33,0 17,8 33,0 41,0 65,1 60,6 71,2 40,2 29,9 52,3 X
Estran-
35,7 25,7 30,0 62,0 82,5 77,5 97,6 54,9 47,6 73,4 X
geiros
Geral
34,1 18,9 33,0 42,0 65,8 61,3 71,9 42,1 31,1 53,6 28,9
Fonte: Organizado pela autora com base em Paraná Turismo.
Lemos (2002) explica que existe diferença entre pesquisa de
mercado e informação. O mercado é um conjunto de interações entre as
forças de oferta e demanda e suas relações. Antes, é necessário entender as
relações de produção, geração de valor, distribuição e circulação de
renda. É preciso compreender as tendências dessas relações. Em segundo
lugar, as informações são distintas da idéia de dado. O dado é um valor
quantitativo que pode ser transformado em estatístico. A informação é o
processamento dos dados dentro de um sistema, sua forma de absorção e
sua geração de conhecimento, e possibilita ingerir, gerir e tomar decisões.
Dessa forma, é necessário um modelo teórico de interpretação do sistema