4 EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: QUANTO MAIS CEDO MELHOR
a primeira infância, gozando aquela de uma autoridade desconhecida na Civi-
lização Grega. Mas, por volta dos 7 anos de idade, a educação da criança passa
a estar a cargo de seu pai ou, na ausência deste, de um tio. Caberá ao pai a res-
ponsabilidade de proporcionar ao filho a educação moral e cívica. O jovem aos
16 anos de idade, finalmente se liberta da toga praetexta da infância para vestir a
toga viril. Durante cerca de um ano, e anteriormente ao cumprimento do serviço
militar, o jovem adquire conhecimentos de Direito, da prática pública e da arte do
dizer, concepção romana da eloqüência. Aos romanos se deve o primeiro sistema
de ensino centralizado que coordena uma série de instituições escolares espalha-
das por todas as províncias do Império. O sistema privilegiava uma minoria que,
graças aos estudos superiores, ascendia a uma vida adulta com elevada forma-
ção literária e retórica. Aos escravos, sobretudo os mais jovens, que os romanos
abastados do Império possuíam, eram fornecidos os ensinamentos necessários à
prática de seus serviços. Os romanos organizaram seu sistema educacional em 3
níveis distintos e sucessivos: instrução primária, o ensino secundário e o ensino
superior, este último introduzido no século I a.C.
Nos primeiros anos da educação da criança ficava a cargo de um preceptor
particular, em especial nas famílias aristocráticas. Por volta dos sete anos a crian-
ça era confiada ao Mestre Primário – o litterator – aquele que ensina as letras. Tal
como na Grécia, também as crianças romanas se faziam acompanhar à escola
por um escravo, designado segundo a terminologia grega de Paedagogus. Este
poderia, em determinadas circunstâncias, ascender ao papel de explicador ou até
mesmo de mentor, arcando assim com a educação moral da criança.
O ensino secundário era bastante menos difundido que a instrução pri-
mária. A maioria das crianças de baixa condição social abandonam a escola
no final da Instrução Primária, passando então a freqüentar a casa de um
Mestre de ensino técnico, por exemplo de Geometria, que os preparará para
o exercício de profissões como a carpintaria.
O ensino superior, também designado por ensino retórico, tinha início
por volta dos 15 anos de idade, altura em que o jovem recebia a toga viril, en-