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diretivo (ver ANEXO B, p. 287). acompanhado pela coordenação do
curso (ver ANEXO C, p. 290 e ANEXO
D, p. 292).
2. Perfil do
aluno/profissional
Descrito no projeto pedagógico
como um profissional capaz de
analisar e interferir nos contextos
onde atua, articular relações e
negociações, autônomo, crítico e
capaz de desenvolver as
organizações onde atua.
Descrito no site do curso como uma
profissional multifuncional, espírito
empreendedor, que domina as
habilidades técnicas da profissão
descritas a partir dos cinco princípios
básicos da administração (prever,
organizar, comandar, coordenar,
controlar).
3. Foco do curso
O curso não possui um foco
definido – transita pelas esferas
acadêmica e profissional, alguns
professores acreditam naquele e
outros neste foco, o que propicia
conflitos entre o corpo docente. No
entanto, os alunos têm pouco
contato com a prática de pesquisa,
mas em sala de aula parece
prevalecer o direcionamento
acadêmico, relacionado também ao
vínculo dos professores com a
instituição.
O curso possui um foco claro na
formação profissional do aluno. Todos
os praticantes reconhecem esse foco
e afirmam que o objetivo maior é
formar um bom profissional para o
mercado. Para isso são valorizados
professores com experiência
profissional vasta e muitos dos
docentes afirmam que a experiência
acadêmica não é muito valorizada.
Não se percebem práticas de pesquisa
acadêmica a partir dos dados
levantados, a não ser nos documentos
escritos.
4. Estratégia
Não há uma estratégia claramente
definida e os praticantes também
não a reconhecem. Assim, alguns
falam que percebem um certo
esforço para que se consiga definir
um direcionamento estratégico,
mas que ele está limitado ao
cumprimento de questões
operacionais no momento.
Se o olhar estiver focado para a FAE –
Centro Universitário, enquanto Centro
Universitário percebe-se claramente
uma estratégia de diversificação.
Dentro do curso de administração, no
entanto, o direcionamento estratégico
é para a diferenciação pela qualidade
de ensino.
5. Perfil dos
docentes
Uma parte do corpo docente
(aqueles com vínculo de dedicação
exclusiva e 40h, normalmente)
possui um perfil acadêmico,
empreende pesquisas, dá aulas
nos cursos de pós-graduação
stricto e latu sensu. Outra parte
(em sua maioria 20h) divide-se
entre carreiras profissionais e as
atividades de docência. Há um
conflito entre os dois grupos. Na
sua maioria são professores com
muito tempo de casa e uma grande
parte em tempos de aposentar-se.
Os docentes da FAE – Centro
Universitário, declaradamente, devem
ter uma experiência profissional de
destaque. Seus desenvolvimentos
acadêmicos vêm em segundo plano.
Afirmam, porém, que prestam atenção
aos critérios de titulação acadêmica
para que possam cumprir as
exigências do MEC e possuir
pontuação nesses quesitos também.
Possuem um corpo docente integrado,
na sua maioria com um bom tempo de
casa. Também procuram trazer novos
docentes para manterem-se sempre
atualizados.
6. Práticas de sala
de aula
As práticas de sala de aula são
individuais, privadas, referentes a
cada professor. Não há um padrão
na condução das aulas (nem entre
os professores que lecionam as
mesmas disciplinas), nas
avaliações e no cumprimento das
ementas – cada um constrói a
As práticas de sala de aula na FAE –
Centro Universitário são orientadas
fundamentalmente pelo cumprimento
das ementas e do programa da
disciplina. Partindo disso, todos os
entrevistados afirmam que as aulas
são dividas em tempo de explanação
do conteúdo pelo professor e em