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Alberto, fundadores da Escola Regional de Meriti. Estes dois intelectuais carregaram, ao
criar a escola, um repertório de idéias que construíram juntamente com a construção
desta organização estudantil. No decorrer da análise que farei sobre a construção da
Escola Regional, será fundamental ter em mente o fato de que, ao ir para o sertão com o
objetivo de educar, estes educadores pensavam estar realizando os objetivos construídos
nas discussões e discursos de seu grêmio literário. Como observarei mais adiante, partiu
de Edgar Sussekind a proposta de mudança de objetivos do grêmio, transformando em
um empreendimento intelectual o que era até então uma associação para a glorificação
da memória de Euclides e protesto contra seu assassinato
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.
Para além disso, foi no âmbito do grêmio que estes dois educadores criaram
alguns laços de amizade que seriam fundamentais na constituição e no amparo da
escola. O congraçamento de intelectuais na associação literária, por Edgar Sussekind,
produziria, como veremos a seguir, estudos importantes sobre a obra de Euclides. Edgar
Roquette Pinto
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de acordo com a análise de Abreu, construiria uma Sala Euclides da
Cunha de Etnografia Sertaneja no Museu Nacional, imbuído das discussões do grêmio.
Não obstante, o empreendimento da Escola Regional de Meriti seria apoiado, mais
tarde, por Edgar Roquette Pinto, Antonio Pacheco Leão e Alberto Rangel, intelectuais
estes que foram atores principais na trajetória da organização
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.
em São Cristóvão. Em 1914, entrou para o curso superior na Escola Nacional de Belas-Artes, contudo
suspenso em virtude de uma rebelião na Escola de Belas-Artes não retornaria. No período de suspensão
iniciou a carreira no magistério atuando como professor particular, substituto na Escola Superior de
Agricultura e Medicina Veterinária e como professor de Desenho na Escola Normal. Na Rádio
Sociedade(1923), empreendimento de Roquette Pinto para a transmissão das comemorações do
Centenário tornou-se o primeiro locutor da rádio. Atuou também nas reformas educacionais da década de
1920 e na criação da Associação Brasileira de Educação. Foi um dos fundadores do Grêmio Literário
Euclides da Cunha e da Escola Regional de Meriti. VIDAL, 2002:285-290. MIGNOT, 2002.
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Edgar Sussekind seria tão influente no Grêmio Literário Euclides da Cunha que, pouco tempo depois
de sua fundação, este passou a ter sede em sua própria casa. Mignot, em sua análise, notou que, para
Edgar, cultuar a memória de Euclides talvez tenha sido uma forma de reverenciar a memória do próprio
pai, Lúcio de Mendonça, que tinha se empenhado para que Os Sertões fosse publicado. MIGNOT,
2002:100-101.
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Edgar Roquette Pinto nasceu em 1884, no Rio de Janeiro e terminou o curso de Humanidades no
Externato Aquino, onde foi professor a partir de 1909, sendo professor de Venâncio Filho. Roquette Pinto
formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1905, no ano seguinte seria nomeado
professor assistente de Antropologia no Museu Nacional. Em 1912, participou da comissão para a
construção das linhas telegráficas dirigida pelo Marechal Cândido Rondon. Durante sua carreira trabalhou
como professor de história natural, fisiologia e biologia no Brasil e no Paraguai, além de representar o
Brasil em diversos congressos internacionais. Teria a trajetória marcada pela vulgarização(divulgação)
científica, fundando a Rádio Sociedade em 1923, entre outras, e incentivando a utilização do cinema
como instrumento educativo. Teve importância relevante na construção da Escola Regional de Meriti.
VÊNANCIO FILHO, 2002e:282-284; MIGNOT, 2002.
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Como veremos na terceira parte, Roquette Pinto e Pacheco Leão contribuíram fundamentalmente na
construção do Museu Regional de Meriti, anexo à Escola. Alberto Rangel, por sua vez, louvaria o
empreendimento como a confirmação de uma possibilidade para o Brasil, mesmo com a indiferença dos
poderes públicos. RANGEL, 1968:129.