119
CURTY, M. G.; CRUZ, A. da C.; MENDES, M. T. Apresentação de trabalhos acadêmicos,
dissertações e teses: (NBR14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002.
D’AMBROSIO, U. Prefácio In: BORBA, M de C; ARAÚJO, J de L. (Orgs). Pesquisa
qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 11-23.
DELLA NINA, C. T. [et. Al.]; Portanova, R. (Org.) Um currículo de matemática em
movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
FREITAS, J. L. M. de; BITTAR, M. Fundamentos e metodologia de matemática para os
ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2004.
GOLBERT, C.S. Novos rumos na aprendizagem da matemática. Porto Alegre: Mediação,
2002
GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In:
TEBEROSKY, A.; TALCHIUSK, L. Além da alfabetização. São Paulo: Ática, 1997.
IMENES, L. M. P. Um estudo sobre o fracasso do ensino e da aprendizagem da
matemática. 1989. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1989.
KAMII, C.; DECLARK, G. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 2.
ed. Campinas, SP: Papirus, 1988.
KAMII, C.; JOSEPH, L. L. Aritmética: Novas Perspectivas [-] implicações da teoria de
Piaget. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995b.
KAMII, C.; LIVINGSTON, S. J. Desvendando a aritmética: implicações da teoria de Piaget.
Campinas, SP: Papirus, 1995a.
KOCH, N. T. O.; SOARES, M. T. C. O professor, seus alunos e a resolução de problemas de
estrutura aditiva. In: MORO, M. L. F., SOARES, M. T. C. (Orgs) Desenhos, palavras e
números: as marcas da matemática na escola. Curitiba: UFTD, 2005.
LEITE, L. B. (Og) Piaget e a escola em genebra. São Paulo: Cortez, 1987.
LERNER, D. de Z. A matemática na escola: aqui e agora; Trad. Juan Acuña Llorens. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D.; SADOVISKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA,
C.; SAIZ, I. (ORG
S
). Didática da Matemática[:] Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
LIMA, R. N, de S.; VILA, M. do C. Contatos Matemáticos do primeiro grau: com Sistema
de Numeração. 2. ed. rev. Cuiabá: UFMT, 2002.
LOPES, S. V. de A. A construção dialética da adição e subtração e a resolução de
problemas aditivos. 2002. 181 f.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de
Campinas. Campinas, SP, 2002.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores associados, 2006a.