CILDO MEIRELES: ESPACIALIDADES DE COMUNICAÇÃO
66
Universitaires de France, 1994.
GULLAR, Ferreira.
Etapas da arte contemporânea
. São Paulo: Nobel, 1985.
HEATNEY, Eleanor.
Pós-Modernismo
. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
HEIDEGGER, Martin.
Ser e tempo
. Petrópolis: Vozes, 2001,vol.1e2.
________________.
Heráclito
. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
________________.
Os conceitos fundamentos da metafísica: mundo, finitude e solidão
. São Paulo:
Forense Universitária, 2003.
HERKENHOFF, Paulo et al.
Cildo Meireles.
São Paulo: Cosac & Naify, 2000.
JAMESON, Frederic
. Espaço e Imagem.
Rio de Janeiro: Editora Universidade do Rio de Janeiro, 1994.
LEMINSKY, Paulo.
Os sentidos da paixão
. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
MERLEAU–PONTY, Maurice.
Fenomenologia da Percepção
. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______________________.
Signos
. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MORIN, Edgar.
Ciência com consciência.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar, LE MOIGNE, Jean-Louis.
A inteligência da complexidade.
São Paulo: Fundação
Peirópolis, 2000.
NOVAES, Adauto et al.
O olhar
. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ORTEGA Y GASSET, José. ‘Goethe desde dentro’. In:
Ortega y Gasset, Obras Completas
. Madri:
Alianza Editorial, 1975, v. 5.
OSTROWER, Fayga.
A sensibilidade do intelecto
. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
_________________.
Acasos e criação artística
. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
_________________.
Universos da Arte
. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
_________________.
Criatividade e processos de criação
. Petrópolis: Vozes, 1978.
PANOFSKI, Erwin.
Significado nas artes visuais
. São Paulo: Perspectiva, 1976.
_________________.
A perspectiva como forma simbólica
. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
PAREYSON, Luigi.
Os problemas da estética
. Rio de Janeiro: Campos, 1990.
PILLAR, Analice et al.
Pesquisa em artes plásticas.
Universidade UFRGS, 1993.
PONTUAL, Roberto.
Dicionário das artes plásticas no Brasil
. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
SALLES, Cecília Almeida.
Uma criação em processo
: Ignácio de Loyola Brandão e o Não Verás País
Nenhum
.
1990.Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) PUC-SP, São Paulo.
_________________.
Gesto inacabado: processos de criação artística.
São Paulo: Annablume, 1998.
_________________.
Crítica Genética: Uma (nova) introdução.
São Paulo: Educ, 2000.
_________________.
Redes
da criação: construção da obra de arte.
Vinhedo: Editora Horizonte (no prelo).
SANT‘ANNA, Affonso Romano de.
Desconstruir Duchamp: arte na hora da revisão
. Rio: Vieira & Lent, 2003
.
MACHADO DA SILVA, Martha Telles.
Cildo Meireles: Uma Poética do Desvio.
2002. Dissertação
(Mestrado em História) PUC-Rio, Rio de Janeiro.
WOOD, Paul.
Arte Conceitual
. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
ZULAR, Robert (org).
Criação em processo - Ensaios de crítica genética
. São Paulo: Iluminuras, 2002.