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em um esforço positivo que tem por meta organizar o ambiente. A limpeza se constitui em
um esforço de reordenar o ambiente conforme uma idéia: “Perseguindo a sujeira, forrando
de papel, decorando, tingindo, não somos governados pela ansiedade de esperar a doença,
mas estamos positivamente reordenando nosso ambiente, fazendo-o conforme a uma
idéia”.(Douglas, 1970, pág13).
A construção da ordem social é, portanto, um esforço de separação, ordenação e
purificação com o propósito de “relacionar forma e função”, fazer da experiência uma
unidade. Aqui é importante destacar que crenças “reforçam pressões sociais”(
Douglas,1970, pág13) e se constituem em formas de controle social (Elias, 2000).
A partir de idéias como puro e impuro, limpeza e sujeira e as crenças-perigo,
estipula-se um padrão de estruturação das relações sociais e “ a ordem ideal da sociedade é
guardada por perigos que ameaçam os transgressores”.(Douglas, 1970, pág 13). As crenças
de poluição estruturam uma dinâmica social de disputa de status, e são carregadas de
conteúdo simbólico, além de serem usadas como analogia para expressar uma visão geral
da ordem social. Segundo a autora, as “crenças em poluição podem ser usadas num diálogo
reivindicatório e contra reivindicatório de status”.(Douglas, 1970, pág 14). Aqui vale
destacar que estas crenças têm como conseqüência outro aspecto importante, a coesão
social:
“ Pois acredito que idéias sobre separar, purificar, demarcar e punir
transgressões, têm como sua principal função impor sistematização numa
experiência inerentemente desordenada. È somente exagerando a diferença
entre o lado de fora, acima e abaixo, fêmea e macho, com e contra , que um
semblante de ordem é criado. Neste sentido não tenho medo da acusação de
ter feito a estrutura social parecer demasiado rígida”. (Douglas, 1970,
pág15)
A Justiça reproduz a ordem social ao re-atualizar as “crenças-perigo” a partir de
atributos de indivíduos que representam grupos sociais percebidos como os elementos de
“poluição” em nossa sociedade.
Mary Douglas chama a atenção para o fato de que a ordem em uma determinada
sociedade se estabelece a partir de “gestos de separação, classificação e limpeza”.(Douglas,
1970, pág, 7). Porém deve-se atentar para o fato de que “Nenhum conjunto particular de
classificação de símbolos pode ser entendido isoladamente, mas pode haver esperança de