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em buscar o sustento da família. Desejo e curiosidade, além da tentação do “lucro
fácil”, levaram-na a deitar-se com o joalheiro pardavasco no Mato Grosso. De volta
a São Paulo, já desfrutando de uma vida tranqüila, tem um encontro furtivo com
um homem desconhecido dentro de uma boate. De cada uma de suas traições
gerou um filho (dois nas minas, um do bandeirante, três em São Paulo) que carrega
nas feições as marcas da mestiçagem.
Estas [as crianças] eram três – Bartolomeu, filho do
pardovasco religioso, de olhos etíopes e pele só um tom mais
clara do que a dela, e três anos depois dois gêmeos, Aluísio e
Afrodísia, não idênticos, mas nascidos do mesmo jato de
esperma, ao fim de uma noite entre rajadas de lambada no
Som de Cristal, num armário de vassouras a caminho do
banheiro das damas, de um homem que ela mal conhecia, um
contato comercial de Tristão na fábrica de tecidos, fornecedor
de fios de poliéster, e bastante moreno, embora racialmente
quase branco, para atraí-la, com seu bronzeado de tênis e suas
brônzeas feições predatórias. Por alguns momentos ela o
julgou um bandeirante, e viu-se de volta ao Mato Grosso.
Depois que essa indiscrição deu uma tão assustadora safra
dupla – nenhum dos gêmeos mostrava o menor sinal da
dignidade natural de Tristão, nem um fio de seus cabelos
louros – ela passou a praticar controle de natalidade, não
dormindo com ninguém mais além do marido. (p. 216-217)
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A capacidade de gerar muitos filhos mestiços é, segundo Freyre,
uma das marcas do sucesso da colonização portuguesa. A preferência sexual por
mulheres de pele negra ou bronzeadas é outro traço do caráter que facilitou a
miscigenação no Brasil. Obviamente essa característica, tal qual apontada por
Freyre, pertencia ao homem português que preferia aplacar seu furor viril com a
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There were three [crianças] - Bartolomeu, the offspring of the religious pardovasco, with
Ethiopian eyes and a skin but one shade lighter than her own, and three years later the twins,
Aluísio e Afrodísia, non-identical, but born of the same gush of sperm late at night, between
bouts of the lambada at the Som de Cristal, in a broom closet on the way to the ladies’ room, out
of a man she hardly knew, a business contact of Tristão at the textile plant, a supplier of polyester
thread, and saturnine enough, though racially mostly white, with his tennis tan and brassy big
predatory features, to appeal to her. For a few minutes she thought he was a bandeirante and she
was back in the Mato Grosso. After this indiscretion reaped its alarming double harvest – neither
non-identical twin showing a glimmer of Tristão’s natural dignity or a wisp of his straight fair hair
– Isabel began to practice birth control, by sleeping with no one but her husband. (p. 264)